O pensamento crítico na educação em ciências : revisão de estudos no ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Ana Sofia Barbosa de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/18365
Resumo: Os resultados do último relatório “Public perceptions of science, research and innovation” encomendado pela Comissão Europeia em 2014, indicam que apenas 28% da população portuguesa se declara informada e interessada em Ciência e Tecnologia. Ora, numa sociedade cada vez mais dependente da Ciência e da Tecnologia, a Educação em Ciências assume-se como uma área central na construção de conhecimentos científicos e tecnológicos. Por outro lado, o desenvolvimento do Pensamento Crítico fomenta a necessária discussão crítica e a tomada de decisões esclarecidas e responsáveis sobre as implicações da Ciência e da Tecnologia na vida em sociedade. Com o propósito de formar indivíduos capazes de responder de modo informado e interessado a estes desafios atuais, torna-se inevitável a implementação de práticas didático-pedagógicas sistemáticas orientadas para o desenvolvimento de capacidades de Pensamento Crítico na Educação em Ciências. No entanto, vários estudos revelam que as estratégias e os recursos utilizados na maior parte das salas de aula de Ciências não promovem situações educativas que possibilitem a construção de conhecimento científico significativo e a formação para uma participação democrática crítica e racional. O presente estudo apresenta os resultados de uma análise do tipo integrativo realizada a 19 investigações de autores portugueses publicadas ao longo dos últimos 10 anos sobre a temática do desenvolvimento das capacidades de Pensamento Crítico na Educação em Ciências. Para efeitos da análise foram consideradas diversas categorias com a finalidade de sintetizar e definir o status atual da investigação sobre o Pensamento Crítico na Educação. Os objetivos delineados passaram por compilar o conhecimento científico resultante da investigação nesta área com vista à reflexão sobre as atuais práticas docentes e por divulgar as estratégias pedagógicas e os recursos didáticos explicitamente promotores das capacidades de Pensamento Crítico. Com base nos dados recolhidos relativos à investigação mais recente realizada neste domínio em Portugal, procedeu-se à análise e à interpretação dos resultados obtidos, o que permitiu concluir que, por norma, a implementação de atividades de natureza intencional e sistemática, dirigidas à promoção do Pensamento Crítico nas salas de aula de Ciências, contribui de forma significativa para o desenvolvimento de capacidades de pensamento nos alunos, bem como para a construção de conhecimento científico relevante. O principal contributo deste estudo relaciona-se com a divulgação dos benefícios da promoção do Pensamento Crítico na Educação em Ciências e na formação integral dos alunos.
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