O repertório dos sécs. XX e XXI para o duo viola e violoncelo: um catálogo de obras e a construção da sonoridade do duo na interpretação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Larissa Natalia Ferreira de Mattos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-AHQFNM
Resumo: O duo viola e violoncelo manteve-se desde o século XVII até o século XIX com um número restrito de obras, sendo Obbligato Eyeglasses WOo. 32 (1797) do compositor Ludwig van Beethoven (1770-1827) uma das mais executadas pelos/as intérpretes até a atualidade. Entretanto, a partir do século XX, a valorização tímbrica e as experimentações com diversos instrumentos não usuais fizeram com que o repertório para essa e outras formações menos comuns aumentasse significativamente. Através de pesquisa em diversos acervos e bibliotecas on-line e do contato com compositores/as nacionais e internacionais via e-mail, pôde-se localizar 408 obras de nível intermediário/avançado para o duo viola e violoncelo datadas dos séculos XX e XXI que expandiram e aprimoraram as possibilidades dialógicas e idiomáticas desta formação. Esta pesquisa propõe a elaboração de um catálogo contendo obras de nível intermediário/avançado do repertório nacional e internacional dos séculos XX e XXI para o duo viola e violoncelo, tendo como objetivo principal a difusão desse repertório através da disponibilização do contato do/a compositor/a publicamente disponíveis, e dos endereços webs onde é possível comprar ou baixar a partitura e registros fonográficos. Além disso, para que esta pesquisa não se restrinja somente ao meio acadêmico, esse catálogo poderá ser encontrado em um website em língua inglesa elaborado pela autora deste trabalho, com acesso em www.chordataduo.wix.com/violacello, que dará acessibilidade a esse repertório e divulgará essa formação camerística em maior abrangência. Com referências em Barnes (2005), Blum (1986), Dalton (1988), Faria (2012), Galamian (1985), Pleth (1986), Rebello (2011) e Wilson (2015), esta pesquisa também apresenta aspectos técnico-interpretativos sobre a produção de som nos dois instrumentos individualmente e como a consciência desses aspectos no estudo do/a instrumentista podem influenciar no controle do timbre do som, realçando cores, similaridades e diferenças tanto no repertório do duo, como também em outros grupos de câmara em que esses dois instrumentos estão presentes. Essa discussão e a análise técnica e interpretativa de alguma das obras desse repertório poderão servir de apoio para estudantes e profissionais da música que necessitam se aprofundar em aspectos técnicos na viola e no violoncelo diretamente ligado à emissão sonora.
id UFMG_1ef9e5b9dfb486b89e7172ffc3d9ae22
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-AHQFNM
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Carlos Aleixo dos ReisHugo Vargas PilgerMauricio Freire GarciaLarissa Natalia Ferreira de Mattos2019-08-09T18:52:15Z2019-08-09T18:52:15Z2016-12-13http://hdl.handle.net/1843/AAGS-AHQFNMO duo viola e violoncelo manteve-se desde o século XVII até o século XIX com um número restrito de obras, sendo Obbligato Eyeglasses WOo. 32 (1797) do compositor Ludwig van Beethoven (1770-1827) uma das mais executadas pelos/as intérpretes até a atualidade. Entretanto, a partir do século XX, a valorização tímbrica e as experimentações com diversos instrumentos não usuais fizeram com que o repertório para essa e outras formações menos comuns aumentasse significativamente. Através de pesquisa em diversos acervos e bibliotecas on-line e do contato com compositores/as nacionais e internacionais via e-mail, pôde-se localizar 408 obras de nível intermediário/avançado para o duo viola e violoncelo datadas dos séculos XX e XXI que expandiram e aprimoraram as possibilidades dialógicas e idiomáticas desta formação. Esta pesquisa propõe a elaboração de um catálogo contendo obras de nível intermediário/avançado do repertório nacional e internacional dos séculos XX e XXI para o duo viola e violoncelo, tendo como objetivo principal a difusão desse repertório através da disponibilização do contato do/a compositor/a publicamente disponíveis, e dos endereços webs onde é possível comprar ou baixar a partitura e registros fonográficos. Além disso, para que esta pesquisa não se restrinja somente ao meio acadêmico, esse catálogo poderá ser encontrado em um website em língua inglesa elaborado pela autora deste trabalho, com acesso em www.chordataduo.wix.com/violacello, que dará acessibilidade a esse repertório e divulgará essa formação camerística em maior abrangência. Com referências em Barnes (2005), Blum (1986), Dalton (1988), Faria (2012), Galamian (1985), Pleth (1986), Rebello (2011) e Wilson (2015), esta pesquisa também apresenta aspectos técnico-interpretativos sobre a produção de som nos dois instrumentos individualmente e como a consciência desses aspectos no estudo do/a instrumentista podem influenciar no controle do timbre do som, realçando cores, similaridades e diferenças tanto no repertório do duo, como também em outros grupos de câmara em que esses dois instrumentos estão presentes. Essa discussão e a análise técnica e interpretativa de alguma das obras desse repertório poderão servir de apoio para estudantes e profissionais da música que necessitam se aprofundar em aspectos técnicos na viola e no violoncelo diretamente ligado à emissão sonora.The duo viola and cello remained since the seventeenth century to the nineteenth century with a limited number of works being Obbligato Eyeglasses WoO. 32 (1797) of the composer Ludwig van Beethoven (1770-1827) one of the most performed by interpreters to the present. However, from the twentieth century, the tonal value and trials with several unusual instruments made the repertoire for this and other less common formations increased significantly. However, through research in various online archives and libraries and contact with national and international composers via e-mail, could be located 408 works of intermediate/ advanced level for the duo viola and cello dating from the XX and XXI centuries that expanded and improved the dialogic and idiomatic possibilities of this duo. Therefore, this research proposes the development of a catalogue containing intermediate/advanced level pieces of the twentieth and twenty-first centuries for the duo viola and cello, with the main focus on the dissemination of this repertoire by providing contact the composer - publicly available, and websites addresses where you can buy or download the sheet music and recordings. In addition to that this research is not restricted only to the academic environment, this catalog can be found on a website in English, prepared by the author of this research with access on www.chordataduo.wix.com/violacello, which will give accessibility to this repertoire and disseminate this chamber music formation in larger scope. With references in Barnes (2005), Blum (1986), Dalton (1988), Faria (2012), Galamian (1985), Pleth (1986) and Wilson (2015), this research also presents technical and interpretative aspects of sound production on both instruments individually and as awareness of these aspects in the study of the performer may influence the control of the timbre of the sound, enhancing colors, similarities and differences in the duo's repertoire, as well as other chamber groups where these two instruments are present. This discussion and the technical and interpretative analysis of some of the works of this repertoire may be in support for students and music professionals who need to develop into the technical aspects on the viola and cello.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGDuetos (viola e violoncelo)MusicaCatálogos Músicacontrole do timbreduo viola e violoncelosonoridade do duo viola e violoncelocatálogo de obras para viola e violonceloobras viola e violonceloO repertório dos sécs. XX e XXI para o duo viola e violoncelo: um catálogo de obras e a construção da sonoridade do duo na interpretaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_completa___ficha_e_aprova__o.pdfapplication/pdf19999540https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-AHQFNM/1/disserta__o_completa___ficha_e_aprova__o.pdf29502eeb7ca80d792651349cb8215fb8MD51TEXTdisserta__o_completa___ficha_e_aprova__o.pdf.txtdisserta__o_completa___ficha_e_aprova__o.pdf.txtExtracted texttext/plain371826https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-AHQFNM/2/disserta__o_completa___ficha_e_aprova__o.pdf.txtbf77ba5a9db28cb21bd6fefec70eb44dMD521843/AAGS-AHQFNM2019-11-14 10:21:02.049oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-AHQFNMRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:21:02Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O repertório dos sécs. XX e XXI para o duo viola e violoncelo: um catálogo de obras e a construção da sonoridade do duo na interpretação
title O repertório dos sécs. XX e XXI para o duo viola e violoncelo: um catálogo de obras e a construção da sonoridade do duo na interpretação
spellingShingle O repertório dos sécs. XX e XXI para o duo viola e violoncelo: um catálogo de obras e a construção da sonoridade do duo na interpretação
Larissa Natalia Ferreira de Mattos
controle do timbre
duo viola e violoncelo
sonoridade do duo viola e violoncelo
catálogo de obras para viola e violoncelo
obras viola e violoncelo
Duetos (viola e violoncelo)
Musica
Catálogos Música
title_short O repertório dos sécs. XX e XXI para o duo viola e violoncelo: um catálogo de obras e a construção da sonoridade do duo na interpretação
title_full O repertório dos sécs. XX e XXI para o duo viola e violoncelo: um catálogo de obras e a construção da sonoridade do duo na interpretação
title_fullStr O repertório dos sécs. XX e XXI para o duo viola e violoncelo: um catálogo de obras e a construção da sonoridade do duo na interpretação
title_full_unstemmed O repertório dos sécs. XX e XXI para o duo viola e violoncelo: um catálogo de obras e a construção da sonoridade do duo na interpretação
title_sort O repertório dos sécs. XX e XXI para o duo viola e violoncelo: um catálogo de obras e a construção da sonoridade do duo na interpretação
author Larissa Natalia Ferreira de Mattos
author_facet Larissa Natalia Ferreira de Mattos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carlos Aleixo dos Reis
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Hugo Vargas Pilger
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Mauricio Freire Garcia
dc.contributor.author.fl_str_mv Larissa Natalia Ferreira de Mattos
contributor_str_mv Carlos Aleixo dos Reis
Hugo Vargas Pilger
Mauricio Freire Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv controle do timbre
duo viola e violoncelo
sonoridade do duo viola e violoncelo
catálogo de obras para viola e violoncelo
obras viola e violoncelo
topic controle do timbre
duo viola e violoncelo
sonoridade do duo viola e violoncelo
catálogo de obras para viola e violoncelo
obras viola e violoncelo
Duetos (viola e violoncelo)
Musica
Catálogos Música
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Duetos (viola e violoncelo)
Musica
Catálogos Música
description O duo viola e violoncelo manteve-se desde o século XVII até o século XIX com um número restrito de obras, sendo Obbligato Eyeglasses WOo. 32 (1797) do compositor Ludwig van Beethoven (1770-1827) uma das mais executadas pelos/as intérpretes até a atualidade. Entretanto, a partir do século XX, a valorização tímbrica e as experimentações com diversos instrumentos não usuais fizeram com que o repertório para essa e outras formações menos comuns aumentasse significativamente. Através de pesquisa em diversos acervos e bibliotecas on-line e do contato com compositores/as nacionais e internacionais via e-mail, pôde-se localizar 408 obras de nível intermediário/avançado para o duo viola e violoncelo datadas dos séculos XX e XXI que expandiram e aprimoraram as possibilidades dialógicas e idiomáticas desta formação. Esta pesquisa propõe a elaboração de um catálogo contendo obras de nível intermediário/avançado do repertório nacional e internacional dos séculos XX e XXI para o duo viola e violoncelo, tendo como objetivo principal a difusão desse repertório através da disponibilização do contato do/a compositor/a publicamente disponíveis, e dos endereços webs onde é possível comprar ou baixar a partitura e registros fonográficos. Além disso, para que esta pesquisa não se restrinja somente ao meio acadêmico, esse catálogo poderá ser encontrado em um website em língua inglesa elaborado pela autora deste trabalho, com acesso em www.chordataduo.wix.com/violacello, que dará acessibilidade a esse repertório e divulgará essa formação camerística em maior abrangência. Com referências em Barnes (2005), Blum (1986), Dalton (1988), Faria (2012), Galamian (1985), Pleth (1986), Rebello (2011) e Wilson (2015), esta pesquisa também apresenta aspectos técnico-interpretativos sobre a produção de som nos dois instrumentos individualmente e como a consciência desses aspectos no estudo do/a instrumentista podem influenciar no controle do timbre do som, realçando cores, similaridades e diferenças tanto no repertório do duo, como também em outros grupos de câmara em que esses dois instrumentos estão presentes. Essa discussão e a análise técnica e interpretativa de alguma das obras desse repertório poderão servir de apoio para estudantes e profissionais da música que necessitam se aprofundar em aspectos técnicos na viola e no violoncelo diretamente ligado à emissão sonora.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-12-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T18:52:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T18:52:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/AAGS-AHQFNM
url http://hdl.handle.net/1843/AAGS-AHQFNM
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-AHQFNM/1/disserta__o_completa___ficha_e_aprova__o.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-AHQFNM/2/disserta__o_completa___ficha_e_aprova__o.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 29502eeb7ca80d792651349cb8215fb8
bf77ba5a9db28cb21bd6fefec70eb44d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589536087801856