Relatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/8681 |
Resumo: | Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: Este Relatório de Estágio de Qualificação Profissional situa-se no contexto da Educação Pré-Escolar e tem como propósito revelar o trabalho desenvolvido pela mestranda, bem como as aprendizagens efetuadas, no âmbito da sua prática pedagógica no Centro Social da Paróquia de Nossa Senhora da Ajuda, na freguesia de Lordelo do Ouro, com um grupo de crianças de um e dois anos de idade ao longo de um semestre. As competências profissionais foram desenvolvidas numa perspetiva de construção colaborativa que envolveu todos os atores do processo de formação profissional, sendo eles a orientadora cooperante, a díade pedagógica e a supervisora da escola de formação. A colaboração entre estes atores visou a construção de um perfil profissional que promoveu o desenvolvimento das competências socioprofissionais e pessoais, de forma fundamentada, reflexiva, integrada e autonomizante, à luz do princípio da formação ao longo da vida que encara a educação como um processo infinito de aperfeiçoamentos contínuos, procurando a excelência da ação que se desenvolve. Toda a prática profissional foi sustentada na metodologia de investigação-ação que se desenrolou a partir de um olhar atento da realidade e de uma atitude de permanente questionamento sobre a mesma. Assim, a mestranda envolveu-se numa prática pedagógica reflexiva e investigativa, que proporcionou o desenvolvimento de atitudes indagadoras e críticas, a partir da problematização da ação. A adoção de uma prática reflexiva permitiu uma investigação sistemática sobre a ação e através da sua interpretação foi possível compreendê-la e exercer adaptações que permitiram uma flexibilização na tomada de opções em prol do grupo. A fundamentação de todo o processo só foi possível através do recurso a pressupostos teóricos e legais de relevo que ofereceram oportunidades de aprendizagem integradas e integradoras, pautadas por uma atuação na zona de desenvolvimento proximal das crianças, contribuindo para uma educação de qualidade. |
id |
RCAP_51b4aec73a245a42b916ed7aa79c4318 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8681 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar)Relatório de estágioCrecheMetodologia de investigação-açãoDesenvolvimento pessoal e profissionalInovação pedagógicaChildcareAction-research methodologyPersonal and professional developmentPedagogical innovationPerfil generalistaInvestigação-açãoCurrículoIntegração CurricularGeneralist profileResearch-actionCurriculumCurriculum integrationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: Este Relatório de Estágio de Qualificação Profissional situa-se no contexto da Educação Pré-Escolar e tem como propósito revelar o trabalho desenvolvido pela mestranda, bem como as aprendizagens efetuadas, no âmbito da sua prática pedagógica no Centro Social da Paróquia de Nossa Senhora da Ajuda, na freguesia de Lordelo do Ouro, com um grupo de crianças de um e dois anos de idade ao longo de um semestre. As competências profissionais foram desenvolvidas numa perspetiva de construção colaborativa que envolveu todos os atores do processo de formação profissional, sendo eles a orientadora cooperante, a díade pedagógica e a supervisora da escola de formação. A colaboração entre estes atores visou a construção de um perfil profissional que promoveu o desenvolvimento das competências socioprofissionais e pessoais, de forma fundamentada, reflexiva, integrada e autonomizante, à luz do princípio da formação ao longo da vida que encara a educação como um processo infinito de aperfeiçoamentos contínuos, procurando a excelência da ação que se desenvolve. Toda a prática profissional foi sustentada na metodologia de investigação-ação que se desenrolou a partir de um olhar atento da realidade e de uma atitude de permanente questionamento sobre a mesma. Assim, a mestranda envolveu-se numa prática pedagógica reflexiva e investigativa, que proporcionou o desenvolvimento de atitudes indagadoras e críticas, a partir da problematização da ação. A adoção de uma prática reflexiva permitiu uma investigação sistemática sobre a ação e através da sua interpretação foi possível compreendê-la e exercer adaptações que permitiram uma flexibilização na tomada de opções em prol do grupo. A fundamentação de todo o processo só foi possível através do recurso a pressupostos teóricos e legais de relevo que ofereceram oportunidades de aprendizagem integradas e integradoras, pautadas por uma atuação na zona de desenvolvimento proximal das crianças, contribuindo para uma educação de qualidade.Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: This Internship Report of Professional Qualification, set in the context of pre-school education has the purpose to reveal the work of the graduate student and the learning obtained in the context of her practice at Centro Social da Paróquia de Nossa Senhora da Ajuda, in the parish of Lordelo do Ouro, with a group of children between one and two years of age over a semester. Professional skills were developed in a perspective of collaborative construction involving all actors in the educational process, namely the cooperative guiding, the pedagogic dyad and the supervisor of the training school. The collaboration between these actors aimed for the building of a professional profile that promoted the development of socio-professional and personal skills, in a reasoned, reflective, integrated and autonomous way in the light of the principle of lifelong education, which sees education as an endless process of continuous improvements, looking for excellence of the action that unfolds. All professional practice was sustained in the action-research methodology that unfolded from a close look at the reality and an attitude of constant questioning about the same. Therefore, the graduate student involved herself in a reflective and investigative teaching practice, which enabled the development of inquiring attitudes and criticisms from the questioning of the action. Adopting a reflective practice allowed a systematic investigation of the actions and through its interpretation was possible to understand and exercise adaptations that allowed greater flexibility in making choices on behalf of the group. The basis of the whole process was only possible through the use of theoretical assumptions and prominent legal references that offered learning opportunities integrated and inclusive, guided by a performance in the zone of proximal development of the children, contributing for the quality of education.Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: Para a obtenção do grau de mestre realizaram-se dois relatórios de estágio que se inseriram na Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada que faz parte do plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico no qual a mestranda desenvolveu capacidades e saberes profissionais consagrados nas dimensões dos perfis geral e específico de desempenho do educador de infância e do professor do 1.º CEB, consagrados nos decretos-lei n.os 240 e 241 de 30 de agosto de 2001. O presente relatório ilustra o processo de formação da mestranda no estágio do 1.º CEB e em anexo encontra-se o percurso construído na EPE (cf. Anexo 1). Ambos os períodos foram basilares para a construção dos suportes para o desenvolvimento da docência e as ações desenvolvidas foram sustentadas num rigoroso e adequado quadro teóricoconcetual. Para uma gestão flexível do currículo houve um envolvimento numa metodologia de investigação-ação que pressupôs uma atitude crítico-reflexiva que mobilizou para a prática um pensamento estratégico fundado nos ciclos sucessivos de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação que tinham como objetivos a melhoria da qualidade do ensino e o desenvolvimento pessoal e profissional da formanda. As experiências proporcionadas às crianças foram organizadas segundo princípios de integração curricular para que os significados construídos a partir delas fossem fluídos e dinâmicos através da contribuição de várias áreas do conhecimento. Esta gestão exigiu um conjunto de competências profissionais e um pensamento estratégico que foram convocados para a ação sob a forma de estratégias pedagógicas diversificadas.Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: In order to obtain the master’s degree, two intership reports have been made. These reports are inserted in the course called Prática Pedagógica Supervisionada that is part of the study plan of Masters in Pedagogic Supervision in Kindergarten Education and 1st Cycle of Basic Education in which the master student has developed professional knowledge and capacities consecrated in general and specific profiles of the performance of kindergarten educators and of 1st Cycle of Basic Education (CEB) teachers that are established in the law decrees nº 240 and 241 of August 30th of 2001. This report shows the formation process of the master student on her 1st CEB internship. Here is attached the trajectory built in the EPE (cf. attachment nº1). Both periods were fundamental for the construction of the pillars for the development of teaching and all the developed actions were sustained by a strict and proper theoretical and conceptual framework. For a flexible management of the curriculum, an involvement in a methodology based on research-action was made and it assumed a critical-reflexive attitude that mobilized, to practice, a strategic thought based on the successive cycles of observation, planning, action, reflection and evaluation that had the improvement of the quality of education, personal and professional development of the student as main goals. The experiences provided to children were organized following principles of the curriculum integration so that meanings constructed from them were fluid and dynamic through contribution in several fields of knowledge. This management required a set of professional skills and strategic thoughts that were called for action in the form of varied teaching strategies.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRibeiro, Deolinda Alice Dias PedrosoGuimarães, Maria de Fátima Silva Santos MarquesSá, Susana MarquesRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRodrigues, Ana Rute Zamith2016-11-21T18:49:12Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8681TID:201361787porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-31T01:47:01Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8681Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:28.887789Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar) Relatório de estágio |
title |
Relatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar) |
spellingShingle |
Relatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar) Rodrigues, Ana Rute Zamith Creche Metodologia de investigação-ação Desenvolvimento pessoal e profissional Inovação pedagógica Childcare Action-research methodology Personal and professional development Pedagogical innovation Perfil generalista Investigação-ação Currículo Integração Curricular Generalist profile Research-action Curriculum Curriculum integration Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar) |
title_full |
Relatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar) |
title_fullStr |
Relatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar) |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar) |
title_sort |
Relatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar) |
author |
Rodrigues, Ana Rute Zamith |
author_facet |
Rodrigues, Ana Rute Zamith |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso Guimarães, Maria de Fátima Silva Santos Marques Sá, Susana Marques Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Ana Rute Zamith |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Creche Metodologia de investigação-ação Desenvolvimento pessoal e profissional Inovação pedagógica Childcare Action-research methodology Personal and professional development Pedagogical innovation Perfil generalista Investigação-ação Currículo Integração Curricular Generalist profile Research-action Curriculum Curriculum integration Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Creche Metodologia de investigação-ação Desenvolvimento pessoal e profissional Inovação pedagógica Childcare Action-research methodology Personal and professional development Pedagogical innovation Perfil generalista Investigação-ação Currículo Integração Curricular Generalist profile Research-action Curriculum Curriculum integration Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: Este Relatório de Estágio de Qualificação Profissional situa-se no contexto da Educação Pré-Escolar e tem como propósito revelar o trabalho desenvolvido pela mestranda, bem como as aprendizagens efetuadas, no âmbito da sua prática pedagógica no Centro Social da Paróquia de Nossa Senhora da Ajuda, na freguesia de Lordelo do Ouro, com um grupo de crianças de um e dois anos de idade ao longo de um semestre. As competências profissionais foram desenvolvidas numa perspetiva de construção colaborativa que envolveu todos os atores do processo de formação profissional, sendo eles a orientadora cooperante, a díade pedagógica e a supervisora da escola de formação. A colaboração entre estes atores visou a construção de um perfil profissional que promoveu o desenvolvimento das competências socioprofissionais e pessoais, de forma fundamentada, reflexiva, integrada e autonomizante, à luz do princípio da formação ao longo da vida que encara a educação como um processo infinito de aperfeiçoamentos contínuos, procurando a excelência da ação que se desenvolve. Toda a prática profissional foi sustentada na metodologia de investigação-ação que se desenrolou a partir de um olhar atento da realidade e de uma atitude de permanente questionamento sobre a mesma. Assim, a mestranda envolveu-se numa prática pedagógica reflexiva e investigativa, que proporcionou o desenvolvimento de atitudes indagadoras e críticas, a partir da problematização da ação. A adoção de uma prática reflexiva permitiu uma investigação sistemática sobre a ação e através da sua interpretação foi possível compreendê-la e exercer adaptações que permitiram uma flexibilização na tomada de opções em prol do grupo. A fundamentação de todo o processo só foi possível através do recurso a pressupostos teóricos e legais de relevo que ofereceram oportunidades de aprendizagem integradas e integradoras, pautadas por uma atuação na zona de desenvolvimento proximal das crianças, contribuindo para uma educação de qualidade. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z 2016-11-21T18:49:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/8681 TID:201361787 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/8681 |
identifier_str_mv |
TID:201361787 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131390856396800 |