Controlo de assiduidade em aulas efectuadas no mundo virtual Second Life®
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/142 |
Resumo: | As tecnologias são desenvolvidas em função das necessidades dos seus utilizadores. Aliás, a introdução do computador como meio de comunicação no ensino à distância revolucionou os ambientes de aprendizagem de tal forma que deixaram de ser meros elementos transmissores de informação. A utilização do computador no ensino traz vantagens acrescidas, por esse facto passou mesmo a ser utilizado em grande escala no ensino superior. Verifica-se que frequentemente nos estabelecimentos de ensino é obrigatório o controlo das presenças nas aulas tradicionais, presenciais. No ensino à distância tradicional, esta modalidade não é muito frequente, mas na vertente de ensino à distância em mundos virtuais a forma “presencial”, ou seja, com presença simultânea/síncrona de professor e alunos, é a mais usada, colocando-se a questão do controlo da assiduidade. Constata-se que este controlo é difícil de executar quando o ensino à distância síncrono decorre em mundos virtuais, quer pela natureza indirecta da presença (através de avatares com pseudónimos), quer pela fluidez do meio (intermitências de rede, entradas e saídas das “salas de aula” sem ruído ou deslocação de ar), sendo um caso particularmente comum, o das aulas realizadas no mundo virtual Second Life. Por essa razão pretendemos desenvolver uma aplicação informática que automatiza a tarefa de controlo de presenças, da qual está incumbido o professor. O trabalho aqui apresentado visou assim a concepção, desenvolvimento e validação de um protótipo de controlo automático da assiduidade em aulas efectuadas no mundo virtual Second Life, e a respectiva integração automática dos dados num sistema de gestão da aprendizagem (LMS, Learning Management System) – tendo sido utilizado o Moodle. Pretendemos assim corresponder às expectativas dos docentes nas tarefas inerentes ao controlo de presenças nas aulas no Second Life. Durante a realização deste trabalho foram surgindo várias dificuldades que, com trabalho e dedicação, foram sendo ultrapassadas, razão pela qual, no final fomos capazes de demonstrar que é possível controlar a assiduidade em aulas realizadas no mundo virtual Second Life e registá-la automaticamente no LMS Moodle, suportando o sistema proposto um número máximo de 99 alunos. |
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Controlo de assiduidade em aulas efectuadas no mundo virtual Second Life®E-learningMOODLE softwareSistemas de gestão de aprendizagem (LMS)AssiduidadeAs tecnologias são desenvolvidas em função das necessidades dos seus utilizadores. Aliás, a introdução do computador como meio de comunicação no ensino à distância revolucionou os ambientes de aprendizagem de tal forma que deixaram de ser meros elementos transmissores de informação. A utilização do computador no ensino traz vantagens acrescidas, por esse facto passou mesmo a ser utilizado em grande escala no ensino superior. Verifica-se que frequentemente nos estabelecimentos de ensino é obrigatório o controlo das presenças nas aulas tradicionais, presenciais. No ensino à distância tradicional, esta modalidade não é muito frequente, mas na vertente de ensino à distância em mundos virtuais a forma “presencial”, ou seja, com presença simultânea/síncrona de professor e alunos, é a mais usada, colocando-se a questão do controlo da assiduidade. Constata-se que este controlo é difícil de executar quando o ensino à distância síncrono decorre em mundos virtuais, quer pela natureza indirecta da presença (através de avatares com pseudónimos), quer pela fluidez do meio (intermitências de rede, entradas e saídas das “salas de aula” sem ruído ou deslocação de ar), sendo um caso particularmente comum, o das aulas realizadas no mundo virtual Second Life. Por essa razão pretendemos desenvolver uma aplicação informática que automatiza a tarefa de controlo de presenças, da qual está incumbido o professor. O trabalho aqui apresentado visou assim a concepção, desenvolvimento e validação de um protótipo de controlo automático da assiduidade em aulas efectuadas no mundo virtual Second Life, e a respectiva integração automática dos dados num sistema de gestão da aprendizagem (LMS, Learning Management System) – tendo sido utilizado o Moodle. Pretendemos assim corresponder às expectativas dos docentes nas tarefas inerentes ao controlo de presenças nas aulas no Second Life. Durante a realização deste trabalho foram surgindo várias dificuldades que, com trabalho e dedicação, foram sendo ultrapassadas, razão pela qual, no final fomos capazes de demonstrar que é possível controlar a assiduidade em aulas realizadas no mundo virtual Second Life e registá-la automaticamente no LMS Moodle, suportando o sistema proposto um número máximo de 99 alunos.Technologies are developed regarding the necessities of their users. And the introduction of computers as a medium in long-distance education revolutionized learning environments in such a way that they are no longer mere information-providing elements. The use of computers in education brings significant advantages, and this fact has led to their increasing use in higher education. Typically, educational institutions mandate that teachers keep attendance records of individual students, regarding tradicional face-to-face classes. This is not a frequent situation in common distance learning approaches; however, in the specific case of distance learning using virtual worlds, the “face to face” form (i.e., with the simultaneous / synchronous presence of the teacher and the students) is the most commonly used. One can easily realize that keeping attendance records in this environment is difficult, on various accounts, such as the mediated nature of “presences” (via avatar aliases), and the fluidity of the medium (spotty network connectivity, entering or leaving “classrooms” without any noise or air flow), and a particularly common case is that of classes taking place in the Second Life virtual world. Therefore we aimed to develop a computer application to automate the task of attendance tracking that is assigned to the teacher. The work presented herewith thus aimed to design, develop, and validate a prototype for automatic attendance control in classes held in the Second Life virtual world, and its automatic integration in a Learning Management System - Moodle. In this way, we intended to match the expectations of teachers regarding their common tasks of attendance tracking in classes held in the Second Life virtual world. While pursuing these aims, some difficulties came up, which were overcome with work and devotion. Therefore, we were able to demonstrate that it is possible to track the attendance of as many as 99 students to distance-learning classes taking place in the Second Life virtual world and register it in the Moodle LMS.2010-08-16T10:18:52Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/142pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessMadeira, António Jorge da Silvareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:43:07Zoai:repositorio.utad.pt:10348/142Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:19.217052Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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