A cooperação nas organizações educativas em contexto de imprevisibilidade e incerteza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beirante, David Alexandre Assunção da Paz
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/12165
Resumo: É inegável a existência de um hiato de conhecimento em relação às circunstâncias que conduzem à cooperação na organização educativa. A maioria dos estudos nesta área subestimam a imprevisibilidade dos comportamentos, ou ignoram que os factos relacionais que estruturam este campo de conhecimento não obedecem a um empirismo simples nem a uma racionalidade única, e arriscam conclusões de forma preditiva, vazias de sentido e de utilidade. O foco desta investigação é produzir conhecimento que permita contribuir para uma melhor compreensão do desenvolvimento da cooperação entre actores empíricos, situados no contexto de acção de uma organização educativa. As evidências obtidas através de um estudo empírico, aplicando modelos estatísticos adequados ao contexto de investigação, permitiram apresentar alguns factores determinantes para a implementação do trabalho cooperativo que, sem cair em generalizações abusivas, podem ser idênticos para as organizações educativas no geral. Uma das principais conclusões desta dissertação é a de que a cooperação na organição educativa assenta, em grande parte, nos mecanismos evolutivos do altruísmo recíproco. Outra, é não ser possivel desenvolver um sistema organizacional cooperativo abafando a iniciativa e a criatividade, correndo o risco de condicionar a inovação e de esterilizar o empenho dos actores organizacionais. O importante será então manter a tensão criadora entre as regulações autónomas, formais e informais, da organização. Deste modo, a organização educativa deve funcionar numa estrutura mais flexível e permeável à participação colectiva dos seus membros; ABSTRACT: The cooperation in educational organizations in the context of unpredictability and uncertainty. It is undeniable that there is a knowledge gap about the cooperation in the educational organization. Most of the studies in this area underestimate the unpredictability of the human behavior, or simply ignore that the empirical facts of this field of knowledge don't have a single rationality. So they risk predictive conclusions, empty of meaning and usefulness. The focus of this research is to produce knowledge in order to contribute to a better understanding of the development of cooperation between individuals in the empirical context of an educational organization. The empirical evidence obtained by applying appropriate statistical models show some factors for the implementation of cooperative work in a singular group of schools. Without falling into abusive generalizations, these results can be replicated for other educational organizations. One of the main conclusions of this dissertation is that the cooperation on educational organizations is often based on evolutionary mechanisms of reciprocal altruism. Another conclusion is that we can't develop a cooperative system stifling the initiative and creativity taking the risk of constraining innovation and sterilize the commitment of the organizational actors. The most important thing is to keep the creative tension between, formal and informal, autonomous regulations in the educational organization. Thus, the organization should work in a more flexible and permeable structure allowing the cooperation.
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