Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/11356 |
Resumo: | O presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada na estrutura curricular do Mestrado em Ensino do Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade de Évora, realizada na Escola Secundária André de Gouveia (ESAG), no ano letivo de 2012/2013. O trabalho agora apresentado compreende a descrição da minha experiência de prática de ensino supervisionada, acompanhada da reflexão crítica sobre a documentação que enquadra e regula a prática docente, os objetivos, metodologias, recursos e estratégias que balizaram a sua concretização e os resultados obtidos. Em termos estruturais, o documento divide-se em sete partes. A primeira centra-se numa abordagem preliminar sobre a dimensão social da educação; a segunda incide sobre o enquadramento legal da PES; a terceira engloba a caracterização das turmas e a exposição crítica das atividades com elas realizadas; a quarta evidencia o balanço de todo o processo de ensino-aprendizagem desenvolvido durante a PES, a reflexão sobre a experiência da PES e as vantagens do processo de supervisão; a quinta aborda o envolvimento na comunidade escolar; a sexta versa sobre a prática docente e o desenvolvimento profissional; e a sétima, e última parte, expressa as considerações finais; Report of Supervised Teaching Practice ### Abstract: The present report was elaborated under the curricular unit of Supervised Teaching Practice, integrated in the curricular structure of the Master’s Degree in Teaching Portuguese in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education and Spanish in Basic and Secondary Education, at the University of Évora, developed in the Secondary School André de Gouveia (ESAG), during the school year of 2012/2013. The work now presented consists in the description of my experience of supervised teaching practice, followed by the critical reflection about the documentation that fits and regulates teaching practice, objectives, methodologies, means and strategies that have cemented their concretization and the obtained results. In structural terms, this document is divided in seven parts. The first focuses in the preliminary approach on the social dimension of education; the second part encompasses the legal framework of the Practice of Supervised Teaching; the third includes the characterization of classes and the critical exposition of the work accomplished with them; the fourth shows the balance sheet of the whole process of teaching-learning developed during the Practice of Supervised Teaching, a reflection about the experience of the Practice of Supervised Teaching and the advantages of the supervision process; the fifth part evidences the involvement in the school community; the sixth part concerns the teaching practice and the professional development; and the seventh, and last part, expresses the final considerations. |
id |
RCAP_50f82449bc3b4d97c05049482a11597a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/11356 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionadaAlunoProfessorProcesso de ensino-aprendizagemPrática de ensinoDesenvolvimento profissionalStudentTeacherTeaching-learning processPractice of teachingProfessional developmentO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada na estrutura curricular do Mestrado em Ensino do Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade de Évora, realizada na Escola Secundária André de Gouveia (ESAG), no ano letivo de 2012/2013. O trabalho agora apresentado compreende a descrição da minha experiência de prática de ensino supervisionada, acompanhada da reflexão crítica sobre a documentação que enquadra e regula a prática docente, os objetivos, metodologias, recursos e estratégias que balizaram a sua concretização e os resultados obtidos. Em termos estruturais, o documento divide-se em sete partes. A primeira centra-se numa abordagem preliminar sobre a dimensão social da educação; a segunda incide sobre o enquadramento legal da PES; a terceira engloba a caracterização das turmas e a exposição crítica das atividades com elas realizadas; a quarta evidencia o balanço de todo o processo de ensino-aprendizagem desenvolvido durante a PES, a reflexão sobre a experiência da PES e as vantagens do processo de supervisão; a quinta aborda o envolvimento na comunidade escolar; a sexta versa sobre a prática docente e o desenvolvimento profissional; e a sétima, e última parte, expressa as considerações finais; Report of Supervised Teaching Practice ### Abstract: The present report was elaborated under the curricular unit of Supervised Teaching Practice, integrated in the curricular structure of the Master’s Degree in Teaching Portuguese in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education and Spanish in Basic and Secondary Education, at the University of Évora, developed in the Secondary School André de Gouveia (ESAG), during the school year of 2012/2013. The work now presented consists in the description of my experience of supervised teaching practice, followed by the critical reflection about the documentation that fits and regulates teaching practice, objectives, methodologies, means and strategies that have cemented their concretization and the obtained results. In structural terms, this document is divided in seven parts. The first focuses in the preliminary approach on the social dimension of education; the second part encompasses the legal framework of the Practice of Supervised Teaching; the third includes the characterization of classes and the critical exposition of the work accomplished with them; the fourth shows the balance sheet of the whole process of teaching-learning developed during the Practice of Supervised Teaching, a reflection about the experience of the Practice of Supervised Teaching and the advantages of the supervision process; the fifth part evidences the involvement in the school community; the sixth part concerns the teaching practice and the professional development; and the seventh, and last part, expresses the final considerations.Universidade de Évora2014-07-25T09:20:13Z2014-07-252013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/11356http://hdl.handle.net/10174/11356TID:201232111porDepartamento de Pedagogia e Educaçãocarlaepica@gmail.com676Pica, Carla Elisa Bergano Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:54:46Zoai:dspace.uevora.pt:10174/11356Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:00.476327Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada |
title |
Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada |
spellingShingle |
Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada Pica, Carla Elisa Bergano Gomes Aluno Professor Processo de ensino-aprendizagem Prática de ensino Desenvolvimento profissional Student Teacher Teaching-learning process Practice of teaching Professional development |
title_short |
Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada |
title_full |
Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada |
title_fullStr |
Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada |
title_full_unstemmed |
Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada |
title_sort |
Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada |
author |
Pica, Carla Elisa Bergano Gomes |
author_facet |
Pica, Carla Elisa Bergano Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pica, Carla Elisa Bergano Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aluno Professor Processo de ensino-aprendizagem Prática de ensino Desenvolvimento profissional Student Teacher Teaching-learning process Practice of teaching Professional development |
topic |
Aluno Professor Processo de ensino-aprendizagem Prática de ensino Desenvolvimento profissional Student Teacher Teaching-learning process Practice of teaching Professional development |
description |
O presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada na estrutura curricular do Mestrado em Ensino do Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade de Évora, realizada na Escola Secundária André de Gouveia (ESAG), no ano letivo de 2012/2013. O trabalho agora apresentado compreende a descrição da minha experiência de prática de ensino supervisionada, acompanhada da reflexão crítica sobre a documentação que enquadra e regula a prática docente, os objetivos, metodologias, recursos e estratégias que balizaram a sua concretização e os resultados obtidos. Em termos estruturais, o documento divide-se em sete partes. A primeira centra-se numa abordagem preliminar sobre a dimensão social da educação; a segunda incide sobre o enquadramento legal da PES; a terceira engloba a caracterização das turmas e a exposição crítica das atividades com elas realizadas; a quarta evidencia o balanço de todo o processo de ensino-aprendizagem desenvolvido durante a PES, a reflexão sobre a experiência da PES e as vantagens do processo de supervisão; a quinta aborda o envolvimento na comunidade escolar; a sexta versa sobre a prática docente e o desenvolvimento profissional; e a sétima, e última parte, expressa as considerações finais; Report of Supervised Teaching Practice ### Abstract: The present report was elaborated under the curricular unit of Supervised Teaching Practice, integrated in the curricular structure of the Master’s Degree in Teaching Portuguese in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education and Spanish in Basic and Secondary Education, at the University of Évora, developed in the Secondary School André de Gouveia (ESAG), during the school year of 2012/2013. The work now presented consists in the description of my experience of supervised teaching practice, followed by the critical reflection about the documentation that fits and regulates teaching practice, objectives, methodologies, means and strategies that have cemented their concretization and the obtained results. In structural terms, this document is divided in seven parts. The first focuses in the preliminary approach on the social dimension of education; the second part encompasses the legal framework of the Practice of Supervised Teaching; the third includes the characterization of classes and the critical exposition of the work accomplished with them; the fourth shows the balance sheet of the whole process of teaching-learning developed during the Practice of Supervised Teaching, a reflection about the experience of the Practice of Supervised Teaching and the advantages of the supervision process; the fifth part evidences the involvement in the school community; the sixth part concerns the teaching practice and the professional development; and the seventh, and last part, expresses the final considerations. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2014-07-25T09:20:13Z 2014-07-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/11356 http://hdl.handle.net/10174/11356 TID:201232111 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/11356 |
identifier_str_mv |
TID:201232111 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação carlaepica@gmail.com 676 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136535518380032 |