A prática pedagógica contextualizada: o fazer de uma escola.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SARMENTO, Siayca Shirley.
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.sarmento
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6173
Resumo: Este trabalho é resultado de uma pesquisa que propôs compreender a prática pedagógica contextualizada da escola Municipal Baraúnas, localizada na cidade de São José do Egito - PE. Objetivamos saber como os professores e alunos concebem a educação contextualizada na relação com as experiências vivenciadas com o campo. Analisamos se a prática pedagógica é contextualizada na perspectiva da convivência com o Semiárido, buscando compreender se seu fazer pedagógico está concatenado com a vivência com o campo. Foram discutidas as concepções dos professores e alunos do Ensino Fundamental I sobre a educação contextualizada e suas vivências.Como técnica de coleta de dados foram utilizadas a entrevista/ semi-estruturada / observação participante. Os resultados apontam que a equipe da escola está caminhando em direção da pratica pedagógica contextualizada conquistando seu espaço através dos projetos que estão inseridos na escola valorizando suas raízes e sua verdadeira história dentro de uma postura crítica que condiz com a realidade do semiárido.
id UFCG_dbe4b6d26f616ef8ed3fb3919f3670a6
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6173
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A prática pedagógica contextualizada: o fazer de uma escola.The contextualized pedagogical practice: the making of a school.CurrículoAprendizagemEducação contextualizadaCurriculumLearningContextualized EducationEste trabalho é resultado de uma pesquisa que propôs compreender a prática pedagógica contextualizada da escola Municipal Baraúnas, localizada na cidade de São José do Egito - PE. Objetivamos saber como os professores e alunos concebem a educação contextualizada na relação com as experiências vivenciadas com o campo. Analisamos se a prática pedagógica é contextualizada na perspectiva da convivência com o Semiárido, buscando compreender se seu fazer pedagógico está concatenado com a vivência com o campo. Foram discutidas as concepções dos professores e alunos do Ensino Fundamental I sobre a educação contextualizada e suas vivências.Como técnica de coleta de dados foram utilizadas a entrevista/ semi-estruturada / observação participante. Os resultados apontam que a equipe da escola está caminhando em direção da pratica pedagógica contextualizada conquistando seu espaço através dos projetos que estão inseridos na escola valorizando suas raízes e sua verdadeira história dentro de uma postura crítica que condiz com a realidade do semiárido.This work is the result of a search that proposed to understand the pedagogical practice of contextualized Baraúnas Municipal School, located in the city of St. Joseph of Egypt. We endeavor to learn how teachers and students conceive education contextualized in relation with the experiences experienced with the field. We analyze the pedagogical practice in context of the school from its knowledge to the analysis and understanding of reality to a greater improvement of a pedagogical do concatenated with the experience with the field. We'll discuss the ideas of teachers and students of elementary education I contextualized and their experiences. It is a qualitative research by this to worry about a level of reality that cannot be quantified. We work with the interview structured way through a specific route contemplating the objectives of the study; the participant observation and documentary analysis; subject of research professor, Coordinator, Director and students. The theoretical-methodological research is based on the historical-critical education. As a technique for data collection were used to interview / semi-structured / participant observation. The results show that the school team is moving toward contextualized pedagogical practices conquering its space through projects that are inserted at the school emphasizing their roots and their real history in a critical position that matches the reality of semi-arid areas.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGCAMPOS, Kátia Patrício Benevides.CAMPOS, K. P. B.http://lattes.cnpq.br/0261889946629853PORTO, Shirley Neves.AMORIM, Maria José Neves.SARMENTO, Siayca Shirley.20112019-08-23T21:54:16Z2019-08-232019-08-23T21:54:16Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.sarmentohttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6173SARMENTO, Siayca Shirley. A prática pedagógica contextualizada: o fazer de uma escola. 2011. 60f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6173porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-12T20:00:17Zoai:localhost:riufcg/6173Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-12T20:00:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A prática pedagógica contextualizada: o fazer de uma escola.
The contextualized pedagogical practice: the making of a school.
title A prática pedagógica contextualizada: o fazer de uma escola.
spellingShingle A prática pedagógica contextualizada: o fazer de uma escola.
SARMENTO, Siayca Shirley.
Currículo
Aprendizagem
Educação contextualizada
Curriculum
Learning
Contextualized Education
title_short A prática pedagógica contextualizada: o fazer de uma escola.
title_full A prática pedagógica contextualizada: o fazer de uma escola.
title_fullStr A prática pedagógica contextualizada: o fazer de uma escola.
title_full_unstemmed A prática pedagógica contextualizada: o fazer de uma escola.
title_sort A prática pedagógica contextualizada: o fazer de uma escola.
author SARMENTO, Siayca Shirley.
author_facet SARMENTO, Siayca Shirley.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAMPOS, Kátia Patrício Benevides.
CAMPOS, K. P. B.
http://lattes.cnpq.br/0261889946629853
PORTO, Shirley Neves.
AMORIM, Maria José Neves.
dc.contributor.author.fl_str_mv SARMENTO, Siayca Shirley.
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Aprendizagem
Educação contextualizada
Curriculum
Learning
Contextualized Education
topic Currículo
Aprendizagem
Educação contextualizada
Curriculum
Learning
Contextualized Education
description Este trabalho é resultado de uma pesquisa que propôs compreender a prática pedagógica contextualizada da escola Municipal Baraúnas, localizada na cidade de São José do Egito - PE. Objetivamos saber como os professores e alunos concebem a educação contextualizada na relação com as experiências vivenciadas com o campo. Analisamos se a prática pedagógica é contextualizada na perspectiva da convivência com o Semiárido, buscando compreender se seu fazer pedagógico está concatenado com a vivência com o campo. Foram discutidas as concepções dos professores e alunos do Ensino Fundamental I sobre a educação contextualizada e suas vivências.Como técnica de coleta de dados foram utilizadas a entrevista/ semi-estruturada / observação participante. Os resultados apontam que a equipe da escola está caminhando em direção da pratica pedagógica contextualizada conquistando seu espaço através dos projetos que estão inseridos na escola valorizando suas raízes e sua verdadeira história dentro de uma postura crítica que condiz com a realidade do semiárido.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2019-08-23T21:54:16Z
2019-08-23
2019-08-23T21:54:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.sarmento
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6173
SARMENTO, Siayca Shirley. A prática pedagógica contextualizada: o fazer de uma escola. 2011. 60f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6173
url https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.sarmento
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6173
identifier_str_mv SARMENTO, Siayca Shirley. A prática pedagógica contextualizada: o fazer de uma escola. 2011. 60f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6173
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744388852547584