Impacto da aplicação do método Teaching Game for Understanding na lecionação de uma Unidade Didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Rúben Miguel Patrício
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/14050
Resumo: O presente documento está dividido em dois capítulos e tem como objetivo relatar toda a experiência passada, ao longo do ano letivo 2021/2022, na Escola Secundária Quinta das Palmeiras e no Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã. No primeiro capítulo é apresentado tudo aquilo que fiz no decorrer do ano letivo enquanto professor estagiário, desde as tarefas que desempenhei até às competências que, por força desta experiência, fui adquirindo e melhorando. Ainda neste capítulo está a caracterização das duas escolas em que estivemos, tal como todas as turmas em que lecionámos, de forma a explicitar de que forma é que fomos influenciados pelo meio envolvente. Também consta neste capítulo a participação no desporto escolar, acompanhamento de direção de turma e todas as atividades em que participámos na escola. O objetivo do segundo capítulo é expor todo o trabalho desenvolvido por mim e pelo grupo de estágio no sentido de realizar um projeto de investigação e inovação pedagógica. Estiveram envolvidas duas turmas de 12º ano, em que uma delas serviu de grupo de controlo e a outra o grupo de intervenção. Teve o objetivo de comparar duas metodologias de lecionação, o Teaching Game for Understanding e o método tradicional, tendo por base a evolução de desempenho dos alunos. Concluiu-se que os alunos intervencionados com o método TGfU apresentou melhores resultados evolutivos em todos os parâmetros analisados, o que nos leva a crer que este método pode ser mais vantajoso para o processo de ensino-aprendizagem.
id RCAP_63441cec8c863c78b1ab72a39728c7d9
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/14050
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Impacto da aplicação do método Teaching Game for Understanding na lecionação de uma Unidade DidáticaRelatório de Estágio Pedagógico Escola Secundária Quinta das PalmeirasEducação FísicaEnsino-AprendizagemEstágio PedagógicoMetodologia de EnsinoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do DesportoO presente documento está dividido em dois capítulos e tem como objetivo relatar toda a experiência passada, ao longo do ano letivo 2021/2022, na Escola Secundária Quinta das Palmeiras e no Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã. No primeiro capítulo é apresentado tudo aquilo que fiz no decorrer do ano letivo enquanto professor estagiário, desde as tarefas que desempenhei até às competências que, por força desta experiência, fui adquirindo e melhorando. Ainda neste capítulo está a caracterização das duas escolas em que estivemos, tal como todas as turmas em que lecionámos, de forma a explicitar de que forma é que fomos influenciados pelo meio envolvente. Também consta neste capítulo a participação no desporto escolar, acompanhamento de direção de turma e todas as atividades em que participámos na escola. O objetivo do segundo capítulo é expor todo o trabalho desenvolvido por mim e pelo grupo de estágio no sentido de realizar um projeto de investigação e inovação pedagógica. Estiveram envolvidas duas turmas de 12º ano, em que uma delas serviu de grupo de controlo e a outra o grupo de intervenção. Teve o objetivo de comparar duas metodologias de lecionação, o Teaching Game for Understanding e o método tradicional, tendo por base a evolução de desempenho dos alunos. Concluiu-se que os alunos intervencionados com o método TGfU apresentou melhores resultados evolutivos em todos os parâmetros analisados, o que nos leva a crer que este método pode ser mais vantajoso para o processo de ensino-aprendizagem.This document is divided into two chapters and aims to report the entire experience, throughout the 2021/2022 academic year, at Escola Secundária Quinta das Palmeiras and Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã. The first chapter presents everything I did during the academic year as a trainee teacher, from the tasks I performed to the skills that, because of this experience, I acquired and improved. Also in this chapter is the characterization of the two schools we were in, as well as all the classes in which we taught, to explain how we were influenced by the surrounding environment. This chapter also includes participation in school sports, monitoring of class management and all the activities in which we participated at school. The objective of the second chapter is to expose all the work developed by me and the internship group to carry out a research and pedagogical innovation project. Two 12th grade classes were involved, one of which served as the control group and the other as the intervention group. It aimed to compare two teaching methodologies, the Teaching Game for Understanding and the traditional method, based on the evolution of student performance. It was concluded that students treated with the TGfU method showed better evolutionary results in all analyzed parameters, which leads us to believe that this method can be more advantageous for the teaching-learning process.O'Hara, Kelly de Lemos SerranouBibliorumFernandes, Rúben Miguel Patrício2024-01-15T14:36:48Z2023-11-212023-10-092023-11-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10400.6/14050TID:203460650porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T03:48:52Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/14050Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:45:08.234570Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Impacto da aplicação do método Teaching Game for Understanding na lecionação de uma Unidade Didática
Relatório de Estágio Pedagógico Escola Secundária Quinta das Palmeiras
title Impacto da aplicação do método Teaching Game for Understanding na lecionação de uma Unidade Didática
spellingShingle Impacto da aplicação do método Teaching Game for Understanding na lecionação de uma Unidade Didática
Fernandes, Rúben Miguel Patrício
Educação Física
Ensino-Aprendizagem
Estágio Pedagógico
Metodologia de Ensino
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
title_short Impacto da aplicação do método Teaching Game for Understanding na lecionação de uma Unidade Didática
title_full Impacto da aplicação do método Teaching Game for Understanding na lecionação de uma Unidade Didática
title_fullStr Impacto da aplicação do método Teaching Game for Understanding na lecionação de uma Unidade Didática
title_full_unstemmed Impacto da aplicação do método Teaching Game for Understanding na lecionação de uma Unidade Didática
title_sort Impacto da aplicação do método Teaching Game for Understanding na lecionação de uma Unidade Didática
author Fernandes, Rúben Miguel Patrício
author_facet Fernandes, Rúben Miguel Patrício
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv O'Hara, Kelly de Lemos Serrano
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Rúben Miguel Patrício
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Ensino-Aprendizagem
Estágio Pedagógico
Metodologia de Ensino
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
topic Educação Física
Ensino-Aprendizagem
Estágio Pedagógico
Metodologia de Ensino
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
description O presente documento está dividido em dois capítulos e tem como objetivo relatar toda a experiência passada, ao longo do ano letivo 2021/2022, na Escola Secundária Quinta das Palmeiras e no Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã. No primeiro capítulo é apresentado tudo aquilo que fiz no decorrer do ano letivo enquanto professor estagiário, desde as tarefas que desempenhei até às competências que, por força desta experiência, fui adquirindo e melhorando. Ainda neste capítulo está a caracterização das duas escolas em que estivemos, tal como todas as turmas em que lecionámos, de forma a explicitar de que forma é que fomos influenciados pelo meio envolvente. Também consta neste capítulo a participação no desporto escolar, acompanhamento de direção de turma e todas as atividades em que participámos na escola. O objetivo do segundo capítulo é expor todo o trabalho desenvolvido por mim e pelo grupo de estágio no sentido de realizar um projeto de investigação e inovação pedagógica. Estiveram envolvidas duas turmas de 12º ano, em que uma delas serviu de grupo de controlo e a outra o grupo de intervenção. Teve o objetivo de comparar duas metodologias de lecionação, o Teaching Game for Understanding e o método tradicional, tendo por base a evolução de desempenho dos alunos. Concluiu-se que os alunos intervencionados com o método TGfU apresentou melhores resultados evolutivos em todos os parâmetros analisados, o que nos leva a crer que este método pode ser mais vantajoso para o processo de ensino-aprendizagem.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-21
2023-10-09
2023-11-21T00:00:00Z
2024-01-15T14:36:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/14050
TID:203460650
url http://hdl.handle.net/10400.6/14050
identifier_str_mv TID:203460650
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136947217629184