Componentes da gestão estratégica nas empresas do sector automóvel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro,João
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642009000300006
Resumo: Este artigo reflecte sobre alguns dos vectores da gestão estratégica (estratégias empresariais e dimensões do enfoque de gestão: equipamentos e tecnologias, estrutura, vantagens concorrenciais, produtos e processos) nas empresas do sector automóvel. A técnica de investigação utilizada foi o inquérito por questionário. A amostra é constituída por 72 empresas do sector português de componentes para automóvel. Os resultados indicam que a diferente conjugação das dimensões definidoras da gestão estratégica está na base de dois modelos contrastantes, a saber: um que inclui as empresas com estratégia assente na «inovação» e na «qualidade» e outro que inclui as empresas com estratégia assente nos «baixos custos». Concluímos que as empresas, ao possuírem diferentes estratégias de negócio, possuem também diferentes formas de preconizar essas mesmas estratégias, as quais sustentam e são sustentadas por diferentes enfoques de gestão, num processo de retroalimentação mútua.
id RCAP_5c89fc74768d9b713f69625817204efe
oai_identifier_str oai:scielo:S1645-44642009000300006
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Componentes da gestão estratégica nas empresas do sector automóvelGestão EstratégicaEstratégias EmpresariaisEnfoque de GestãoSector de Componentes para AutomóvelEste artigo reflecte sobre alguns dos vectores da gestão estratégica (estratégias empresariais e dimensões do enfoque de gestão: equipamentos e tecnologias, estrutura, vantagens concorrenciais, produtos e processos) nas empresas do sector automóvel. A técnica de investigação utilizada foi o inquérito por questionário. A amostra é constituída por 72 empresas do sector português de componentes para automóvel. Os resultados indicam que a diferente conjugação das dimensões definidoras da gestão estratégica está na base de dois modelos contrastantes, a saber: um que inclui as empresas com estratégia assente na «inovação» e na «qualidade» e outro que inclui as empresas com estratégia assente nos «baixos custos». Concluímos que as empresas, ao possuírem diferentes estratégias de negócio, possuem também diferentes formas de preconizar essas mesmas estratégias, as quais sustentam e são sustentadas por diferentes enfoques de gestão, num processo de retroalimentação mútua.INDEG-IUL - ISCTE Executive Education2009-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642009000300006Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa v.8 n.3 2009reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642009000300006Cordeiro,Joãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:17:09Zoai:scielo:S1645-44642009000300006Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:25:51.660255Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Componentes da gestão estratégica nas empresas do sector automóvel
title Componentes da gestão estratégica nas empresas do sector automóvel
spellingShingle Componentes da gestão estratégica nas empresas do sector automóvel
Cordeiro,João
Gestão Estratégica
Estratégias Empresariais
Enfoque de Gestão
Sector de Componentes para Automóvel
title_short Componentes da gestão estratégica nas empresas do sector automóvel
title_full Componentes da gestão estratégica nas empresas do sector automóvel
title_fullStr Componentes da gestão estratégica nas empresas do sector automóvel
title_full_unstemmed Componentes da gestão estratégica nas empresas do sector automóvel
title_sort Componentes da gestão estratégica nas empresas do sector automóvel
author Cordeiro,João
author_facet Cordeiro,João
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordeiro,João
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão Estratégica
Estratégias Empresariais
Enfoque de Gestão
Sector de Componentes para Automóvel
topic Gestão Estratégica
Estratégias Empresariais
Enfoque de Gestão
Sector de Componentes para Automóvel
description Este artigo reflecte sobre alguns dos vectores da gestão estratégica (estratégias empresariais e dimensões do enfoque de gestão: equipamentos e tecnologias, estrutura, vantagens concorrenciais, produtos e processos) nas empresas do sector automóvel. A técnica de investigação utilizada foi o inquérito por questionário. A amostra é constituída por 72 empresas do sector português de componentes para automóvel. Os resultados indicam que a diferente conjugação das dimensões definidoras da gestão estratégica está na base de dois modelos contrastantes, a saber: um que inclui as empresas com estratégia assente na «inovação» e na «qualidade» e outro que inclui as empresas com estratégia assente nos «baixos custos». Concluímos que as empresas, ao possuírem diferentes estratégias de negócio, possuem também diferentes formas de preconizar essas mesmas estratégias, as quais sustentam e são sustentadas por diferentes enfoques de gestão, num processo de retroalimentação mútua.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-07-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642009000300006
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642009000300006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642009000300006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv INDEG-IUL - ISCTE Executive Education
publisher.none.fl_str_mv INDEG-IUL - ISCTE Executive Education
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa v.8 n.3 2009
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137333457453056