Estrutura de um novo conceito de parapente motorizado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/5273 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo o estudo estrutural de um novo paramotor elétrico/motor elétrico auxilifar, chamado Start-E, com o propósito deste ser aprovado pela circular 34864 Ultra Leves Motorizados, como paramotor, para mais tarde ser comercializado como tal. Para esse estudo foram realizados vários ensaios práticos. Os ensaios práticos foram realizados num protótipo. Este foi testado com cargas reais a fim de perceber se obedece aos requisitos estipulados pela circular 34864ULM, nomeadamente o fator de carga mínima até ao qual a estrutura não apresenta deformação (3.5g). O protótipo tolerou uma carga correspondente ao fator de carga de 6g após a qual se observou uma deformação plástica. Quando se aumentou o fator de carga para 9g, este sofreu uma micro rutura. Para além destes ensaios, também foi iniciado um estudo não conclusivo de análise numérica a uma nova estrutura. Através dos resultados obtidos nos ensaios práicos, verificou-se que o primeiro protótipo do Start-E cumpre com sucesso os requisitos da circular estudados, podendo vir a ser considerado uma aeronave ultra leve motorizado. |
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Estrutura de um novo conceito de parapente motorizadoCircular 34864 UlmDeformação PlásticaFator de CargaMotor AuxiliarParamotor ElétricoProtótipoRuturaStart-eUltra Leve MotorizadoDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasO presente trabalho tem como objetivo o estudo estrutural de um novo paramotor elétrico/motor elétrico auxilifar, chamado Start-E, com o propósito deste ser aprovado pela circular 34864 Ultra Leves Motorizados, como paramotor, para mais tarde ser comercializado como tal. Para esse estudo foram realizados vários ensaios práticos. Os ensaios práticos foram realizados num protótipo. Este foi testado com cargas reais a fim de perceber se obedece aos requisitos estipulados pela circular 34864ULM, nomeadamente o fator de carga mínima até ao qual a estrutura não apresenta deformação (3.5g). O protótipo tolerou uma carga correspondente ao fator de carga de 6g após a qual se observou uma deformação plástica. Quando se aumentou o fator de carga para 9g, este sofreu uma micro rutura. Para além destes ensaios, também foi iniciado um estudo não conclusivo de análise numérica a uma nova estrutura. Através dos resultados obtidos nos ensaios práicos, verificou-se que o primeiro protótipo do Start-E cumpre com sucesso os requisitos da circular estudados, podendo vir a ser considerado uma aeronave ultra leve motorizado.The aim of this work is to study the structure of a new electric paramotor /auxiliary electric motor, called Start-E, with the purpose of this being approved by circular 34864 Ultra Lightweight Motorized, as paramotor, so that later it may be marketed as such. For this study were performed several experimental tests. The experimental tests were carried out on a prototype. This has been tested with real loads in order to see if it meets the requirements set forth by circular 34864ULM, in particular the fator of minimum load at which the structure has demonstrate no plastic deformation (3.5g). The prototype has tolerated a load corresponding to the load fator of 6g after which there was a plastic deformation. When the load factor for 9g, this suffered a micro break. In addition to these tests, a study was initiated not conclusive of numerical analysis to a new structure Using the results obtained in these tests, it was found that the first prototype of the Start-E successfully meets the requirements of the circular studied, it may be considered an aircraft ultra light motorized.Gamboa, Pedro VieirauBibliorumJacob, Marta Pereira2018-07-19T16:20:26Z2014-11-132014-10-72014-11-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/5273TID:201326957porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:42:58Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5273Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:46:13.426152Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente trabalho tem como objetivo o estudo estrutural de um novo paramotor elétrico/motor elétrico auxilifar, chamado Start-E, com o propósito deste ser aprovado pela circular 34864 Ultra Leves Motorizados, como paramotor, para mais tarde ser comercializado como tal. Para esse estudo foram realizados vários ensaios práticos. Os ensaios práticos foram realizados num protótipo. Este foi testado com cargas reais a fim de perceber se obedece aos requisitos estipulados pela circular 34864ULM, nomeadamente o fator de carga mínima até ao qual a estrutura não apresenta deformação (3.5g). O protótipo tolerou uma carga correspondente ao fator de carga de 6g após a qual se observou uma deformação plástica. Quando se aumentou o fator de carga para 9g, este sofreu uma micro rutura. Para além destes ensaios, também foi iniciado um estudo não conclusivo de análise numérica a uma nova estrutura. Através dos resultados obtidos nos ensaios práicos, verificou-se que o primeiro protótipo do Start-E cumpre com sucesso os requisitos da circular estudados, podendo vir a ser considerado uma aeronave ultra leve motorizado. |
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