As reuniões de pais : a perspetiva dos pais e professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Sara Travassos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1608
Resumo: Relatório final apresentado para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré- Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_51d2c4468adafc5f85058735aa50fa9f
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1608
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As reuniões de pais : a perspetiva dos pais e professores do 1.º Ciclo do Ensino Básicorelação escola-família1.º ciclopaisprofessoresreunião de paissucesso educativoschool-parents relationshipelementary schoolparentsteachersparents/teachers meetingsschool achievementRelatório final apresentado para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré- Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoA questão problema “As reuniões de pais: qual a perspetiva dos pais e dos professores do 1.º ciclo do Ensino Básico?” surgiu durante a prática profissional realizada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e foi o ponto de partida para a realização do presente Relatório Final. Este relatório tem como objetivo refletir sobre a importância da comunicação entre os professores e os pais, compreender e analisar a preparação e condução das reuniões de pais, assim como a influência da família no desempenho escolar da criança. Na primeira parte deste relatório, apresento uma breve contextualização dos níveis de ensino em que estagiei – Creche, Pré- Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório foi desenvolvido numa perspetiva de desenvolvimento pessoal e profissional. Por isso, revela uma postura crítica e reflexiva em relação à prática educativa. Na segunda parte, é apresentado o trabalho de investigação acerca da problemática em questão, não esquecendo que tanto pais como professores dão grande relevância às reuniões de pais. É através destas que se estabelece o diálogo entre a escola e a família, que facilita a integração do aluno na escola e reforça as suas aprendizagens. Para finalizar o presente relatório, é feita uma análise aos inquéritos aplicados aos encarregados de educação e às entrevistas semiestruturadas efetuadas aos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico.The question for this study“ Parents/teachers meetings: what is the perception of parents and teachers at Basic Education level ?” came up during the internships under the Masters Course in Early Childhood Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education held at the Escola Superior de Educação de Santarém. This study aims at understanding and thinking about the importance of communication between teachers and parents, examining the course of parent/teacher meetings and the influence of parents on the child’s school achievement. In the first part of this study I will offer a brief description of the various teaching levels I worked in – nursery, pre-school and elementary school. This report was written from the standpoint of personal and professional development; therefore it contains a critical and reflexive stance in regard to the actual teaching practice. The second part includes the research regarding the issue of this thesis. It should be emphasized that both teachers and parents take these meetings into great account, once they allow the possibility to keep open the dialogue between the school and the parents, thus contributing to the child’s integration at school and enhancing his learning process. The final part of this thesis proposes the study of the questionnaire made to parents. It also includes the content analysis of the interviews carried out to teachers at the 1st Cycle of Basic Education.Marques, RamiroRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémRodrigues, Sara Travassos2016-10-24T19:42:04Z2016-07-062016-07-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1608TID:201237105porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:31:27Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1608Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:49.971118Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As reuniões de pais : a perspetiva dos pais e professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title As reuniões de pais : a perspetiva dos pais e professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle As reuniões de pais : a perspetiva dos pais e professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Rodrigues, Sara Travassos
relação escola-família
1.º ciclo
pais
professores
reunião de pais
sucesso educativo
school-parents relationship
elementary school
parents
teachers
parents/teachers meetings
school achievement
title_short As reuniões de pais : a perspetiva dos pais e professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full As reuniões de pais : a perspetiva dos pais e professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr As reuniões de pais : a perspetiva dos pais e professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed As reuniões de pais : a perspetiva dos pais e professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort As reuniões de pais : a perspetiva dos pais e professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Rodrigues, Sara Travassos
author_facet Rodrigues, Sara Travassos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, Ramiro
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Sara Travassos
dc.subject.por.fl_str_mv relação escola-família
1.º ciclo
pais
professores
reunião de pais
sucesso educativo
school-parents relationship
elementary school
parents
teachers
parents/teachers meetings
school achievement
topic relação escola-família
1.º ciclo
pais
professores
reunião de pais
sucesso educativo
school-parents relationship
elementary school
parents
teachers
parents/teachers meetings
school achievement
description Relatório final apresentado para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré- Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-24T19:42:04Z
2016-07-06
2016-07-06T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1608
TID:201237105
url http://hdl.handle.net/10400.15/1608
identifier_str_mv TID:201237105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137028437180416