Relatório de prática de ensino supervisionada relativo ao ano de 2010/2011 na Escola Secundária/3 da Rainha Santa Isabel, em Estremoz: ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Maria Cristina Pereira Tibério Caramelo Abrantes de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/11516
Resumo: Este relatório refere-se à unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, desenvolvida na Escola Secundária/3 da Rainha Santa Isabel, em Estremoz, durante o ano lectivo de 2010/2011, sob a orientação da Professora Doutora Ângela Balça. Este ano correspondeu a um momento importante, uma vez que permitiu o desenvolvimento de práticas lectivas em situação real de ensino-aprendizagem, sob orientação de professores mais experientes. O trabalho desenvolvido e a reflexão sobre o mesmo constituíram um marco no nosso desenvolvimento profissional. Conscientes de que o processo de ensino-aprendizagem é complexo e que o aluno é o centro desse processo, no presente relatório são abordados os cinco aspectos estruturantes: preparação científica, pedagógica e didáctica; planificação e condução de aulas e avaliação das aprendizagens; análise da prática de ensino; participação na escola e desenvolvimento profissional; ### ABSTRACT: This written paper corresponds to the curricular unit Practice of Supervised Teaching, in the Course of Master Studies in the Teaching of Portuguese and Spanish, developed in the Secondary/3 School of Rainha Santa Isabel, in Estremoz, during the school year of 2010/2011, under the supervision of Professora Doutora Ângela Balça. This year was a very important moment, since it allowed us the development of the teaching practice in real teaching-learning situations, under the guidance of more qualified teachers. The practice and the reflexion about it were a turning point in our professional development. We are aware that the teaching-learning process is complex and that the student is the heart of this process and, having this in mind, this written paper refers to five main areas: scientific, pedagogical and teaching preparation; planning and conducting the lessons and evaluating the learning; participation in the school and professional development.
id RCAP_ae094aa6b2cbebb654e561be7f38af33
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/11516
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de prática de ensino supervisionada relativo ao ano de 2010/2011 na Escola Secundária/3 da Rainha Santa Isabel, em Estremoz: ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundárioEnsino-aprendizagemProfessorAlunoPrática de ensinoDesenvolvimento profissionalTeaching-learningTeacherStudentTeaching practiceProfessional developmentEste relatório refere-se à unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, desenvolvida na Escola Secundária/3 da Rainha Santa Isabel, em Estremoz, durante o ano lectivo de 2010/2011, sob a orientação da Professora Doutora Ângela Balça. Este ano correspondeu a um momento importante, uma vez que permitiu o desenvolvimento de práticas lectivas em situação real de ensino-aprendizagem, sob orientação de professores mais experientes. O trabalho desenvolvido e a reflexão sobre o mesmo constituíram um marco no nosso desenvolvimento profissional. Conscientes de que o processo de ensino-aprendizagem é complexo e que o aluno é o centro desse processo, no presente relatório são abordados os cinco aspectos estruturantes: preparação científica, pedagógica e didáctica; planificação e condução de aulas e avaliação das aprendizagens; análise da prática de ensino; participação na escola e desenvolvimento profissional; ### ABSTRACT: This written paper corresponds to the curricular unit Practice of Supervised Teaching, in the Course of Master Studies in the Teaching of Portuguese and Spanish, developed in the Secondary/3 School of Rainha Santa Isabel, in Estremoz, during the school year of 2010/2011, under the supervision of Professora Doutora Ângela Balça. This year was a very important moment, since it allowed us the development of the teaching practice in real teaching-learning situations, under the guidance of more qualified teachers. The practice and the reflexion about it were a turning point in our professional development. We are aware that the teaching-learning process is complex and that the student is the heart of this process and, having this in mind, this written paper refers to five main areas: scientific, pedagogical and teaching preparation; planning and conducting the lessons and evaluating the learning; participation in the school and professional development.Universidade de Évora2014-10-01T15:30:37Z2014-10-012011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/11516http://hdl.handle.net/10174/11516porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Figueiredo, Maria Cristina Pereira Tibério Caramelo Abrantes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:55:01Zoai:dspace.uevora.pt:10174/11516Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:06.439491Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de prática de ensino supervisionada relativo ao ano de 2010/2011 na Escola Secundária/3 da Rainha Santa Isabel, em Estremoz: ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário
title Relatório de prática de ensino supervisionada relativo ao ano de 2010/2011 na Escola Secundária/3 da Rainha Santa Isabel, em Estremoz: ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário
spellingShingle Relatório de prática de ensino supervisionada relativo ao ano de 2010/2011 na Escola Secundária/3 da Rainha Santa Isabel, em Estremoz: ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário
Figueiredo, Maria Cristina Pereira Tibério Caramelo Abrantes de
Ensino-aprendizagem
Professor
Aluno
Prática de ensino
Desenvolvimento profissional
Teaching-learning
Teacher
Student
Teaching practice
Professional development
title_short Relatório de prática de ensino supervisionada relativo ao ano de 2010/2011 na Escola Secundária/3 da Rainha Santa Isabel, em Estremoz: ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário
title_full Relatório de prática de ensino supervisionada relativo ao ano de 2010/2011 na Escola Secundária/3 da Rainha Santa Isabel, em Estremoz: ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário
title_fullStr Relatório de prática de ensino supervisionada relativo ao ano de 2010/2011 na Escola Secundária/3 da Rainha Santa Isabel, em Estremoz: ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário
title_full_unstemmed Relatório de prática de ensino supervisionada relativo ao ano de 2010/2011 na Escola Secundária/3 da Rainha Santa Isabel, em Estremoz: ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário
title_sort Relatório de prática de ensino supervisionada relativo ao ano de 2010/2011 na Escola Secundária/3 da Rainha Santa Isabel, em Estremoz: ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário
author Figueiredo, Maria Cristina Pereira Tibério Caramelo Abrantes de
author_facet Figueiredo, Maria Cristina Pereira Tibério Caramelo Abrantes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Maria Cristina Pereira Tibério Caramelo Abrantes de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem
Professor
Aluno
Prática de ensino
Desenvolvimento profissional
Teaching-learning
Teacher
Student
Teaching practice
Professional development
topic Ensino-aprendizagem
Professor
Aluno
Prática de ensino
Desenvolvimento profissional
Teaching-learning
Teacher
Student
Teaching practice
Professional development
description Este relatório refere-se à unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, desenvolvida na Escola Secundária/3 da Rainha Santa Isabel, em Estremoz, durante o ano lectivo de 2010/2011, sob a orientação da Professora Doutora Ângela Balça. Este ano correspondeu a um momento importante, uma vez que permitiu o desenvolvimento de práticas lectivas em situação real de ensino-aprendizagem, sob orientação de professores mais experientes. O trabalho desenvolvido e a reflexão sobre o mesmo constituíram um marco no nosso desenvolvimento profissional. Conscientes de que o processo de ensino-aprendizagem é complexo e que o aluno é o centro desse processo, no presente relatório são abordados os cinco aspectos estruturantes: preparação científica, pedagógica e didáctica; planificação e condução de aulas e avaliação das aprendizagens; análise da prática de ensino; participação na escola e desenvolvimento profissional; ### ABSTRACT: This written paper corresponds to the curricular unit Practice of Supervised Teaching, in the Course of Master Studies in the Teaching of Portuguese and Spanish, developed in the Secondary/3 School of Rainha Santa Isabel, in Estremoz, during the school year of 2010/2011, under the supervision of Professora Doutora Ângela Balça. This year was a very important moment, since it allowed us the development of the teaching practice in real teaching-learning situations, under the guidance of more qualified teachers. The practice and the reflexion about it were a turning point in our professional development. We are aware that the teaching-learning process is complex and that the student is the heart of this process and, having this in mind, this written paper refers to five main areas: scientific, pedagogical and teaching preparation; planning and conducting the lessons and evaluating the learning; participation in the school and professional development.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2014-10-01T15:30:37Z
2014-10-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/11516
http://hdl.handle.net/10174/11516
url http://hdl.handle.net/10174/11516
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136536333123584