Efeitos da aplicação de um Programa de Treino na Aptidão Física e no Desempenho Tático durante a lecionação de uma Unidade Didática de Basquetebol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valentim, Diana Isabel Ferreira Garcia
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/13659
Resumo: O presente relatório de estágio foi realizado no âmbito da Unidade Curricular Estágio Pedagógico, inserida no plano de estudos correspondente ao segundo ano, do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior (UBI). Este mesmo estágio foi realizado na Escola Sede do Agrupamento Dr. Guilherme Correia de Carvalho, em Seia, no ano letivo 2022/2023, culminando na prática pedagógica em contexto escolar. A primeira parte do presente documento, intitulada de “Intervenção Pedagógica”, procurou descrever e refletir todas as práticas tidas na escola no presente ano letivo. Trata-se de um testemunho profundo de toda a experiência vivida, tanto na intervenção da organização e gestão do ensino e da aprendizagem, bem como na participação na escola e na relação com a demais comunidade educativa, que demonstra barreiras ultrapassadas e conquistas obtidas. A segunda parte do presente documento, intitulada de “Investigação e Inovação Pedagógica”, procurou analisar os efeitos da aplicação de um programa de treino, em contexto escolar, em variáveis de Aptidão Física e Desempenho Tático, durante a lecionação de uma unidade didática de basquetebol. Através da aplicação de um programa de treino previamente idealizado para potencializar a aprendizagem nestas mesmas variáveis, durante o período de aquecimento nas aulas de Educação Física, foi possível demonstrar que programas multivariados podem ser aplicados em contexto escolar, pois são excelentes instrumentos pedagógicos, corroborando outros estudos que defendem que é preciso repensar ferramentas alternativas à intervenção pedagógica.
id RCAP_b1125ac5664597f55b1b06b5e3686904
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13659
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Efeitos da aplicação de um Programa de Treino na Aptidão Física e no Desempenho Tático durante a lecionação de uma Unidade Didática de BasquetebolRelatório de Estágio Pedagógico EB 2,3 Dr. Guilherme Correia de Carvalho, SeiaAptidão FísicaDesempenho TáticoEducação FísicaEstágio PedagógicoIntervençãoProfessorDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do DesportoO presente relatório de estágio foi realizado no âmbito da Unidade Curricular Estágio Pedagógico, inserida no plano de estudos correspondente ao segundo ano, do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior (UBI). Este mesmo estágio foi realizado na Escola Sede do Agrupamento Dr. Guilherme Correia de Carvalho, em Seia, no ano letivo 2022/2023, culminando na prática pedagógica em contexto escolar. A primeira parte do presente documento, intitulada de “Intervenção Pedagógica”, procurou descrever e refletir todas as práticas tidas na escola no presente ano letivo. Trata-se de um testemunho profundo de toda a experiência vivida, tanto na intervenção da organização e gestão do ensino e da aprendizagem, bem como na participação na escola e na relação com a demais comunidade educativa, que demonstra barreiras ultrapassadas e conquistas obtidas. A segunda parte do presente documento, intitulada de “Investigação e Inovação Pedagógica”, procurou analisar os efeitos da aplicação de um programa de treino, em contexto escolar, em variáveis de Aptidão Física e Desempenho Tático, durante a lecionação de uma unidade didática de basquetebol. Através da aplicação de um programa de treino previamente idealizado para potencializar a aprendizagem nestas mesmas variáveis, durante o período de aquecimento nas aulas de Educação Física, foi possível demonstrar que programas multivariados podem ser aplicados em contexto escolar, pois são excelentes instrumentos pedagógicos, corroborando outros estudos que defendem que é preciso repensar ferramentas alternativas à intervenção pedagógica.This internship report was carried out within the scope of the Pedagogical Internship Curricular Unit, inserted in the study plan from the second year of the Master in Teaching Physical Education in Basic and High School Education at the University of Beira Interior (UBI). This same internship was held at the Headquarters School from Agrupamento Dr. Guilherme Correia de Carvalho, in Seia, in the 2022/2023 school year, culminating in the pedagogical practice in school context. The first part of this document, entitled “Pedagogical Intervention”, sought to describe and reflect all the practices adopted at the school in the current school year. It is a profound testimony of the whole experience, both in the intervention of the organization and management of teaching and learning, as well as in the participation in the school and in the relationship with the other educational community, demonstrating the barriers that were overcomed and the achievements obtained. The second part of this document, entitled “Investigation and Pedagogical Innovation”, sought to analyze the effects of applying a training program, in a school context, on Physical Aptitude and Tactical Performance variables, during the teaching of a basketball didactic unit. Through the application of a previously designed training program to enhance learning in these same variables, during the warm-up period in Physical Education classes, it was possible to demonstrate that multivariate programs constitute a useful and effective pedagogical alternative to be used in Physical Education classes.Ferraz, Ricardo Manuel PiresuBibliorumValentim, Diana Isabel Ferreira Garcia2023-11-15T11:36:02Z2023-07-202023-06-302023-07-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/13659TID:203386574porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:57:20Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13659Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:53:03.072278Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos da aplicação de um Programa de Treino na Aptidão Física e no Desempenho Tático durante a lecionação de uma Unidade Didática de Basquetebol
Relatório de Estágio Pedagógico EB 2,3 Dr. Guilherme Correia de Carvalho, Seia
title Efeitos da aplicação de um Programa de Treino na Aptidão Física e no Desempenho Tático durante a lecionação de uma Unidade Didática de Basquetebol
spellingShingle Efeitos da aplicação de um Programa de Treino na Aptidão Física e no Desempenho Tático durante a lecionação de uma Unidade Didática de Basquetebol
Valentim, Diana Isabel Ferreira Garcia
Aptidão Física
Desempenho Tático
Educação Física
Estágio Pedagógico
Intervenção
Professor
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
title_short Efeitos da aplicação de um Programa de Treino na Aptidão Física e no Desempenho Tático durante a lecionação de uma Unidade Didática de Basquetebol
title_full Efeitos da aplicação de um Programa de Treino na Aptidão Física e no Desempenho Tático durante a lecionação de uma Unidade Didática de Basquetebol
title_fullStr Efeitos da aplicação de um Programa de Treino na Aptidão Física e no Desempenho Tático durante a lecionação de uma Unidade Didática de Basquetebol
title_full_unstemmed Efeitos da aplicação de um Programa de Treino na Aptidão Física e no Desempenho Tático durante a lecionação de uma Unidade Didática de Basquetebol
title_sort Efeitos da aplicação de um Programa de Treino na Aptidão Física e no Desempenho Tático durante a lecionação de uma Unidade Didática de Basquetebol
author Valentim, Diana Isabel Ferreira Garcia
author_facet Valentim, Diana Isabel Ferreira Garcia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferraz, Ricardo Manuel Pires
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Valentim, Diana Isabel Ferreira Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Aptidão Física
Desempenho Tático
Educação Física
Estágio Pedagógico
Intervenção
Professor
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
topic Aptidão Física
Desempenho Tático
Educação Física
Estágio Pedagógico
Intervenção
Professor
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
description O presente relatório de estágio foi realizado no âmbito da Unidade Curricular Estágio Pedagógico, inserida no plano de estudos correspondente ao segundo ano, do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior (UBI). Este mesmo estágio foi realizado na Escola Sede do Agrupamento Dr. Guilherme Correia de Carvalho, em Seia, no ano letivo 2022/2023, culminando na prática pedagógica em contexto escolar. A primeira parte do presente documento, intitulada de “Intervenção Pedagógica”, procurou descrever e refletir todas as práticas tidas na escola no presente ano letivo. Trata-se de um testemunho profundo de toda a experiência vivida, tanto na intervenção da organização e gestão do ensino e da aprendizagem, bem como na participação na escola e na relação com a demais comunidade educativa, que demonstra barreiras ultrapassadas e conquistas obtidas. A segunda parte do presente documento, intitulada de “Investigação e Inovação Pedagógica”, procurou analisar os efeitos da aplicação de um programa de treino, em contexto escolar, em variáveis de Aptidão Física e Desempenho Tático, durante a lecionação de uma unidade didática de basquetebol. Através da aplicação de um programa de treino previamente idealizado para potencializar a aprendizagem nestas mesmas variáveis, durante o período de aquecimento nas aulas de Educação Física, foi possível demonstrar que programas multivariados podem ser aplicados em contexto escolar, pois são excelentes instrumentos pedagógicos, corroborando outros estudos que defendem que é preciso repensar ferramentas alternativas à intervenção pedagógica.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-15T11:36:02Z
2023-07-20
2023-06-30
2023-07-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/13659
TID:203386574
url http://hdl.handle.net/10400.6/13659
identifier_str_mv TID:203386574
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136418898903040