Relação entre os índices de aptidão física em adolescentes e o seu índice de massa corporal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/36880 |
Resumo: | O presente documento pretende descrever e refletir sobre as atividades desenvolvidas ao longo do Estágio Pedagógico, no ano letivo 2019/2020 numa Escola Básica dos 2.º E 3.º Ciclos do conselho de Olhão Pretendo deste modo fundamentar e refletir as opções metodológicas e didáticas realizadas nas seguintes dimensões: Profissional, social e ética; Desenvolvimento do ensino e da aprendizagem; Participação na escola e relação com a comunidade e Desenvolvimento profissional ao longo da vida. A prática letiva afirmou-se como uma das principais componentes do estágio, sendo possível atuar numa turma de 3º ciclo (9º ano). Seguimos de forma continua as fases de planeamento, de realização, e de controlo e avaliação da nossa intervenção. O Estágio Pedagógico é uma etapa de aprendizagem fundamental para a nossa formação inicial enquanto professores, tendo sido uma experiência de grande cumplicidade e partilha pedagógica, que não incidiu apenas na lecionação das aulas, mas também englobou a capacidade de gerir e refletir processos, através da análise crítica de diversos fatores que permitissem tomar decisões mais coerentes de acordo com os objetivos propostos. Todo o Estágio Pedagógico teve por base promover transformações nos alunos, sendo que acreditamos que o Professor é um agente catalisador que promove a estimulação das potencialidades e o desenvolvimento das capacidades dos alunos com intuito de lhes fornecer ferramentas para que sejam capazes de se adaptar à sociedade de hoje e de amanhã. |
id |
RCAP_51ae9b219f313fd1d4ab8ed03ab4b786 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/36880 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relação entre os índices de aptidão física em adolescentes e o seu índice de massa corporalEstágio pedagógicoEscolaEducação físicaPrática letivaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente documento pretende descrever e refletir sobre as atividades desenvolvidas ao longo do Estágio Pedagógico, no ano letivo 2019/2020 numa Escola Básica dos 2.º E 3.º Ciclos do conselho de Olhão Pretendo deste modo fundamentar e refletir as opções metodológicas e didáticas realizadas nas seguintes dimensões: Profissional, social e ética; Desenvolvimento do ensino e da aprendizagem; Participação na escola e relação com a comunidade e Desenvolvimento profissional ao longo da vida. A prática letiva afirmou-se como uma das principais componentes do estágio, sendo possível atuar numa turma de 3º ciclo (9º ano). Seguimos de forma continua as fases de planeamento, de realização, e de controlo e avaliação da nossa intervenção. O Estágio Pedagógico é uma etapa de aprendizagem fundamental para a nossa formação inicial enquanto professores, tendo sido uma experiência de grande cumplicidade e partilha pedagógica, que não incidiu apenas na lecionação das aulas, mas também englobou a capacidade de gerir e refletir processos, através da análise crítica de diversos fatores que permitissem tomar decisões mais coerentes de acordo com os objetivos propostos. Todo o Estágio Pedagógico teve por base promover transformações nos alunos, sendo que acreditamos que o Professor é um agente catalisador que promove a estimulação das potencialidades e o desenvolvimento das capacidades dos alunos com intuito de lhes fornecer ferramentas para que sejam capazes de se adaptar à sociedade de hoje e de amanhã.Vieira, FernandoRepositório ComumInácio, Francisco2021-06-23T14:33:10Z2021-03-082021-03-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/36880TID:202734463porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:20:16Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/36880Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:22.242705Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relação entre os índices de aptidão física em adolescentes e o seu índice de massa corporal |
title |
Relação entre os índices de aptidão física em adolescentes e o seu índice de massa corporal |
spellingShingle |
Relação entre os índices de aptidão física em adolescentes e o seu índice de massa corporal Inácio, Francisco Estágio pedagógico Escola Educação física Prática letiva Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relação entre os índices de aptidão física em adolescentes e o seu índice de massa corporal |
title_full |
Relação entre os índices de aptidão física em adolescentes e o seu índice de massa corporal |
title_fullStr |
Relação entre os índices de aptidão física em adolescentes e o seu índice de massa corporal |
title_full_unstemmed |
Relação entre os índices de aptidão física em adolescentes e o seu índice de massa corporal |
title_sort |
Relação entre os índices de aptidão física em adolescentes e o seu índice de massa corporal |
author |
Inácio, Francisco |
author_facet |
Inácio, Francisco |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vieira, Fernando Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Inácio, Francisco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio pedagógico Escola Educação física Prática letiva Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Estágio pedagógico Escola Educação física Prática letiva Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente documento pretende descrever e refletir sobre as atividades desenvolvidas ao longo do Estágio Pedagógico, no ano letivo 2019/2020 numa Escola Básica dos 2.º E 3.º Ciclos do conselho de Olhão Pretendo deste modo fundamentar e refletir as opções metodológicas e didáticas realizadas nas seguintes dimensões: Profissional, social e ética; Desenvolvimento do ensino e da aprendizagem; Participação na escola e relação com a comunidade e Desenvolvimento profissional ao longo da vida. A prática letiva afirmou-se como uma das principais componentes do estágio, sendo possível atuar numa turma de 3º ciclo (9º ano). Seguimos de forma continua as fases de planeamento, de realização, e de controlo e avaliação da nossa intervenção. O Estágio Pedagógico é uma etapa de aprendizagem fundamental para a nossa formação inicial enquanto professores, tendo sido uma experiência de grande cumplicidade e partilha pedagógica, que não incidiu apenas na lecionação das aulas, mas também englobou a capacidade de gerir e refletir processos, através da análise crítica de diversos fatores que permitissem tomar decisões mais coerentes de acordo com os objetivos propostos. Todo o Estágio Pedagógico teve por base promover transformações nos alunos, sendo que acreditamos que o Professor é um agente catalisador que promove a estimulação das potencialidades e o desenvolvimento das capacidades dos alunos com intuito de lhes fornecer ferramentas para que sejam capazes de se adaptar à sociedade de hoje e de amanhã. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-23T14:33:10Z 2021-03-08 2021-03-08T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/36880 TID:202734463 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/36880 |
identifier_str_mv |
TID:202734463 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134918032228352 |