Lecionação sem aulas? Questões de liberdade e segurança no modelo MAPE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Francisco
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Palos, Ana Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/4944
Resumo: Etimologicamente, o conceito de aula – άυλή – associa-se à ideia de equilíbrio entre liberdade e segurança, proporcionado por um contexto de pastorícia. Nas aulas atuais – marcadas por uma enorme circunscrição e segmentação do espaço e do tempo –, a liberdade e a segurança estão sujeitas a maiores tensões. Porém, o desenvolvimento do ensino online, especialmente na variante assíncrona, ao diluir a ação pedagógica no tempo e no espaço e ao apelar naturalmente a um elevado protagonismo dos estudantes no processo educativo, estimula a reflexão sobre a possibilidade de recuperação do sentido original da aula, ou até de rutura com o conceito de aula. Assim, após algumas reflexões sobre este mesmo conceito, na sua relação com os conceitos de liberdade e segurança, relatamos um estudo empírico, com o qual procurámos compreender as perceções de professoras em formação sobre as implicações do ensino a distância em modo assíncrono. Tendo em conta a sua experiência de terem sido expostas ao modelo MAPE, essas professoras comentaram, em entrevista, aspetos importantes da formação a distância em geral e desse modelo em particular, relacionando-os com questões de liberdade e segurança. Os resultados do estudo revelam o reconhecimento de que o modelo MAPE propicia, em termos gerais, bastante liberdade e segurança, embora ainda não evite sentimentos de alguma insegurança relativamente a alguns aspetos específicos.
id RCAP_514082b5e5d943e66f8ee44b5e573e9e
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/4944
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Lecionação sem aulas? Questões de liberdade e segurança no modelo MAPEInstruction without lectures? Issues of freedom and safety in the context of mape modelAulaEnsino Online AssíncronoAutonomiaSegurançaLectureOnline Asynchronous InstructionAutonomySafetyEtimologicamente, o conceito de aula – άυλή – associa-se à ideia de equilíbrio entre liberdade e segurança, proporcionado por um contexto de pastorícia. Nas aulas atuais – marcadas por uma enorme circunscrição e segmentação do espaço e do tempo –, a liberdade e a segurança estão sujeitas a maiores tensões. Porém, o desenvolvimento do ensino online, especialmente na variante assíncrona, ao diluir a ação pedagógica no tempo e no espaço e ao apelar naturalmente a um elevado protagonismo dos estudantes no processo educativo, estimula a reflexão sobre a possibilidade de recuperação do sentido original da aula, ou até de rutura com o conceito de aula. Assim, após algumas reflexões sobre este mesmo conceito, na sua relação com os conceitos de liberdade e segurança, relatamos um estudo empírico, com o qual procurámos compreender as perceções de professoras em formação sobre as implicações do ensino a distância em modo assíncrono. Tendo em conta a sua experiência de terem sido expostas ao modelo MAPE, essas professoras comentaram, em entrevista, aspetos importantes da formação a distância em geral e desse modelo em particular, relacionando-os com questões de liberdade e segurança. Os resultados do estudo revelam o reconhecimento de que o modelo MAPE propicia, em termos gerais, bastante liberdade e segurança, embora ainda não evite sentimentos de alguma insegurança relativamente a alguns aspetos específicos.ABSTRACT: In Portuguese language, the word aula (lecture) is etymologically rooted in the Greek word άυλή, which, in Ancient Greece, meant “courtyard” and suggested a balance between freedom and safety for nomadic shepherds and animals. Nowadays lectures are subject to huge restrictions in terms of time and space, which has strong implications for freedom and safety. However, the development of online instruction, especially in its asynchronous version, stimulates reflection on a possible recovery of the original meaning of άυλή, or even on the possibility of providing instruction without lectures, for asynchronous online instruction dilutes the work of instructors and students in time and space and naturally calls for students’ active participation in the educational process. Accordingly, after some reflections on the concept of άυλή, and on its relation with the concepts of freedom and safety, we report an empirical study, which was aimed at understanding how some teachers, who were attending teacher education courses, viewed asynchronous online learning. Considering that the participants had been exposed to MAPE model, they commented, in the context of interviews, some aspects of online learning in general and specific aspects of that same model, especially aspects that could be related to issues of freedom and safety. The findings of the study suggest that the participants acknowledge that MAPE model, overall, allows for much freedom and safety, despite the fact that some of them stated that they did not feel so safe with regard to some specific aspects.Repositório da Universidade dos AçoresSousa, FranciscoPalos, Ana Cristina2019-01-10T11:22:30Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/4944porSousa, F. e Palos, A. C. (2018). Lecionação sem aulas? Questões de liberdade e segurança no modelo MAPE. "Brazilian Journal of Education, Technology and Society", 11(4), 581-593.2316-9907info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:33:12Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/4944Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:27:15.575157Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Lecionação sem aulas? Questões de liberdade e segurança no modelo MAPE
Instruction without lectures? Issues of freedom and safety in the context of mape model
title Lecionação sem aulas? Questões de liberdade e segurança no modelo MAPE
spellingShingle Lecionação sem aulas? Questões de liberdade e segurança no modelo MAPE
Sousa, Francisco
Aula
Ensino Online Assíncrono
Autonomia
Segurança
Lecture
Online Asynchronous Instruction
Autonomy
Safety
title_short Lecionação sem aulas? Questões de liberdade e segurança no modelo MAPE
title_full Lecionação sem aulas? Questões de liberdade e segurança no modelo MAPE
title_fullStr Lecionação sem aulas? Questões de liberdade e segurança no modelo MAPE
title_full_unstemmed Lecionação sem aulas? Questões de liberdade e segurança no modelo MAPE
title_sort Lecionação sem aulas? Questões de liberdade e segurança no modelo MAPE
author Sousa, Francisco
author_facet Sousa, Francisco
Palos, Ana Cristina
author_role author
author2 Palos, Ana Cristina
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Francisco
Palos, Ana Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Aula
Ensino Online Assíncrono
Autonomia
Segurança
Lecture
Online Asynchronous Instruction
Autonomy
Safety
topic Aula
Ensino Online Assíncrono
Autonomia
Segurança
Lecture
Online Asynchronous Instruction
Autonomy
Safety
description Etimologicamente, o conceito de aula – άυλή – associa-se à ideia de equilíbrio entre liberdade e segurança, proporcionado por um contexto de pastorícia. Nas aulas atuais – marcadas por uma enorme circunscrição e segmentação do espaço e do tempo –, a liberdade e a segurança estão sujeitas a maiores tensões. Porém, o desenvolvimento do ensino online, especialmente na variante assíncrona, ao diluir a ação pedagógica no tempo e no espaço e ao apelar naturalmente a um elevado protagonismo dos estudantes no processo educativo, estimula a reflexão sobre a possibilidade de recuperação do sentido original da aula, ou até de rutura com o conceito de aula. Assim, após algumas reflexões sobre este mesmo conceito, na sua relação com os conceitos de liberdade e segurança, relatamos um estudo empírico, com o qual procurámos compreender as perceções de professoras em formação sobre as implicações do ensino a distância em modo assíncrono. Tendo em conta a sua experiência de terem sido expostas ao modelo MAPE, essas professoras comentaram, em entrevista, aspetos importantes da formação a distância em geral e desse modelo em particular, relacionando-os com questões de liberdade e segurança. Os resultados do estudo revelam o reconhecimento de que o modelo MAPE propicia, em termos gerais, bastante liberdade e segurança, embora ainda não evite sentimentos de alguma insegurança relativamente a alguns aspetos específicos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
2019-01-10T11:22:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/4944
url http://hdl.handle.net/10400.3/4944
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Sousa, F. e Palos, A. C. (2018). Lecionação sem aulas? Questões de liberdade e segurança no modelo MAPE. "Brazilian Journal of Education, Technology and Society", 11(4), 581-593.
2316-9907
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130727258783744