Estratégias empresariais e gestão das remunerações dos quadros superiores no sector de componentes para automóvel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, João Pedro Pina
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/4240
Resumo: Este artigo reflecte sobre a relação entre as estratégias empresariais e as práticas de gestão das remunerações para os quadros superiores nas empresas do sector de componentes para automóvel. A técnica de investigação utilizada foi o inquérito por questionário. A amostra é constituída por 72 empresas. Os resultados indicam que as práticas de gestão das remunerações para os quadros superiores apresentam diferenciações consoante as estratégias de negócio preconizadas pelas empresas do sector de componentes para automóvel. Concluímos, assim, que as empresas do sector de componentes para automóvel ao possuírem diferentes estratégias, possuem também diferentes formas de preconizar essas mesmas estratégias, as quais sustentam e são sustentadas por diferentes práticas de gestão das remunerações.
id RCAP_5197da93fe4c6e3a5ca3b50c5e27ed75
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/4240
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias empresariais e gestão das remunerações dos quadros superiores no sector de componentes para automóvelEstratégias empresariaisGestão das remuneraçõessector de componentesCorporate strategiesRemunerations managementAutomotive components industryEste artigo reflecte sobre a relação entre as estratégias empresariais e as práticas de gestão das remunerações para os quadros superiores nas empresas do sector de componentes para automóvel. A técnica de investigação utilizada foi o inquérito por questionário. A amostra é constituída por 72 empresas. Os resultados indicam que as práticas de gestão das remunerações para os quadros superiores apresentam diferenciações consoante as estratégias de negócio preconizadas pelas empresas do sector de componentes para automóvel. Concluímos, assim, que as empresas do sector de componentes para automóvel ao possuírem diferentes estratégias, possuem também diferentes formas de preconizar essas mesmas estratégias, as quais sustentam e são sustentadas por diferentes práticas de gestão das remunerações.These paper intends to make a reflection on the identification and characterization of relations between business strategies and some practical remunerations management for highly qualified professionals at automotive parts industry companies. The research method used was the survey. The study covers 72 companies. Results suggest that the remunerations management practices for highly qualified professionals present differentiations consonant business strategies at automotive parts industry companies. We conclude that the automotive parts industry companies when possessing different business strategies, also possess different forms to praise these same strategies, which support and are supported by some different remunerations management practices.Repositório ComumCordeiro, João Pedro Pina2013-05-24T12:50:36Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/4240porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:49:29Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/4240Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:05:42.474629Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias empresariais e gestão das remunerações dos quadros superiores no sector de componentes para automóvel
title Estratégias empresariais e gestão das remunerações dos quadros superiores no sector de componentes para automóvel
spellingShingle Estratégias empresariais e gestão das remunerações dos quadros superiores no sector de componentes para automóvel
Cordeiro, João Pedro Pina
Estratégias empresariais
Gestão das remunerações
sector de componentes
Corporate strategies
Remunerations management
Automotive components industry
title_short Estratégias empresariais e gestão das remunerações dos quadros superiores no sector de componentes para automóvel
title_full Estratégias empresariais e gestão das remunerações dos quadros superiores no sector de componentes para automóvel
title_fullStr Estratégias empresariais e gestão das remunerações dos quadros superiores no sector de componentes para automóvel
title_full_unstemmed Estratégias empresariais e gestão das remunerações dos quadros superiores no sector de componentes para automóvel
title_sort Estratégias empresariais e gestão das remunerações dos quadros superiores no sector de componentes para automóvel
author Cordeiro, João Pedro Pina
author_facet Cordeiro, João Pedro Pina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordeiro, João Pedro Pina
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias empresariais
Gestão das remunerações
sector de componentes
Corporate strategies
Remunerations management
Automotive components industry
topic Estratégias empresariais
Gestão das remunerações
sector de componentes
Corporate strategies
Remunerations management
Automotive components industry
description Este artigo reflecte sobre a relação entre as estratégias empresariais e as práticas de gestão das remunerações para os quadros superiores nas empresas do sector de componentes para automóvel. A técnica de investigação utilizada foi o inquérito por questionário. A amostra é constituída por 72 empresas. Os resultados indicam que as práticas de gestão das remunerações para os quadros superiores apresentam diferenciações consoante as estratégias de negócio preconizadas pelas empresas do sector de componentes para automóvel. Concluímos, assim, que as empresas do sector de componentes para automóvel ao possuírem diferentes estratégias, possuem também diferentes formas de preconizar essas mesmas estratégias, as quais sustentam e são sustentadas por diferentes práticas de gestão das remunerações.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-01-01T00:00:00Z
2013-05-24T12:50:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/4240
url http://hdl.handle.net/10400.26/4240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135308647759872