Avaliação em E-/B-Learning : implementação de um sistema de auto-avaliação de um projecto de apoio online no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Sónia Marisa da Silva
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/138
Resumo: O desenvolvimento tecnológico e das novas tecnologias de informação e comunicação com todas as suas possibilidades originaram a difusão dde cursos nas modalidades de e-/b-Learning. Neste contexto, cada vez mais a exigência de qualidade do ensino deu lugar à necessidade de avaliar esses mesmos cursos,tal como se procede com os cursos denominados de tradicionais (presenciais), implicando o desenvolvimento de modelos e modalidades de avaliação de cursos ou projectos na área do e-Learning e do b-Learning. As diferentes metodologias propostas na literatura sobre avaliação em e-/b-Learning, apontam para a impossibilidade de encontrar um modelo de avaliação aplicável a todos os cursos e projectos deste tipo dadas as especificidades de cada caso. A consequência deste facto foi a orientação da nossa proposta de avaliação para uma auto-avaliação, no sentido em que esta proporciona a possibilidade de auto-controlo e consequente melhoria contínua dos cursos e projecto criados. A auto-avaliação orienta assim a decisão e a acções a tomar. Neste trabalho é apresentada uma metodologia para a criação de um instrumento de auto-avaliação de um projecto. Trata-se de um Projecto de Apoio aos Alunos (PAOL) suportado por uma plataforma de ensino a distancia - Moodle (freeware). O objectivo primordial é a de proporcionar o acesso por parte dos alunos aos conteúdos das aulas, trabalhos e exercícios das disciplinas dos cursos leccionados no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. Pretende-se que esta tese também possa contribuir para orientar outros investigadores que tenham interesse em desenvolver um plano de auto-avaliação de um curso ou projecto semelhante, através da proposta de uma metodologia que cobrem a avaliação de critérios que dizem respeito ao perfil dos utilizadores, à área pedagógica e à área tecnológica.
id RCAP_517433e612ef3d98647c60f9da7187bb
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/138
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Avaliação em E-/B-Learning : implementação de um sistema de auto-avaliação de um projecto de apoio online no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto.E-Learning B-Learning AvaliaçãoTecnologia da informação e comunicação (TIC's)Projectos em e-/b-LearningAuto-avaliaçãoTMEO desenvolvimento tecnológico e das novas tecnologias de informação e comunicação com todas as suas possibilidades originaram a difusão dde cursos nas modalidades de e-/b-Learning. Neste contexto, cada vez mais a exigência de qualidade do ensino deu lugar à necessidade de avaliar esses mesmos cursos,tal como se procede com os cursos denominados de tradicionais (presenciais), implicando o desenvolvimento de modelos e modalidades de avaliação de cursos ou projectos na área do e-Learning e do b-Learning. As diferentes metodologias propostas na literatura sobre avaliação em e-/b-Learning, apontam para a impossibilidade de encontrar um modelo de avaliação aplicável a todos os cursos e projectos deste tipo dadas as especificidades de cada caso. A consequência deste facto foi a orientação da nossa proposta de avaliação para uma auto-avaliação, no sentido em que esta proporciona a possibilidade de auto-controlo e consequente melhoria contínua dos cursos e projecto criados. A auto-avaliação orienta assim a decisão e a acções a tomar. Neste trabalho é apresentada uma metodologia para a criação de um instrumento de auto-avaliação de um projecto. Trata-se de um Projecto de Apoio aos Alunos (PAOL) suportado por uma plataforma de ensino a distancia - Moodle (freeware). O objectivo primordial é a de proporcionar o acesso por parte dos alunos aos conteúdos das aulas, trabalhos e exercícios das disciplinas dos cursos leccionados no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. Pretende-se que esta tese também possa contribuir para orientar outros investigadores que tenham interesse em desenvolver um plano de auto-avaliação de um curso ou projecto semelhante, através da proposta de uma metodologia que cobrem a avaliação de critérios que dizem respeito ao perfil dos utilizadores, à área pedagógica e à área tecnológica.2009-06-16T11:37:59Z2013-08-14T18:00:17Z2007-01-01T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/138porCota: TME 362Rodrigues, Sónia Marisa da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:08:24ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação em E-/B-Learning : implementação de um sistema de auto-avaliação de um projecto de apoio online no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto.
title Avaliação em E-/B-Learning : implementação de um sistema de auto-avaliação de um projecto de apoio online no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto.
spellingShingle Avaliação em E-/B-Learning : implementação de um sistema de auto-avaliação de um projecto de apoio online no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto.
Rodrigues, Sónia Marisa da Silva
E-Learning 
B-Learning 
Avaliação
Tecnologia da informação e comunicação (TIC's)
Projectos em e-/b-Learning
Auto-avaliação
TME
title_short Avaliação em E-/B-Learning : implementação de um sistema de auto-avaliação de um projecto de apoio online no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto.
title_full Avaliação em E-/B-Learning : implementação de um sistema de auto-avaliação de um projecto de apoio online no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto.
title_fullStr Avaliação em E-/B-Learning : implementação de um sistema de auto-avaliação de um projecto de apoio online no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto.
title_full_unstemmed Avaliação em E-/B-Learning : implementação de um sistema de auto-avaliação de um projecto de apoio online no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto.
title_sort Avaliação em E-/B-Learning : implementação de um sistema de auto-avaliação de um projecto de apoio online no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto.
author Rodrigues, Sónia Marisa da Silva
author_facet Rodrigues, Sónia Marisa da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Sónia Marisa da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv E-Learning 
B-Learning 
Avaliação
Tecnologia da informação e comunicação (TIC's)
Projectos em e-/b-Learning
Auto-avaliação
TME
topic E-Learning 
B-Learning 
Avaliação
Tecnologia da informação e comunicação (TIC's)
Projectos em e-/b-Learning
Auto-avaliação
TME
description O desenvolvimento tecnológico e das novas tecnologias de informação e comunicação com todas as suas possibilidades originaram a difusão dde cursos nas modalidades de e-/b-Learning. Neste contexto, cada vez mais a exigência de qualidade do ensino deu lugar à necessidade de avaliar esses mesmos cursos,tal como se procede com os cursos denominados de tradicionais (presenciais), implicando o desenvolvimento de modelos e modalidades de avaliação de cursos ou projectos na área do e-Learning e do b-Learning. As diferentes metodologias propostas na literatura sobre avaliação em e-/b-Learning, apontam para a impossibilidade de encontrar um modelo de avaliação aplicável a todos os cursos e projectos deste tipo dadas as especificidades de cada caso. A consequência deste facto foi a orientação da nossa proposta de avaliação para uma auto-avaliação, no sentido em que esta proporciona a possibilidade de auto-controlo e consequente melhoria contínua dos cursos e projecto criados. A auto-avaliação orienta assim a decisão e a acções a tomar. Neste trabalho é apresentada uma metodologia para a criação de um instrumento de auto-avaliação de um projecto. Trata-se de um Projecto de Apoio aos Alunos (PAOL) suportado por uma plataforma de ensino a distancia - Moodle (freeware). O objectivo primordial é a de proporcionar o acesso por parte dos alunos aos conteúdos das aulas, trabalhos e exercícios das disciplinas dos cursos leccionados no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. Pretende-se que esta tese também possa contribuir para orientar outros investigadores que tenham interesse em desenvolver um plano de auto-avaliação de um curso ou projecto semelhante, através da proposta de uma metodologia que cobrem a avaliação de critérios que dizem respeito ao perfil dos utilizadores, à área pedagógica e à área tecnológica.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01T00:00:00Z
2007
2009-06-16T11:37:59Z
2013-08-14T18:00:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/138
url http://hdl.handle.net/11328/138
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cota: TME 362
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302546228969472