Porque é que as pessoas existem : a voz ativa da criança no movimento da escola moderna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto, Rita Pinto de Moniz
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/8160
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada r apresentado no ISPA – Instituto Universitário/ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré- Escolar
id RCAP_51a7ba7f58db565f290bc05a04f36051
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/8160
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Porque é que as pessoas existem : a voz ativa da criança no movimento da escola modernaCriançasVoz ativaEducação pré-escolarMovimento da Escola ModernaChildrenActive voicePre-School EducationModern School MovementDomínio/Área Científica::Ciências SociaisRelatório da Prática de Ensino Supervisionada r apresentado no ISPA – Instituto Universitário/ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré- EscolarEste relatório tem como tema “A voz ativa da criança no contexto do Movimento da Escola Moderna”. Como objetivos, procura compreender que impacto tem no desenvolvimento da criança, o facto de esta ser mais participativa e ativa num ambiente de Educação pré-escolar (EPE), qual a influência do Movimento da Escola Moderna (MEM) na promoção da voz ativa da criança e perceber que papel tem o educador ao promover a participação e voz da criança. Este tema e objetivos surgiram no decorrer da minha prática supervisionada, realizada numa Instituição Privada de Solidariedade Social, onde a pedagogia utilizada é o MEM, sendo que a sala que me recebeu, era composta por um grupo de 23 crianças com idades compreendidas entre os 3 anos e os 5 anos, um grupo heterogéneo. Para a realização deste estudo, contei com a participação ativa das crianças, que observei atentamente recorrendo às notas de campo com o fim de me ajudar a compreender os objetivos traçados para a realização deste Relatório Final sobre a Prática Supervisionada. Também, para melhor esclarecer os objectivos delineados e os aspetos observados, realizei uma entrevista a educadora cooperante. A Metodologia utilizada foi, assim, qualitativa, permitindo-me refletir, de modo fundamentado, que a pedagogia aplicada pela instituição, bem como o trabalho realizado pela educadora, contribui para que as crianças sejam seres ativos no seu quotidiano em EPE, num contexto democrático em que desenvolvem um bom sentido interventivo e crítico face a si mesmas, aos outros e ao mundo que as rodeia. Permitiu-me ainda reconstruir a minha visão sobre a educação pré-escolar e de como profissionais podemos tornar melhor o dia a dia de uma criança, ouvindo-a, proporcionandolhe espaços e momentos para que esta seja autónoma e construindo a fundação para ser uma boa cidadã.This report has as its theme “The active voice of the child in the context of the Modern School Movement”. As goals, it seeks to understand what impact it has in the child’s development the fact that she is more participant and active in an environment of Pre-School Education, which is the influence of the Modern School Movement (MSM) in promoting the child’s active voice and to understand which role the educator has in promoting the participation and the child’s voice. This subject and goals emerged during my supervised practice, held in a Private Social Solidarity Institution, in which the pedagogy used is MSM, being that the room which received me was composed by a group of 23 children with ages between 3 year old and 5 yours old, a heterogeneous group. To accomplish this study I counted on the active participation of the children, whom I watched closely resorting to the field notes with the purpose of aiding me to understand the goals set for the accomplishment of this Final Report on the Supervised Practice. Additionally, to better clarify the set goals and the observed aspects, I held an interview to with the cooperative educator. The used methodology was, thereby, qualitative, allowing me to reflect, in a grounded way, that the pedagogy applied by the institution as well as the work performed by the educator contributes so that the children are active beings in their daily life, in a democratic context in which they develop a good interventional and critical sense towards themselves, the others and the world that surrounds them. It also allowed me to reconstruct my view on pre-school education and how future professionals can improve a child's day-to-day life, by listening and providing spaces and moments for children to be autonomous and become good citizens.Brito, Ana TeresaRepositório do ISPABarreto, Rita Pinto de Moniz2021-05-28T17:38:11Z2020-11-052020-11-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/8160TID:202545520porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-13T02:15:51Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/8160Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:25:59.727007Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Porque é que as pessoas existem : a voz ativa da criança no movimento da escola moderna
title Porque é que as pessoas existem : a voz ativa da criança no movimento da escola moderna
spellingShingle Porque é que as pessoas existem : a voz ativa da criança no movimento da escola moderna
Barreto, Rita Pinto de Moniz
Crianças
Voz ativa
Educação pré-escolar
Movimento da Escola Moderna
Children
Active voice
Pre-School Education
Modern School Movement
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
title_short Porque é que as pessoas existem : a voz ativa da criança no movimento da escola moderna
title_full Porque é que as pessoas existem : a voz ativa da criança no movimento da escola moderna
title_fullStr Porque é que as pessoas existem : a voz ativa da criança no movimento da escola moderna
title_full_unstemmed Porque é que as pessoas existem : a voz ativa da criança no movimento da escola moderna
title_sort Porque é que as pessoas existem : a voz ativa da criança no movimento da escola moderna
author Barreto, Rita Pinto de Moniz
author_facet Barreto, Rita Pinto de Moniz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brito, Ana Teresa
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreto, Rita Pinto de Moniz
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças
Voz ativa
Educação pré-escolar
Movimento da Escola Moderna
Children
Active voice
Pre-School Education
Modern School Movement
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
topic Crianças
Voz ativa
Educação pré-escolar
Movimento da Escola Moderna
Children
Active voice
Pre-School Education
Modern School Movement
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada r apresentado no ISPA – Instituto Universitário/ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré- Escolar
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-05
2020-11-05T00:00:00Z
2021-05-28T17:38:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/8160
TID:202545520
url http://hdl.handle.net/10400.12/8160
identifier_str_mv TID:202545520
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130122834411520