A aplicação de música popular portuguesa no ensino do violoncelo: construção de um corpus de obras de cariz didático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Gabriela Dantas de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/18767
Resumo: O Relatório que agora apresento reflete sobre a introdução e aplicação de um novo material didático-pedagógico no ensino do Violoncelo questionando, refletindo e demonstrando, na sua componente prática e de investigação, que a introdução da Música Popular Portuguesa como integrante dos programas do Ensino Básico de instrumento é praticável, motivadora e enriquecedora no processo de ensino e aprendizagem do instrumento. A análise feita ao repertório, a nível técnico e performativo, de um conjunto de peças de Música Popular Portuguesa do “Cancioneiro Popular Português” de Michel Giacometti e Fernando Lopes-Graça permitiu a construção de um corpus de obras de cariz didático e pedagógico para violoncelo. Este corpus de obras, original, serviu de material didático-pedagógico para a aquisição de um conjunto alargado de competências técnico-performativas e expressivas, bem como de elemento desencadeador e motivador da prática instrumental. O material didático-pedagógico resultante é composto por um conjunto de dez peças para dois violoncelos e piano da autoria de Miguel Samarão. Quatro dessas peças foram selecionadas e implementadas ao nível da componente Prática de Ensino. A estrutura deste trabalho desenvolve-se em duas partes: a primeira é dedicada ao projeto de investigação, seu enquadramento, fundamentação teórica, bem como à descrição do processo de criação do material proposto. A segunda parte incorpora a descrição detalhada do projeto ao nível da sua implementação, bem como todo o trabalho desenvolvido na componente Prática de Ensino integrando observações, planificações, relatórios de aulas, atividades realizadas e participadas, e corresponde ao Relatório de Estágio. A análise dos dados obtidos permite afirmar que o conjunto de peças aplicadas solidificou os conhecimentos relativos a questões técnicoperformativas, introduzindo ainda elementos relativos a aspetos musicais que não são comummente utilizados no reportório do ensino básico de instrumento, neste caso o Violoncelo. Cada peça selecionada procurou adaptar-se às necessidades individuais dos alunos auxiliando a preparação do restante reportório estipulado pelo docente da disciplina com base no Programa de Violoncelo da Escola de Artes da Bairrada. Com este estudo questiono, defendo e mostro que a aplicação de peças resultantes da aplicação de Canções Populares Portuguesas no Ensino Básico do violoncelo é benéfica e aconselhada.
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Este corpus de obras, original, serviu de material didático-pedagógico para a aquisição de um conjunto alargado de competências técnico-performativas e expressivas, bem como de elemento desencadeador e motivador da prática instrumental. O material didático-pedagógico resultante é composto por um conjunto de dez peças para dois violoncelos e piano da autoria de Miguel Samarão. Quatro dessas peças foram selecionadas e implementadas ao nível da componente Prática de Ensino. A estrutura deste trabalho desenvolve-se em duas partes: a primeira é dedicada ao projeto de investigação, seu enquadramento, fundamentação teórica, bem como à descrição do processo de criação do material proposto. A segunda parte incorpora a descrição detalhada do projeto ao nível da sua implementação, bem como todo o trabalho desenvolvido na componente Prática de Ensino integrando observações, planificações, relatórios de aulas, atividades realizadas e participadas, e corresponde ao Relatório de Estágio. A análise dos dados obtidos permite afirmar que o conjunto de peças aplicadas solidificou os conhecimentos relativos a questões técnicoperformativas, introduzindo ainda elementos relativos a aspetos musicais que não são comummente utilizados no reportório do ensino básico de instrumento, neste caso o Violoncelo. Cada peça selecionada procurou adaptar-se às necessidades individuais dos alunos auxiliando a preparação do restante reportório estipulado pelo docente da disciplina com base no Programa de Violoncelo da Escola de Artes da Bairrada. Com este estudo questiono, defendo e mostro que a aplicação de peças resultantes da aplicação de Canções Populares Portuguesas no Ensino Básico do violoncelo é benéfica e aconselhada.The present report reflects on the introduction and implementation of a new teaching-learning material in cello teaching in order to question, reflect and demonstrate, in their component of practice and research, that the introduction of Portuguese folk music as part of basic education programs is feasible, motivating and enriching in respect to the learning process of the instrument. The conducted analysis of repertoire, in a technical and performative level, of a group of popular music pieces from the “Cancioneiro Popular Português” by Michel Giacometti and Fernando Lopes-Graça allowed for the elaboration of a corpus of didactic and pedagogical works for violoncello. This corpus of works, original, served as a didacticpedagogic material for the acquisition of a wide range of technical, performative and expressive skills, as well as a trigger and motivator element of the instrumental practice. The resulting didactic-pedagogic material consists in a group of ten pieces for two cellos and piano written by Miguel Samarão. Four of these pieces were selected and implemented at the level of teaching practice component. The structure of this work was developed in two parts: the first part is dedicated to the research project, its framework, theoretical references, and the description of the creation process of the proposed material. The second part includes a detailed description of the project in terms of implementation, as well as all the work developed in the Teaching Practice component integrating observations, lesson plans, school reports, performed and participated activities, and corresponds to the Stage Report. The analysis of data showed that the group of applied pieces increased the knowledge solidification concerning technical-performative questions, and introduced musical related aspects not commonly used in the repertoire of basic teaching instrument, in this case the Cello. Each selected piece was adapted to the individual needs of the students assisting the preparation of the remaining repertoire stipulated by the instrument teacher based on the Cello Program of the Bairrada Arts School. This study aims to question, to argue and to show that the application of Portuguese Folk Songs pieces in the Basic Cello Education is beneficial and recommended.Universidade de Aveiro2017-11-10T10:32:39Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/18767porMagalhães, Gabriela Dantas deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:36:21Zoai:ria.ua.pt:10773/18767Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:53:40.882664Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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