Percepções dos estudantes de Comunicação sobre fake news: um estudo na Universidade Fernando Pessoa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Travassos, André Luiz de Miranda
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/10321
Resumo: Nos últimos anos, a democratização e a acessibilidade quanto ao uso da internet e dos recursos que esta ferramenta digital oferece, sobretudo as redes sociais, combinada com uma série de resultados políticos, está em ascensão mundialmente. Cada vez mais torna-se comum partidos políticos utilizarem destes ambientes cibernéticos para obter vantagens em uma corrida eleitoral, por exemplo. Sendo assim, dois grandes fenômenos comunicacionais estão presentes e ativos nesta união entre os políticos e as redes sociais. O disparo continuo e massivo das fake news e a pós-verdade (o termo ainda não confirmado, mas com um panorama em considerar a pós-verdade como as crenças pessoais e as emoções são mais decisivos para a formação da opinião pública). Com este cenário, a questão chave desta tese é mensurar, por meio de um inquérito com 14 perguntas do tipo fechada, as percepções dos estudantes de Comunicação sobre fake news da Universidade Fernando Pessoa, visto que, alguns destes alunos serão futuros jornalistas. A investigação iniciou-se a partir de quatro hipóteses: 1) os alunos/inqueridos vão apresentar domínio para detectar as falsas notícias independente do tema que for consumir; 2) as fake news tem uma relação significativa com a falta de legislação (leis), acerca da veracidade dos fatos, nas redes sociais. E, sendo assim, os inqueridos por serem estudantes de Comunicação não buscarão informações nestes espaços cibernéticos; 3) do ponto de vista dos estudantes, as fontes de notícias tradicionais continuam a ser um ambiente fidedigno para consultar; 4) de acordo com os estudantes um produtor de falsas informações só age a partir do momento que alguém ou uma entidade paga para tal (des) serviço. A tese a seguir está estruturada em três capítulos, sendo os dois primeiros com uma revisão de literatura que buscou o estado da arte do termo das fake news, assim como a pós-verdade. O terceiro capítulo está reservado para a metodologia aplicada, os resultados e discussão da pesquisa adotada. Analisamos os resultados a partir de uma conduta mais quantitativa, onde examinamos as variáveis e os dados numéricos. Com as análises e conclusões, verificamos que as três primeiras hipóteses foram comprovadas. Já a quarta hipótese, que investigou se o motivo da pessoa que gera conteúdos falsos é para obter lucros financeiros, foi confirmada, mas com ressalvas, uma vez que os estudantes levaram em consideração outros fatores, embora não descartaram este motivo.
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O disparo continuo e massivo das fake news e a pós-verdade (o termo ainda não confirmado, mas com um panorama em considerar a pós-verdade como as crenças pessoais e as emoções são mais decisivos para a formação da opinião pública). Com este cenário, a questão chave desta tese é mensurar, por meio de um inquérito com 14 perguntas do tipo fechada, as percepções dos estudantes de Comunicação sobre fake news da Universidade Fernando Pessoa, visto que, alguns destes alunos serão futuros jornalistas. A investigação iniciou-se a partir de quatro hipóteses: 1) os alunos/inqueridos vão apresentar domínio para detectar as falsas notícias independente do tema que for consumir; 2) as fake news tem uma relação significativa com a falta de legislação (leis), acerca da veracidade dos fatos, nas redes sociais. E, sendo assim, os inqueridos por serem estudantes de Comunicação não buscarão informações nestes espaços cibernéticos; 3) do ponto de vista dos estudantes, as fontes de notícias tradicionais continuam a ser um ambiente fidedigno para consultar; 4) de acordo com os estudantes um produtor de falsas informações só age a partir do momento que alguém ou uma entidade paga para tal (des) serviço. A tese a seguir está estruturada em três capítulos, sendo os dois primeiros com uma revisão de literatura que buscou o estado da arte do termo das fake news, assim como a pós-verdade. O terceiro capítulo está reservado para a metodologia aplicada, os resultados e discussão da pesquisa adotada. Analisamos os resultados a partir de uma conduta mais quantitativa, onde examinamos as variáveis e os dados numéricos. Com as análises e conclusões, verificamos que as três primeiras hipóteses foram comprovadas. Já a quarta hipótese, que investigou se o motivo da pessoa que gera conteúdos falsos é para obter lucros financeiros, foi confirmada, mas com ressalvas, uma vez que os estudantes levaram em consideração outros fatores, embora não descartaram este motivo.In recent years, democratization and accessibility regarding the use of the internet and the resources that this digital tool offers, especially sociais networks, combined with a series of political results, is on the rise worldwide. It is increasingly common for political parties to use these cyber environments to gain advantages in an electoral race, for example. Thus, two great communicational phenomena are present and active in this union between politicians and social networks. The continuous and massive firing of false news and post-truth (the term has not yet been confirmed, but with a view to considering post-truth as personal beliefs and emotions are more decisive for the formation of public opinion). With this scenario, the key issue of this thesis is to measure, through a survey with 14 questions of the closed type, the perceptions of Communication students about false news at Universidade Fernando Pessoa, since some of these students will be future journalists. The investigation starts from four hypotheses: 1) the students/respondents will have mastery to detect as false news regardless of the topic they are going to consume; 2) as false news, it has a reduced relationship with the lack of legislation (laws) on the veracity of facts on social networks. And, therefore, the respondents, as they are Communication students, will not seek basic cybernetic information; 3) take students' point of view, as traditional news sources continue to be a credible environment to consult; 4) according to students a producer of false information only from the moment someone or an entity pays for such (dis)service. The thesis below is structured in three chapters, the first two being a literature review that sought the state of the art of the term false news, as well as the post-truth. The third chapter is reserved for the applied methodology, the results and discussion of the research adopted. We analyze the results from a more quantitative approach, where we examine the variables and numerical data. With the analyzes and studies, we verified that the first three hypotheses were proven. The fourth hypothesis, which investigated whether the motive of the person who generates false content is to obtain financial profits, was confirmed, but with reservations, since the students took into account other factors, although they did not discard this motive.Sousa, Jorge PedroRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaTravassos, André Luiz de Miranda2021-10-19T11:02:57Z2021-10-012021-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/10321TID:202978699porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-13T02:01:02Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/10321Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:47:04.190022Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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