Educação em ciências com orientação CTS: revisão de estudos no ensino básico em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/23607 |
Resumo: | Vivemos hoje numa sociedade eminentemente tecnológica e científica, sendo prova disso o contacto precoce que as crianças mantêm com aparelhos tecnológicos. É atendendo às características próprias de tenras idades que vários investigadores têm destacado a importância e a necessidade de uma Educação em Ciências desde os primeiros anos. Neste contexto, uma preocupação das escolas será formar cidadãos cientificamente cultos para que possam responder de forma crítica, autónoma e fundamentada a problemas que lhes possam surgir no dia a dia. É nesta ordem de ideias que alguns autores propõem um Ensino das Ciências com orientação Ciência – Tecnologia – Sociedade (CTS), onde se privilegiem, entre outras, as interpelações entre C, T e S, nomeadamente as questões do quotidiano. Vários referenciais desta orientação consideram que a mesma permite que os alunos atribuam significado às suas aprendizagens. Assim o presente estudo foi desenvolvido com a finalidade de sintetizar e definir o status atual da investigação sobre Educação em Ciências com orientação CTS. Foram ainda definidos objetivos que passam por, entre outros, compilar o conhecimento científico resultante da investigação nesta área, com vista à reflexão sobre as atuais práticas docentes, e por divulgar estratégias e recursos didáticos concebidos segundo esta abordagem. Para o efeito elaborou-se uma análise do tipo integrativo realizada a 20 investigações sobre o Ensino em Ciências com orientação CTS, publicadas ao longo da última década, em Portugal. Para a caracterização dos referidos estudos, consideraram-se diversas categorias, como por exemplo o tipo de documento, o paradigma e o design da investigação e o ano de escolaridade onde foram desenvolvidos. Os resultados apontam para a inexistência de investigações sobre Educação em Ciências com orientação CTS na quase totalidade do território nacional, surgindo apenas uma cidade do litoral do país onde foi publicado um número considerável de estudos (Aveiro). No entanto, aqueles que foram publicados evidenciam a importância da orientação CTS no Ensino das Ciências e permitiram construir um corpus documental que compila estratégias e recursos didáticos passíveis de serem utilizados em contexto de sala de aula. Desta forma, assume-se que este estudo pode representar um modesto contributo para a organização e divulgação de múltiplas propostas e recursos didáticos, já que a grande parte das investigações apresenta guiões das atividades. |
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Vários referenciais desta orientação consideram que a mesma permite que os alunos atribuam significado às suas aprendizagens. Assim o presente estudo foi desenvolvido com a finalidade de sintetizar e definir o status atual da investigação sobre Educação em Ciências com orientação CTS. Foram ainda definidos objetivos que passam por, entre outros, compilar o conhecimento científico resultante da investigação nesta área, com vista à reflexão sobre as atuais práticas docentes, e por divulgar estratégias e recursos didáticos concebidos segundo esta abordagem. Para o efeito elaborou-se uma análise do tipo integrativo realizada a 20 investigações sobre o Ensino em Ciências com orientação CTS, publicadas ao longo da última década, em Portugal. Para a caracterização dos referidos estudos, consideraram-se diversas categorias, como por exemplo o tipo de documento, o paradigma e o design da investigação e o ano de escolaridade onde foram desenvolvidos. Os resultados apontam para a inexistência de investigações sobre Educação em Ciências com orientação CTS na quase totalidade do território nacional, surgindo apenas uma cidade do litoral do país onde foi publicado um número considerável de estudos (Aveiro). No entanto, aqueles que foram publicados evidenciam a importância da orientação CTS no Ensino das Ciências e permitiram construir um corpus documental que compila estratégias e recursos didáticos passíveis de serem utilizados em contexto de sala de aula. Desta forma, assume-se que este estudo pode representar um modesto contributo para a organização e divulgação de múltiplas propostas e recursos didáticos, já que a grande parte das investigações apresenta guiões das atividades.We live today in an eminently technological and scientific society, proving the early contact that children have with technological devices. It is in keeping with the characteristics of young people that several researchers have highlighted the importance and necessity of a Science Education since the early years. In this context, a concern of the schools will be to educate scientifically educated citizens so that they can respond in a critical, autonomous and informed way to problems that may arise in their daily lives. Then some authors propose a Science Teaching with Science - Technology - Society (CTS) orientation, in which, among others, the interpellations between C, T and S, the daily questions are privileged. Several of the references of this orientation consider that it allows the students to assign meaning to their learning. Thus the present study was developed with the purpose of synthesizing and defining the current status of research on Science Education with CTS Guidance. Objectives were defined, among other things, to compile the scientific knowledge resulting from research in this area, with a view to reflection on current teaching practices, and to disseminate strategies and didactic resources designed according to this approach. For this purpose, an integrative type analysis was carried out on 20 researches on Science Teaching with CTS Guidance, published over the last decade in Portugal. To characterize these studies, several categories were considered, such as the type of document, the paradigm and the design of the research, the year of schooling where they were developed. The results point to the lack of research on Science Education with CTS Guidance in almost all of the national territory, with only one city on the coast of the country where a considerable number of studies were published (Aveiro). However, those published highlight the importance of CTS Guidance in Teaching Science and allowed the construction of a documentary corpus that compiles strategies and didactic resources that could be used in a classroom context. Thus, it is assumed that this study can represent a modest contribution to the organization and dissemination of multiple proposals and didactic resources, since the great part of the investigations presents scripts of the activitiesUniversidade de Aveiro2018-06-21T09:52:50Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23607TID:201939088porOliveira, Joana Patrícia Monteiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:46:36Zoai:ria.ua.pt:10773/23607Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:57:36.258858Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Vivemos hoje numa sociedade eminentemente tecnológica e científica, sendo prova disso o contacto precoce que as crianças mantêm com aparelhos tecnológicos. É atendendo às características próprias de tenras idades que vários investigadores têm destacado a importância e a necessidade de uma Educação em Ciências desde os primeiros anos. Neste contexto, uma preocupação das escolas será formar cidadãos cientificamente cultos para que possam responder de forma crítica, autónoma e fundamentada a problemas que lhes possam surgir no dia a dia. É nesta ordem de ideias que alguns autores propõem um Ensino das Ciências com orientação Ciência – Tecnologia – Sociedade (CTS), onde se privilegiem, entre outras, as interpelações entre C, T e S, nomeadamente as questões do quotidiano. Vários referenciais desta orientação consideram que a mesma permite que os alunos atribuam significado às suas aprendizagens. Assim o presente estudo foi desenvolvido com a finalidade de sintetizar e definir o status atual da investigação sobre Educação em Ciências com orientação CTS. Foram ainda definidos objetivos que passam por, entre outros, compilar o conhecimento científico resultante da investigação nesta área, com vista à reflexão sobre as atuais práticas docentes, e por divulgar estratégias e recursos didáticos concebidos segundo esta abordagem. Para o efeito elaborou-se uma análise do tipo integrativo realizada a 20 investigações sobre o Ensino em Ciências com orientação CTS, publicadas ao longo da última década, em Portugal. Para a caracterização dos referidos estudos, consideraram-se diversas categorias, como por exemplo o tipo de documento, o paradigma e o design da investigação e o ano de escolaridade onde foram desenvolvidos. Os resultados apontam para a inexistência de investigações sobre Educação em Ciências com orientação CTS na quase totalidade do território nacional, surgindo apenas uma cidade do litoral do país onde foi publicado um número considerável de estudos (Aveiro). No entanto, aqueles que foram publicados evidenciam a importância da orientação CTS no Ensino das Ciências e permitiram construir um corpus documental que compila estratégias e recursos didáticos passíveis de serem utilizados em contexto de sala de aula. Desta forma, assume-se que este estudo pode representar um modesto contributo para a organização e divulgação de múltiplas propostas e recursos didáticos, já que a grande parte das investigações apresenta guiões das atividades. |
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