O projecto educativo de escola como potencial instrumento de inovação social: estudos de caso de três escolas do concelho de Seia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Paulo Jorge da Fonseca
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2424
Resumo: Nos tempos em que vivemos, marcados pela expressão “crise” aos mais variados níveis (financeiro, económico, político, social, ético, entre outros), “empreendedorismo” e “inovação” parecem ser palavras de ordem na procura de soluções. E se estes conceitos estão, tradicionalmente, ligados ao sector lucrativo no sentido de iniciativa empresarial e uma constante adaptabilidade de produtos às exigências do mercado, actualmente, eles são também reclamados pelo campo social, transformando e alargando os conceitos com a adjectivação “Social”. O “Empreendedorismo Social”, particularmente na abordagem que enfatiza a “inovação social”, inclui um conjunto de práticas que se podem encontrar em vários contextos (empresarial, organismos públicos, organizações da sociedade civil), mas que têm como denominador comum a criação de valor social e a dimensão de aprendizagem. Tendo em consideração este denominador e num contexto de grandes alterações normativas do Ensino Básico e Secundário em Portugal, afigura-se pertinente a aplicação deste conceitos na análise das suas práticas. Assim, o objectivo deste estudo é investigar práticas de inovação social existentes ou implícitas no contexto escolar, os actores envolvidos (stakeholders) e o seu contributo para o sucesso educativo dos alunos e para o desenvolvimento local. Para tal, numa primeira parte de enquadramento teórico, discutem-se conceitos de Empreendedorimo e Inovação Social em geral para, depois de um enquadramento do sistema escolar pré-universitário em Portugal, discutir a sua aplicação no contexto escolar. Na segunda parte deste trabalho, desenvolve-se um estudo empírico de natureza exploratória e qualitativa a partir de três estudos de caso, assente na administração da técnica de entrevista a alguns agentes educativos das escolas. As escolas escolhidas são três escolas do 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico do Concelho de Seia: uma numa área predominantemente urbana, outra numa área medianamente urbana e uma terceira numa área rural, com modelos de gestão diferentes - duas delas com um modelo de gestão de escola pública e a outra com um modelo de gestão de escola do ensino particular. Os estudos centram-se no “Projecto Educativo” que se encontra em vigor em cada escola enquanto magno instrumento orientador da respectiva acção e nas práticas consideradas mais inovadoras pelos agentes entrevistados. O caminho percorrido leva-nos, pois, à constatação de semelhanças e de algumas diferenças nas escolas em análise, tendo em conta os agentes envolvidos nas respectivas práticas, o contexto geográfico de cada escola e o respectivo modelo de gestão. Assim, os Projectos Educativos das escolas analisadas evidenciam, mais de forma implícita do que explícita, práticas relevantes de Inovação Social, onde se afirmam critérios de Inovação, Empowerment, Adequabilidade e Utilidade e os actores envolvidos (stakeholders), internos e externos, são diversificados, verificando-se, de um modo geral, uma presença mais alargada de stakeholders na fase de implementação, seguida da fase de elaboração e, por último, da fase de avaliação. As práticas em causa, revelam princípios, objectivos e orientações que pretendem alcançar o sucesso escolar, mas a sua tradução prática e efectiva em sucesso escolar refere-se mais a probabilidades do que a certezas absolutas. Por último, as práticas referidas, em virtude do seu carácter de “inovação social”, apontam para alguns indicadores de impactos a nível do desenvolvimento local. De referir ainda que o território de baixa densidade onde se inserem as escolas analisadas, revela algumas especificidades geográficas que se traduzem em algumas especificidades operativas, com uma incidência, nos territórios menos urbanos, na satisfação prioritária de necessidades mais básicas, em detrimento da satisfação de necessidades mais elevadas. Além disso, as escolas analisadas com um modelo de gestão de Escola Pública revelam tendências mais burocráticas e centradas nos processos, enquanto a escola analisada com um modelo de gestão de Escola Particular revela tendências mais ágeis e centradas nos seus fins. Podemos, assim, dizer que as escolas analisadas, enquanto unidades organizacionais do sistema educativo, e tendo em conta o respectivo Projecto Educativo, o revelam como um instrumento com grande potencial de inovação social em que a visibilidade de tal constatação depende em muito dos agentes ou stakeholders envolvidos. Este carácter dependente dos agentes envolvidos, revela-nos um campo de investigação claramente em aberto, de acordo com a análise a empreender em cada tempo e local, com as respectivas especificidades.
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O “Empreendedorismo Social”, particularmente na abordagem que enfatiza a “inovação social”, inclui um conjunto de práticas que se podem encontrar em vários contextos (empresarial, organismos públicos, organizações da sociedade civil), mas que têm como denominador comum a criação de valor social e a dimensão de aprendizagem. Tendo em consideração este denominador e num contexto de grandes alterações normativas do Ensino Básico e Secundário em Portugal, afigura-se pertinente a aplicação deste conceitos na análise das suas práticas. Assim, o objectivo deste estudo é investigar práticas de inovação social existentes ou implícitas no contexto escolar, os actores envolvidos (stakeholders) e o seu contributo para o sucesso educativo dos alunos e para o desenvolvimento local. Para tal, numa primeira parte de enquadramento teórico, discutem-se conceitos de Empreendedorimo e Inovação Social em geral para, depois de um enquadramento do sistema escolar pré-universitário em Portugal, discutir a sua aplicação no contexto escolar. Na segunda parte deste trabalho, desenvolve-se um estudo empírico de natureza exploratória e qualitativa a partir de três estudos de caso, assente na administração da técnica de entrevista a alguns agentes educativos das escolas. As escolas escolhidas são três escolas do 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico do Concelho de Seia: uma numa área predominantemente urbana, outra numa área medianamente urbana e uma terceira numa área rural, com modelos de gestão diferentes - duas delas com um modelo de gestão de escola pública e a outra com um modelo de gestão de escola do ensino particular. Os estudos centram-se no “Projecto Educativo” que se encontra em vigor em cada escola enquanto magno instrumento orientador da respectiva acção e nas práticas consideradas mais inovadoras pelos agentes entrevistados. O caminho percorrido leva-nos, pois, à constatação de semelhanças e de algumas diferenças nas escolas em análise, tendo em conta os agentes envolvidos nas respectivas práticas, o contexto geográfico de cada escola e o respectivo modelo de gestão. Assim, os Projectos Educativos das escolas analisadas evidenciam, mais de forma implícita do que explícita, práticas relevantes de Inovação Social, onde se afirmam critérios de Inovação, Empowerment, Adequabilidade e Utilidade e os actores envolvidos (stakeholders), internos e externos, são diversificados, verificando-se, de um modo geral, uma presença mais alargada de stakeholders na fase de implementação, seguida da fase de elaboração e, por último, da fase de avaliação. As práticas em causa, revelam princípios, objectivos e orientações que pretendem alcançar o sucesso escolar, mas a sua tradução prática e efectiva em sucesso escolar refere-se mais a probabilidades do que a certezas absolutas. Por último, as práticas referidas, em virtude do seu carácter de “inovação social”, apontam para alguns indicadores de impactos a nível do desenvolvimento local. De referir ainda que o território de baixa densidade onde se inserem as escolas analisadas, revela algumas especificidades geográficas que se traduzem em algumas especificidades operativas, com uma incidência, nos territórios menos urbanos, na satisfação prioritária de necessidades mais básicas, em detrimento da satisfação de necessidades mais elevadas. Além disso, as escolas analisadas com um modelo de gestão de Escola Pública revelam tendências mais burocráticas e centradas nos processos, enquanto a escola analisada com um modelo de gestão de Escola Particular revela tendências mais ágeis e centradas nos seus fins. Podemos, assim, dizer que as escolas analisadas, enquanto unidades organizacionais do sistema educativo, e tendo em conta o respectivo Projecto Educativo, o revelam como um instrumento com grande potencial de inovação social em que a visibilidade de tal constatação depende em muito dos agentes ou stakeholders envolvidos. Este carácter dependente dos agentes envolvidos, revela-nos um campo de investigação claramente em aberto, de acordo com a análise a empreender em cada tempo e local, com as respectivas especificidades.In the era we live, characterised by the word “crisis” at different levels (financial, economic, political, social, ethic, among others), “entrepreneurship” and “innovation” seem to be the most useful words in the search for solutions. And if these concepts are, traditionally, related with the lucrative sector in what concerns to private enterprise and a continuous adaptation of the products to the market demanding, at present they also belong to the social field, and enlarge the concepts by using the adjective “Social”. The “Social Entrepreneurship”, particularly in the approach that emphasizes the “social innovation”, includes a set of practices that may be found in several contexts (private enterprises, public and civil organisations), but that have as a common denominator the generation of social value and a learning dimension. Taking into account this denominator and in a context of great normative changes in the basic and secondary instruction in Portugal, the application of these concepts to the analysis of their practices is pertinent. Being so, the aim of this study is to investigate practices of social innovation existing or implicit in the school context, the involved actors (stakeholders) and their contribution to the educative success of the students and to the local development. For that, in the first part, in which a theoretical frame may be found, the general concepts of Entrepreneurship and Social Innovation are discussed, and after the framing of the Portuguese pre-university scholar system, the application of the concepts to the scholar context is discussed. In the second part of this work, an empirical study of three case studies is developed, based on interviews made to some educative agents from the schools. This study has an exploratory and qualitative nature. The schools that have been chosen are three 2nd and 3rd Cycles of the Basic Instruction Schools of the Council of Seia: one is in a mainly urban area; another one is in a medium-urban area; and the third one is in a rural area, with different management patterns – two of them have a public school management pattern and the other one has a private school management pattern. The studies are focused on the “Educative Projects” that are in effect in each school, as the magnificent guiding instruments of the actions and practices considered as the most innovative by the agents that have been interviewed. The way that has been covered brings us to the conclusion of the similarities and differences between the analysed schools, taking into account the agents involved in the respective practices, the geographic context of each school and the respective management pattern. Then, the Educative Projects of the analysed schools prove, in a more explicit than implicit way, the relevant practices of Social Innovation, where the criteria of Innovation, Empowerment, Adequability and Usefulness and the involved actors (stakeholders), internal and external, are diversified, and so, in a general way, there is a more enlarged presence of stakeholders in the implementation phase, followed by the elaboration phase and, at last, the evaluation phase. The practices under analysis reveal principles, objectives and guidelines that intend to achieve the scholar success, but its practical and effective translation into scholar practice is more related with probabilities than absolute certainties. At last, due to their nature of “social innovation”, the practices point to some indicators of impacts at local development level. One must also refer that the low density territory which the analysed schools belong to reveal some geographic specifications that become into some operation specifications, with an incidence, in the rural territories, of the prior satisfaction of the basic necessities, in detriment of the highest necessities. Besides, the analysed schools that have a Public School management pattern reveal more bureaucratic and centralised in the processes, while the analysed school that has a Private School management pattern reveals more agile tendencies and centralised in its aims. Being so, one may say that the analysed schools, as organisation units of the educative system, and taking into account the respective Educative Project, see it as an instrument with great potential to social innovation in which the visibility of such conclusion depends greatly on the agents or stakeholders that are involved. This dependent nature of the involved agents is a completely open investigation field, accordingly to the analysis to be done at a certain time and place, with the respective specifications.Dinis, Anabela do Rosário LeitãouBibliorumNeves, Paulo Jorge da Fonseca2014-10-14T13:53:21Z200920092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2424porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:38:27Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2424Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:06.332298Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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