Utilização de Dispositivos Eletrónicos e Consequências Visuais nas Crianças e Adolescentes Durante o Confinamento Motivado pela Pandemia SARS-CoV-2

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptista, Margarida
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Martinho, Mariana, Portela, Mariana, Picoto, Maria, Portelinha, Joana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48560/rspo.22341
Resumo: Introdução: Com a crescente utilização de dispositivos eletrónicos pelas crianças, levantam-se questões quanto aos efeitos deletérios na emetropização. O confinamento motivado pela pandemia SARS-CoV-2 levou ao aumento do uso de ecrãs pelas crianças em idade escolar. Neste trabalho pretende-se caracterizar o uso de ecrãs nesta faixa etária e avaliar o seu impacto nos sintomas oftalmológicos durante o período de confinamento. Material e Métodos: Estudo observacional retrospetivo. Foi aplicado um questionário online elaborado pelos investigadores. A população alvo compreendeu crianças dos 6 aos 16 anos, residentes em meio urbano, das áreas de influência do local de trabalho dos investigadores. A análise estatística foi processada no Excel e SPSS.  Resultados: Quatrocentas dezassete respostas foram incluídas no estudo. Constatou-se que, antes do confinamento, 57,1% das crianças utilizavam ecrãs por <2 Das crianças, 42,4% perderam 2 a 4 horas de atividades ao ar livre por semana. Apresentaram sintomas de astenopia, 56,1%. Dos sintomáticos, 49,1% referiram agravamento dos mesmos durante o confinamento. Verificou-se associação entre presença de sintomas oftalmológicos e a duração de exposição >2 horas/dia (p=0,002), erro refrativo (p=0,04) e o aumento de idade dos participantes (p<0,001). O agravamento dos sintomas no confinamento foi associado ao aumento de 4 horas/dia de exposição (p=0,02) e perda de >4 horas/semana de atividades ao ar livre (p=0,001). Conclusão: É fundamental o estudo contínuo de possíveis consequências na saúde visual das crianças em idade escolar de forma a regular o uso seguro dos ecrãs.
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