Efeitos da aplicação de um modelo híbrido de ensino na lecionação de uma Unidade Didática de Basquetebol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Júlio Morais
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/13662
Resumo: O presente relatório de estágio foi efetuado no âmbito da unidade curricular de Estágio, do 2º ano do 2º ciclo de estudos em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade da Beira Interior. A realização do Estágio teve como objetivos o aprofundar dos conhecimentos científicos e pedagógicos, potencializar a capacidade em observar e avaliar, saber incorporar diversos saberes numa perspetiva inter e transdisciplinar, colaborar para uma maior relação entre a escola e o meio e elucidar para a importância da autoformação nos variados domínios da atividade docente. O documento divide-se em dois capítulos fundamentais. Um primeiro capítulo referente à intervenção pedagógica realizada no decorrer do ano letivo 2021/2022 no Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto. Foi um ano letivo atípico, devido à pandemia e às obras de requalificação dos espaços desportivos na Escola Secundária Frei Heitor Pinto. A intervenção realizada no 2º ciclo, ocorreu na Escola Básica do Tortosendo. Por sua vez, a intervenção no 3º ciclo do ensino básico e secundário, na Escola Secundária Frei Heitor Pinto, foi realizada em duas turmas, uma do 9º ano e outra do 10º ano de escolaridade. No decorrer do ano, foi possível acompanhar e intervir no Desporto Escolar na modalidade de Badminton, bem como efetuar a função de assessoria à direção de turma do 10º C. Um segundo capítulo relativo à investigação e inovação pedagógica. Foi realizado, no 2º período letivo, um estudo numa turma do ensino secundário que analisou a motivação associada e a performance no jogo na matéria de ensino de Basquetebol, pelo meio da aplicação de um modelo de ensino híbrido, baseado no Modelo de Educação Desportiva e no Teaching Games for Understanding. Participaram no estudo um total de 18 alunos com idades compreendidas entre os 15 e os 17 anos (15,67 ± 0,69). Os instrumentos de avaliação utilizados foram o Questionário de Atitudes dos Alunos face à Educação Física e o Game Performance Assessement Instrument, ainda assim, os mesmos foram aplicados em dois momentos distintos. Com a aplicação do modelo de ensino híbrido, não se verificaram melhorias significativas para com a motivação, por outro lado, verificaram-se diferenças em relação à performance no jogo.
id RCAP_51f7430a9e5d326d9f741688adfbb897
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13662
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Efeitos da aplicação de um modelo híbrido de ensino na lecionação de uma Unidade Didática de BasquetebolRelatório de Estágio Pedagógico Escola Secundária Frei Heitor PintoEducação FísicaEstágio PedagógicoModelo de Ensino HíbridoMotivaçãoPerformanceDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do DesportoO presente relatório de estágio foi efetuado no âmbito da unidade curricular de Estágio, do 2º ano do 2º ciclo de estudos em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade da Beira Interior. A realização do Estágio teve como objetivos o aprofundar dos conhecimentos científicos e pedagógicos, potencializar a capacidade em observar e avaliar, saber incorporar diversos saberes numa perspetiva inter e transdisciplinar, colaborar para uma maior relação entre a escola e o meio e elucidar para a importância da autoformação nos variados domínios da atividade docente. O documento divide-se em dois capítulos fundamentais. Um primeiro capítulo referente à intervenção pedagógica realizada no decorrer do ano letivo 2021/2022 no Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto. Foi um ano letivo atípico, devido à pandemia e às obras de requalificação dos espaços desportivos na Escola Secundária Frei Heitor Pinto. A intervenção realizada no 2º ciclo, ocorreu na Escola Básica do Tortosendo. Por sua vez, a intervenção no 3º ciclo do ensino básico e secundário, na Escola Secundária Frei Heitor Pinto, foi realizada em duas turmas, uma do 9º ano e outra do 10º ano de escolaridade. No decorrer do ano, foi possível acompanhar e intervir no Desporto Escolar na modalidade de Badminton, bem como efetuar a função de assessoria à direção de turma do 10º C. Um segundo capítulo relativo à investigação e inovação pedagógica. Foi realizado, no 2º período letivo, um estudo numa turma do ensino secundário que analisou a motivação associada e a performance no jogo na matéria de ensino de Basquetebol, pelo meio da aplicação de um modelo de ensino híbrido, baseado no Modelo de Educação Desportiva e no Teaching Games for Understanding. Participaram no estudo um total de 18 alunos com idades compreendidas entre os 15 e os 17 anos (15,67 ± 0,69). Os instrumentos de avaliação utilizados foram o Questionário de Atitudes dos Alunos face à Educação Física e o Game Performance Assessement Instrument, ainda assim, os mesmos foram aplicados em dois momentos distintos. Com a aplicação do modelo de ensino híbrido, não se verificaram melhorias significativas para com a motivação, por outro lado, verificaram-se diferenças em relação à performance no jogo.This internship report was completed as part of the Internship curricular unit, of the 2nd year of the 2nd study cycle in Teaching Physical Education in Basic and Secondary Education, at the University of Beira Interior. The internship´s goals were to deepen scientific and pedagogical knowledge, to improve observation and evaluation skills, to learn how to incorporate diverse knowledge in an inter and transdisciplinary perspective, to collaborate for a greater relationship between the school and the environment and to emphasize the importance of self-training in the various domains of teaching activity. The document is split into two major chapters. The first chapter discusses the pedagogical intervention implemented in the Frei Heitor Pinto School Grouping during the 2021/2022 school year. Due to the pandemic and the renovations to the Frei Heitor Pinto Secundary School´s athletics facilities, it was an unusual school year. The intervention carried out in the 2nd cycle took place at Tortosendo Elementary School. In turn, the intervention in the 3rd cycle of basic and secondary education was conducted in two classrooms, one in the 9th grade and another in the 10th grade, at Frei Heitor Pinto Secondary School. Throughout the year, it was possible to monitor and participate in School Sports in the Badminton modality, in addition to performing the role of advisory to the 10th C class management. A second chapter concerns research and pedagogical innovation. In the 2nd period, a study in a secondary school class was performed to analyze the associated motivation and performance in the Basketball teaching subject, using a hybrid teaching model based on the Sport Education Model and the Teaching Games for Understanding. The research included 18 students aged between 15 and 17 years (15.67 ± 0.69). The evaluation instruments used were the Questionnaire of Students' Attitudes toward Physical Education and the Game Performance Assessment Instrument, even so they were applied in two different moments. With the application of the hybrid teaching model, there were no significant improvements in motivation, on the other hand, there were differences about the performance in the game.Ferraz, Ricardo Manuel PiresuBibliorumOliveira, Júlio Morais2023-11-15T11:36:06Z2023-07-192023-06-292023-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/13662TID:203386604porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:57:20Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13662Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:53:03.206203Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos da aplicação de um modelo híbrido de ensino na lecionação de uma Unidade Didática de Basquetebol
Relatório de Estágio Pedagógico Escola Secundária Frei Heitor Pinto
title Efeitos da aplicação de um modelo híbrido de ensino na lecionação de uma Unidade Didática de Basquetebol
spellingShingle Efeitos da aplicação de um modelo híbrido de ensino na lecionação de uma Unidade Didática de Basquetebol
Oliveira, Júlio Morais
Educação Física
Estágio Pedagógico
Modelo de Ensino Híbrido
Motivação
Performance
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
title_short Efeitos da aplicação de um modelo híbrido de ensino na lecionação de uma Unidade Didática de Basquetebol
title_full Efeitos da aplicação de um modelo híbrido de ensino na lecionação de uma Unidade Didática de Basquetebol
title_fullStr Efeitos da aplicação de um modelo híbrido de ensino na lecionação de uma Unidade Didática de Basquetebol
title_full_unstemmed Efeitos da aplicação de um modelo híbrido de ensino na lecionação de uma Unidade Didática de Basquetebol
title_sort Efeitos da aplicação de um modelo híbrido de ensino na lecionação de uma Unidade Didática de Basquetebol
author Oliveira, Júlio Morais
author_facet Oliveira, Júlio Morais
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferraz, Ricardo Manuel Pires
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Júlio Morais
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Estágio Pedagógico
Modelo de Ensino Híbrido
Motivação
Performance
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
topic Educação Física
Estágio Pedagógico
Modelo de Ensino Híbrido
Motivação
Performance
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
description O presente relatório de estágio foi efetuado no âmbito da unidade curricular de Estágio, do 2º ano do 2º ciclo de estudos em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade da Beira Interior. A realização do Estágio teve como objetivos o aprofundar dos conhecimentos científicos e pedagógicos, potencializar a capacidade em observar e avaliar, saber incorporar diversos saberes numa perspetiva inter e transdisciplinar, colaborar para uma maior relação entre a escola e o meio e elucidar para a importância da autoformação nos variados domínios da atividade docente. O documento divide-se em dois capítulos fundamentais. Um primeiro capítulo referente à intervenção pedagógica realizada no decorrer do ano letivo 2021/2022 no Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto. Foi um ano letivo atípico, devido à pandemia e às obras de requalificação dos espaços desportivos na Escola Secundária Frei Heitor Pinto. A intervenção realizada no 2º ciclo, ocorreu na Escola Básica do Tortosendo. Por sua vez, a intervenção no 3º ciclo do ensino básico e secundário, na Escola Secundária Frei Heitor Pinto, foi realizada em duas turmas, uma do 9º ano e outra do 10º ano de escolaridade. No decorrer do ano, foi possível acompanhar e intervir no Desporto Escolar na modalidade de Badminton, bem como efetuar a função de assessoria à direção de turma do 10º C. Um segundo capítulo relativo à investigação e inovação pedagógica. Foi realizado, no 2º período letivo, um estudo numa turma do ensino secundário que analisou a motivação associada e a performance no jogo na matéria de ensino de Basquetebol, pelo meio da aplicação de um modelo de ensino híbrido, baseado no Modelo de Educação Desportiva e no Teaching Games for Understanding. Participaram no estudo um total de 18 alunos com idades compreendidas entre os 15 e os 17 anos (15,67 ± 0,69). Os instrumentos de avaliação utilizados foram o Questionário de Atitudes dos Alunos face à Educação Física e o Game Performance Assessement Instrument, ainda assim, os mesmos foram aplicados em dois momentos distintos. Com a aplicação do modelo de ensino híbrido, não se verificaram melhorias significativas para com a motivação, por outro lado, verificaram-se diferenças em relação à performance no jogo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-15T11:36:06Z
2023-07-19
2023-06-29
2023-07-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/13662
TID:203386604
url http://hdl.handle.net/10400.6/13662
identifier_str_mv TID:203386604
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136418906243072