A relação entre a participação dos pais e o (in)sucesso escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Cristina Silvestre
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/8236
Resumo: O Relatório Final de Estágio (RFE) que apresentamos foi materializado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada que integra o plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. Este relatório encontrase dividido em duas partes. Na primeira parte deste Relatório incidimos criticoreflexivamente sobre as experiências e aprendizagens potenciadas pela Prática de Ensino Supervisionada, em contexto de Educação Pré-Escolar (EPE) e 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). A reflexão apresentada é sustentada pelas orientações preconizadas pelos Padrões de Desempenho Docente. Na segunda parte, damos a conhecer a investigação levada a cabo num agrupamento de escolas da zona centro, com características rurais. Os inquéritos por questionário foram aplicados aos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico e pais/encarregados de educação com filhos/educandos que frequentam o 1.º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas onde a investigação foi realizada, de modo a analisar a importância do envolvimento dos pais/ EE na vida escolar dos filhos/educandos para que estes atinjam o sucesso, perceber também as dinâmicas entre os pais/EE, professores e alunos, assim como compreender que impacto que estas dinâmicas têm no sucesso dos alunos, construindo assim conhecimento no âmbito da relação entre a participação dos pais e o (in)sucesso escolar. Com os dados obtidos é-nos dado verificar que a participação dos pais na escola interfere com o sucesso escolar dos alunos, dando assim resposta à questão-problema. Os resultados permitem-nos concluir que a dinâmica positiva entre pais/EE e professores, neste caso em concreto no 1.º CEB, impacta positivamente os alunos e o seu sucesso na escola.
id RCAP_52b5d2e6716871c355f144e6947fc96b
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/8236
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A relação entre a participação dos pais e o (in)sucesso escolarPais/Encarregados de EducaçãoProfessoresSucesso EscolarRelação Escola-FamíliaParents/GuardiansTeachersSchool SuccessSchool-Family RelationshipO Relatório Final de Estágio (RFE) que apresentamos foi materializado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada que integra o plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. Este relatório encontrase dividido em duas partes. Na primeira parte deste Relatório incidimos criticoreflexivamente sobre as experiências e aprendizagens potenciadas pela Prática de Ensino Supervisionada, em contexto de Educação Pré-Escolar (EPE) e 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). A reflexão apresentada é sustentada pelas orientações preconizadas pelos Padrões de Desempenho Docente. Na segunda parte, damos a conhecer a investigação levada a cabo num agrupamento de escolas da zona centro, com características rurais. Os inquéritos por questionário foram aplicados aos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico e pais/encarregados de educação com filhos/educandos que frequentam o 1.º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas onde a investigação foi realizada, de modo a analisar a importância do envolvimento dos pais/ EE na vida escolar dos filhos/educandos para que estes atinjam o sucesso, perceber também as dinâmicas entre os pais/EE, professores e alunos, assim como compreender que impacto que estas dinâmicas têm no sucesso dos alunos, construindo assim conhecimento no âmbito da relação entre a participação dos pais e o (in)sucesso escolar. Com os dados obtidos é-nos dado verificar que a participação dos pais na escola interfere com o sucesso escolar dos alunos, dando assim resposta à questão-problema. Os resultados permitem-nos concluir que a dinâmica positiva entre pais/EE e professores, neste caso em concreto no 1.º CEB, impacta positivamente os alunos e o seu sucesso na escola.The Final Internship Report (RFE) that we present was materialized within the scope of the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice that integrates the study plan of the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education of the Escola Superior de Educação from the Polytechnic Institute of Viseu. This report is divided into two parts. In the first part of this Report, we focus critically and reflexively on the experiences and learning potentialized by the Practice of Supervised Teaching, in the context of Pre-School Education (EPE) and 1st Cycle of Basic Education (CEB). The reflection presented is supported by the guidelines recommended by the Teaching Performance Standards. In the second part, we present the research carried out in a group of schools in the central area, with rural characteristics, using the questionnaire survey. Questionnaire surveys were applied to teachers of the 1st Cycle of Basic Education and parents/guardians with children/students who attend the 1st Cycle of Basic Education of the Grouping of Schools where the investigation was carried out, in order to analyze the importance of involving parents/EE in the school life of their children/students so that they achieve success, also understanding the dynamics between parents/EE, teachers and students, as well as understanding the impact that these dynamics have on student success, thus building knowledge within the scope of the relationship between parental participation and school (failure) success. With the data obtained, we can verify that the participation of parents in the school interferes with the academic success of the students, thus giving an answer to the question-problem. The results allow us to conclude that the positive dynamic between parents/EE and teachers, in this specific case in the 1st CEB, has a positive impact on students and their success at school.Rocha, JoãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuSantos, Ana Cristina Silvestre2024-02-06T14:19:15Z2023-07-182023-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/8236TID:203518063pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-10T02:30:37Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/8236Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:37:24.995022Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A relação entre a participação dos pais e o (in)sucesso escolar
title A relação entre a participação dos pais e o (in)sucesso escolar
spellingShingle A relação entre a participação dos pais e o (in)sucesso escolar
Santos, Ana Cristina Silvestre
Pais/Encarregados de Educação
Professores
Sucesso Escolar
Relação Escola-Família
Parents/Guardians
Teachers
School Success
School-Family Relationship
title_short A relação entre a participação dos pais e o (in)sucesso escolar
title_full A relação entre a participação dos pais e o (in)sucesso escolar
title_fullStr A relação entre a participação dos pais e o (in)sucesso escolar
title_full_unstemmed A relação entre a participação dos pais e o (in)sucesso escolar
title_sort A relação entre a participação dos pais e o (in)sucesso escolar
author Santos, Ana Cristina Silvestre
author_facet Santos, Ana Cristina Silvestre
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rocha, João
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ana Cristina Silvestre
dc.subject.por.fl_str_mv Pais/Encarregados de Educação
Professores
Sucesso Escolar
Relação Escola-Família
Parents/Guardians
Teachers
School Success
School-Family Relationship
topic Pais/Encarregados de Educação
Professores
Sucesso Escolar
Relação Escola-Família
Parents/Guardians
Teachers
School Success
School-Family Relationship
description O Relatório Final de Estágio (RFE) que apresentamos foi materializado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada que integra o plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. Este relatório encontrase dividido em duas partes. Na primeira parte deste Relatório incidimos criticoreflexivamente sobre as experiências e aprendizagens potenciadas pela Prática de Ensino Supervisionada, em contexto de Educação Pré-Escolar (EPE) e 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). A reflexão apresentada é sustentada pelas orientações preconizadas pelos Padrões de Desempenho Docente. Na segunda parte, damos a conhecer a investigação levada a cabo num agrupamento de escolas da zona centro, com características rurais. Os inquéritos por questionário foram aplicados aos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico e pais/encarregados de educação com filhos/educandos que frequentam o 1.º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas onde a investigação foi realizada, de modo a analisar a importância do envolvimento dos pais/ EE na vida escolar dos filhos/educandos para que estes atinjam o sucesso, perceber também as dinâmicas entre os pais/EE, professores e alunos, assim como compreender que impacto que estas dinâmicas têm no sucesso dos alunos, construindo assim conhecimento no âmbito da relação entre a participação dos pais e o (in)sucesso escolar. Com os dados obtidos é-nos dado verificar que a participação dos pais na escola interfere com o sucesso escolar dos alunos, dando assim resposta à questão-problema. Os resultados permitem-nos concluir que a dinâmica positiva entre pais/EE e professores, neste caso em concreto no 1.º CEB, impacta positivamente os alunos e o seu sucesso na escola.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-18
2023-07-18T00:00:00Z
2024-02-06T14:19:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/8236
TID:203518063
url http://hdl.handle.net/10400.19/8236
identifier_str_mv TID:203518063
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137424866017280