Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pica, Carla Elisa Bergano Gomes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/11356
Resumo: O presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada na estrutura curricular do Mestrado em Ensino do Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade de Évora, realizada na Escola Secundária André de Gouveia (ESAG), no ano letivo de 2012/2013. O trabalho agora apresentado compreende a descrição da minha experiência de prática de ensino supervisionada, acompanhada da reflexão crítica sobre a documentação que enquadra e regula a prática docente, os objetivos, metodologias, recursos e estratégias que balizaram a sua concretização e os resultados obtidos. Em termos estruturais, o documento divide-se em sete partes. A primeira centra-se numa abordagem preliminar sobre a dimensão social da educação; a segunda incide sobre o enquadramento legal da PES; a terceira engloba a caracterização das turmas e a exposição crítica das atividades com elas realizadas; a quarta evidencia o balanço de todo o processo de ensino-aprendizagem desenvolvido durante a PES, a reflexão sobre a experiência da PES e as vantagens do processo de supervisão; a quinta aborda o envolvimento na comunidade escolar; a sexta versa sobre a prática docente e o desenvolvimento profissional; e a sétima, e última parte, expressa as considerações finais; Report of Supervised Teaching Practice ### Abstract: The present report was elaborated under the curricular unit of Supervised Teaching Practice, integrated in the curricular structure of the Master’s Degree in Teaching Portuguese in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education and Spanish in Basic and Secondary Education, at the University of Évora, developed in the Secondary School André de Gouveia (ESAG), during the school year of 2012/2013. The work now presented consists in the description of my experience of supervised teaching practice, followed by the critical reflection about the documentation that fits and regulates teaching practice, objectives, methodologies, means and strategies that have cemented their concretization and the obtained results. In structural terms, this document is divided in seven parts. The first focuses in the preliminary approach on the social dimension of education; the second part encompasses the legal framework of the Practice of Supervised Teaching; the third includes the characterization of classes and the critical exposition of the work accomplished with them; the fourth shows the balance sheet of the whole process of teaching-learning developed during the Practice of Supervised Teaching, a reflection about the experience of the Practice of Supervised Teaching and the advantages of the supervision process; the fifth part evidences the involvement in the school community; the sixth part concerns the teaching practice and the professional development; and the seventh, and last part, expresses the final considerations.
id RCAP_50f82449bc3b4d97c05049482a11597a
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/11356
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionadaAlunoProfessorProcesso de ensino-aprendizagemPrática de ensinoDesenvolvimento profissionalStudentTeacherTeaching-learning processPractice of teachingProfessional developmentO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada na estrutura curricular do Mestrado em Ensino do Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade de Évora, realizada na Escola Secundária André de Gouveia (ESAG), no ano letivo de 2012/2013. O trabalho agora apresentado compreende a descrição da minha experiência de prática de ensino supervisionada, acompanhada da reflexão crítica sobre a documentação que enquadra e regula a prática docente, os objetivos, metodologias, recursos e estratégias que balizaram a sua concretização e os resultados obtidos. Em termos estruturais, o documento divide-se em sete partes. A primeira centra-se numa abordagem preliminar sobre a dimensão social da educação; a segunda incide sobre o enquadramento legal da PES; a terceira engloba a caracterização das turmas e a exposição crítica das atividades com elas realizadas; a quarta evidencia o balanço de todo o processo de ensino-aprendizagem desenvolvido durante a PES, a reflexão sobre a experiência da PES e as vantagens do processo de supervisão; a quinta aborda o envolvimento na comunidade escolar; a sexta versa sobre a prática docente e o desenvolvimento profissional; e a sétima, e última parte, expressa as considerações finais; Report of Supervised Teaching Practice ### Abstract: The present report was elaborated under the curricular unit of Supervised Teaching Practice, integrated in the curricular structure of the Master’s Degree in Teaching Portuguese in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education and Spanish in Basic and Secondary Education, at the University of Évora, developed in the Secondary School André de Gouveia (ESAG), during the school year of 2012/2013. The work now presented consists in the description of my experience of supervised teaching practice, followed by the critical reflection about the documentation that fits and regulates teaching practice, objectives, methodologies, means and strategies that have cemented their concretization and the obtained results. In structural terms, this document is divided in seven parts. The first focuses in the preliminary approach on the social dimension of education; the second part encompasses the legal framework of the Practice of Supervised Teaching; the third includes the characterization of classes and the critical exposition of the work accomplished with them; the fourth shows the balance sheet of the whole process of teaching-learning developed during the Practice of Supervised Teaching, a reflection about the experience of the Practice of Supervised Teaching and the advantages of the supervision process; the fifth part evidences the involvement in the school community; the sixth part concerns the teaching practice and the professional development; and the seventh, and last part, expresses the final considerations.Universidade de Évora2014-07-25T09:20:13Z2014-07-252013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/11356http://hdl.handle.net/10174/11356TID:201232111porDepartamento de Pedagogia e Educaçãocarlaepica@gmail.com676Pica, Carla Elisa Bergano Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:54:46Zoai:dspace.uevora.pt:10174/11356Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:00.476327Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada
title Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada
spellingShingle Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada
Pica, Carla Elisa Bergano Gomes
Aluno
Professor
Processo de ensino-aprendizagem
Prática de ensino
Desenvolvimento profissional
Student
Teacher
Teaching-learning process
Practice of teaching
Professional development
title_short Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada
title_full Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada
title_fullStr Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada
title_full_unstemmed Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada
title_sort Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada
author Pica, Carla Elisa Bergano Gomes
author_facet Pica, Carla Elisa Bergano Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pica, Carla Elisa Bergano Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Aluno
Professor
Processo de ensino-aprendizagem
Prática de ensino
Desenvolvimento profissional
Student
Teacher
Teaching-learning process
Practice of teaching
Professional development
topic Aluno
Professor
Processo de ensino-aprendizagem
Prática de ensino
Desenvolvimento profissional
Student
Teacher
Teaching-learning process
Practice of teaching
Professional development
description O presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada na estrutura curricular do Mestrado em Ensino do Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade de Évora, realizada na Escola Secundária André de Gouveia (ESAG), no ano letivo de 2012/2013. O trabalho agora apresentado compreende a descrição da minha experiência de prática de ensino supervisionada, acompanhada da reflexão crítica sobre a documentação que enquadra e regula a prática docente, os objetivos, metodologias, recursos e estratégias que balizaram a sua concretização e os resultados obtidos. Em termos estruturais, o documento divide-se em sete partes. A primeira centra-se numa abordagem preliminar sobre a dimensão social da educação; a segunda incide sobre o enquadramento legal da PES; a terceira engloba a caracterização das turmas e a exposição crítica das atividades com elas realizadas; a quarta evidencia o balanço de todo o processo de ensino-aprendizagem desenvolvido durante a PES, a reflexão sobre a experiência da PES e as vantagens do processo de supervisão; a quinta aborda o envolvimento na comunidade escolar; a sexta versa sobre a prática docente e o desenvolvimento profissional; e a sétima, e última parte, expressa as considerações finais; Report of Supervised Teaching Practice ### Abstract: The present report was elaborated under the curricular unit of Supervised Teaching Practice, integrated in the curricular structure of the Master’s Degree in Teaching Portuguese in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education and Spanish in Basic and Secondary Education, at the University of Évora, developed in the Secondary School André de Gouveia (ESAG), during the school year of 2012/2013. The work now presented consists in the description of my experience of supervised teaching practice, followed by the critical reflection about the documentation that fits and regulates teaching practice, objectives, methodologies, means and strategies that have cemented their concretization and the obtained results. In structural terms, this document is divided in seven parts. The first focuses in the preliminary approach on the social dimension of education; the second part encompasses the legal framework of the Practice of Supervised Teaching; the third includes the characterization of classes and the critical exposition of the work accomplished with them; the fourth shows the balance sheet of the whole process of teaching-learning developed during the Practice of Supervised Teaching, a reflection about the experience of the Practice of Supervised Teaching and the advantages of the supervision process; the fifth part evidences the involvement in the school community; the sixth part concerns the teaching practice and the professional development; and the seventh, and last part, expresses the final considerations.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2014-07-25T09:20:13Z
2014-07-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/11356
http://hdl.handle.net/10174/11356
TID:201232111
url http://hdl.handle.net/10174/11356
identifier_str_mv TID:201232111
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
carlaepica@gmail.com
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136535518380032