O ensino contextualizado e a abordagem curricular de conteúdos de Microbiologia em Moçambique

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cândido, Manecas
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Leite, Laurinda, Singo, Brígida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/46944
Resumo: Este artigo visou analisar documentos oficiais que orientam o Ensino Secundário Geral, em Moçambique, no que concerne às eventuais propostas metodológicas que apresentam para um ensino contextualizado de conteúdos de Microbiologia. Os documentos analisados foram a Lei n° 6/92, sobre o Sistema Nacional da Educação, o Plano Curricular do Ensino Secundário Geral e os Programas de Biologia da 8ª à 12ª classe. A análise de conteúdo desses documentos centrou-se na presença ou ausência de seis dimensões, identificadas com base na literatura, e que permitiam averiguar se, para os conteúdos em causa, é ou não fomentado o ensino contextualizado de conteúdos de Microbiologia. Os resultados do estudo mostram que, apesar de não terem sido encontradas evidências de todas as dimensões consideradas em todos os documentos analisados, a Lei n° 6/92 preconiza o ensino contextualizado, acontecendo o mesmo com o Plano Curricular e os Programas de Biologia, que são documentos que orientam políticas e estratégias de ensino. Assim, nas escolas, deveriam ser adotadas metodologias promotoras do ensino contextualizado dos conteúdos de Microbiologia.
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