Análise de filmes sobre a aprendizagem em estudantes universitários : efeitos na conceção de aprendizagem e na competência de análise de filmes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Inês Pereira Mano
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/58429
Resumo: Dissertação de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia da Educação e da Orientação), 2020, Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia
id RCAP_51e00c00b391d5a2d3a07d1099f938b2
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/58429
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise de filmes sobre a aprendizagem em estudantes universitários : efeitos na conceção de aprendizagem e na competência de análise de filmesCinema educativoCompetênciaEstudantes universitários - PortugalAprendizagem académicaTeses de mestrado - 2020Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia da Educação e da Orientação), 2020, Universidade de Lisboa, Faculdade de PsicologiaA intervenção psicoeducacional tem procurado, por diferentes estratégias, melhorar a aprendizagem dos estudantes. A presente investigação utilizou um desenho de experiência de casos múltiplos para estudar os efeitos de uma intervenção, que promove a análise de cenas de filmes na temática da aprendizagem, na conceção de aprendizagem e na competência de análise de imagens paradas de filmes em estudantes universitários. Nos momentos pré e pós-teste, a amostra de 20 participantes foi avaliada quanto a essas variáveis, respetivamente, através do Inventário de Conceções de Aprendizagem – COLI e da Taxonomia SOLO aplicada a comentários escritos sobre uma imagem de um filme. Dez desses estudantes não participaram na intervenção e os restantes dez participaram. Nestes últimos também foi analisada a sua perceção do impacto da intervenção, por análise temática do conteúdo de uma resposta sobre esse impacto. Esperava-se que o grupo com intervenção apresentasse variabilidade interindividual, mas que a maioria dos casos aumentasse a sua conceção qualitativa de aprendizagem, diminuísse a conceção quantitativa e aumentasse na competência de análise de imagens paradas de filmes. Os resultados mostraram que este tipo de intervenção pode ter benefícios na conceção de aprendizagem e na competência de análise de imagens paradas de filmes, especialmente na melhoria da conceção qualitativa. Este estudo exploratório abre caminho para outros estudos sobre a intervenção utilizada, com amostras de maior dimensão, que poderão revelar o seu potencial de melhorar o processo e a qualidade da aprendizagem dos estudantes.Psychoeducational intervention has sought, through different strategies, to improve students’ learning. This research has used a multiple-case experiment design to study the effects of an intervention, that promotes the analysis of film scenes on the subject of learning, on the conception of learning and the analysis competence of still images from films in university students. In the pre-test and post-test moments, the sample of 20 participants was evaluated on these variables, respectively, through the Conceptions of Learning Inventory – COLI and the SOLO Taxonomy applied to written comments on a film image. Ten of these students did not participate in the intervention and the remaining ten did. The latter were also analysed in their perception of the impact of the intervention, by a thematic analysis of the content of an answer on that impact. It was expected that the intervention group would present interindividual variability, but that most of the cases would increase their qualitative conception of learning, decrease their quantitative conception, and increase their analysis competence of still images from films. The results show that this type of intervention can have benefits in the conception of learning and in the analysis competence of still images from films, especially in the improvement of the qualitative conception. This exploratory study paves the way for further studies on this type of intervention, with larger samples, that may reveal its potential to improve the process and the quality of students’ learning.Duarte, António Manuel, 1961-Repositório da Universidade de LisboaSoares, Inês Pereira Mano2023-07-04T15:17:51Z20202020-10-032020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/58429TID:202694453porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:07:20Zoai:repositorio.ul.pt:10451/58429Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:08:43.742270Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise de filmes sobre a aprendizagem em estudantes universitários : efeitos na conceção de aprendizagem e na competência de análise de filmes
title Análise de filmes sobre a aprendizagem em estudantes universitários : efeitos na conceção de aprendizagem e na competência de análise de filmes
spellingShingle Análise de filmes sobre a aprendizagem em estudantes universitários : efeitos na conceção de aprendizagem e na competência de análise de filmes
Soares, Inês Pereira Mano
Cinema educativo
Competência
Estudantes universitários - Portugal
Aprendizagem académica
Teses de mestrado - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Análise de filmes sobre a aprendizagem em estudantes universitários : efeitos na conceção de aprendizagem e na competência de análise de filmes
title_full Análise de filmes sobre a aprendizagem em estudantes universitários : efeitos na conceção de aprendizagem e na competência de análise de filmes
title_fullStr Análise de filmes sobre a aprendizagem em estudantes universitários : efeitos na conceção de aprendizagem e na competência de análise de filmes
title_full_unstemmed Análise de filmes sobre a aprendizagem em estudantes universitários : efeitos na conceção de aprendizagem e na competência de análise de filmes
title_sort Análise de filmes sobre a aprendizagem em estudantes universitários : efeitos na conceção de aprendizagem e na competência de análise de filmes
author Soares, Inês Pereira Mano
author_facet Soares, Inês Pereira Mano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Duarte, António Manuel, 1961-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Inês Pereira Mano
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema educativo
Competência
Estudantes universitários - Portugal
Aprendizagem académica
Teses de mestrado - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Cinema educativo
Competência
Estudantes universitários - Portugal
Aprendizagem académica
Teses de mestrado - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia da Educação e da Orientação), 2020, Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-10-03
2020-01-01T00:00:00Z
2023-07-04T15:17:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/58429
TID:202694453
url http://hdl.handle.net/10451/58429
identifier_str_mv TID:202694453
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134642384666624