Efeitos da aplicação de um Programa de Treino na Aptidão Física e no Desempenho Tático durante a lecionação de uma Unidade Didática de Basquetebol
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/13659 |
Resumo: | O presente relatório de estágio foi realizado no âmbito da Unidade Curricular Estágio Pedagógico, inserida no plano de estudos correspondente ao segundo ano, do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior (UBI). Este mesmo estágio foi realizado na Escola Sede do Agrupamento Dr. Guilherme Correia de Carvalho, em Seia, no ano letivo 2022/2023, culminando na prática pedagógica em contexto escolar. A primeira parte do presente documento, intitulada de “Intervenção Pedagógica”, procurou descrever e refletir todas as práticas tidas na escola no presente ano letivo. Trata-se de um testemunho profundo de toda a experiência vivida, tanto na intervenção da organização e gestão do ensino e da aprendizagem, bem como na participação na escola e na relação com a demais comunidade educativa, que demonstra barreiras ultrapassadas e conquistas obtidas. A segunda parte do presente documento, intitulada de “Investigação e Inovação Pedagógica”, procurou analisar os efeitos da aplicação de um programa de treino, em contexto escolar, em variáveis de Aptidão Física e Desempenho Tático, durante a lecionação de uma unidade didática de basquetebol. Através da aplicação de um programa de treino previamente idealizado para potencializar a aprendizagem nestas mesmas variáveis, durante o período de aquecimento nas aulas de Educação Física, foi possível demonstrar que programas multivariados podem ser aplicados em contexto escolar, pois são excelentes instrumentos pedagógicos, corroborando outros estudos que defendem que é preciso repensar ferramentas alternativas à intervenção pedagógica. |
id |
RCAP_b1125ac5664597f55b1b06b5e3686904 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13659 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Efeitos da aplicação de um Programa de Treino na Aptidão Física e no Desempenho Tático durante a lecionação de uma Unidade Didática de BasquetebolRelatório de Estágio Pedagógico EB 2,3 Dr. Guilherme Correia de Carvalho, SeiaAptidão FísicaDesempenho TáticoEducação FísicaEstágio PedagógicoIntervençãoProfessorDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do DesportoO presente relatório de estágio foi realizado no âmbito da Unidade Curricular Estágio Pedagógico, inserida no plano de estudos correspondente ao segundo ano, do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior (UBI). Este mesmo estágio foi realizado na Escola Sede do Agrupamento Dr. Guilherme Correia de Carvalho, em Seia, no ano letivo 2022/2023, culminando na prática pedagógica em contexto escolar. A primeira parte do presente documento, intitulada de “Intervenção Pedagógica”, procurou descrever e refletir todas as práticas tidas na escola no presente ano letivo. Trata-se de um testemunho profundo de toda a experiência vivida, tanto na intervenção da organização e gestão do ensino e da aprendizagem, bem como na participação na escola e na relação com a demais comunidade educativa, que demonstra barreiras ultrapassadas e conquistas obtidas. A segunda parte do presente documento, intitulada de “Investigação e Inovação Pedagógica”, procurou analisar os efeitos da aplicação de um programa de treino, em contexto escolar, em variáveis de Aptidão Física e Desempenho Tático, durante a lecionação de uma unidade didática de basquetebol. Através da aplicação de um programa de treino previamente idealizado para potencializar a aprendizagem nestas mesmas variáveis, durante o período de aquecimento nas aulas de Educação Física, foi possível demonstrar que programas multivariados podem ser aplicados em contexto escolar, pois são excelentes instrumentos pedagógicos, corroborando outros estudos que defendem que é preciso repensar ferramentas alternativas à intervenção pedagógica.This internship report was carried out within the scope of the Pedagogical Internship Curricular Unit, inserted in the study plan from the second year of the Master in Teaching Physical Education in Basic and High School Education at the University of Beira Interior (UBI). This same internship was held at the Headquarters School from Agrupamento Dr. Guilherme Correia de Carvalho, in Seia, in the 2022/2023 school year, culminating in the pedagogical practice in school context. The first part of this document, entitled “Pedagogical Intervention”, sought to describe and reflect all the practices adopted at the school in the current school year. It is a profound testimony of the whole experience, both in the intervention of the organization and management of teaching and learning, as well as in the participation in the school and in the relationship with the other educational community, demonstrating the barriers that were overcomed and the achievements obtained. The second part of this document, entitled “Investigation and Pedagogical Innovation”, sought to analyze the effects of applying a training program, in a school context, on Physical Aptitude and Tactical Performance variables, during the teaching of a basketball didactic unit. Through the application of a previously designed training program to enhance learning in these same variables, during the warm-up period in Physical Education classes, it was possible to demonstrate that multivariate programs constitute a useful and effective pedagogical alternative to be used in Physical Education classes.Ferraz, Ricardo Manuel PiresuBibliorumValentim, Diana Isabel Ferreira Garcia2023-11-15T11:36:02Z2023-07-202023-06-302023-07-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/13659TID:203386574porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:57:20Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13659Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:53:03.072278Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeitos da aplicação de um Programa de Treino na Aptidão Física e no Desempenho Tático durante a lecionação de uma Unidade Didática de Basquetebol Relatório de Estágio Pedagógico EB 2,3 Dr. Guilherme Correia de Carvalho, Seia |
title |
Efeitos da aplicação de um Programa de Treino na Aptidão Física e no Desempenho Tático durante a lecionação de uma Unidade Didática de Basquetebol |
spellingShingle |
Efeitos da aplicação de um Programa de Treino na Aptidão Física e no Desempenho Tático durante a lecionação de uma Unidade Didática de Basquetebol Valentim, Diana Isabel Ferreira Garcia Aptidão Física Desempenho Tático Educação Física Estágio Pedagógico Intervenção Professor Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto |
title_short |
Efeitos da aplicação de um Programa de Treino na Aptidão Física e no Desempenho Tático durante a lecionação de uma Unidade Didática de Basquetebol |
title_full |
Efeitos da aplicação de um Programa de Treino na Aptidão Física e no Desempenho Tático durante a lecionação de uma Unidade Didática de Basquetebol |
title_fullStr |
Efeitos da aplicação de um Programa de Treino na Aptidão Física e no Desempenho Tático durante a lecionação de uma Unidade Didática de Basquetebol |
title_full_unstemmed |
Efeitos da aplicação de um Programa de Treino na Aptidão Física e no Desempenho Tático durante a lecionação de uma Unidade Didática de Basquetebol |
title_sort |
Efeitos da aplicação de um Programa de Treino na Aptidão Física e no Desempenho Tático durante a lecionação de uma Unidade Didática de Basquetebol |
author |
Valentim, Diana Isabel Ferreira Garcia |
author_facet |
Valentim, Diana Isabel Ferreira Garcia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferraz, Ricardo Manuel Pires uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valentim, Diana Isabel Ferreira Garcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aptidão Física Desempenho Tático Educação Física Estágio Pedagógico Intervenção Professor Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto |
topic |
Aptidão Física Desempenho Tático Educação Física Estágio Pedagógico Intervenção Professor Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto |
description |
O presente relatório de estágio foi realizado no âmbito da Unidade Curricular Estágio Pedagógico, inserida no plano de estudos correspondente ao segundo ano, do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior (UBI). Este mesmo estágio foi realizado na Escola Sede do Agrupamento Dr. Guilherme Correia de Carvalho, em Seia, no ano letivo 2022/2023, culminando na prática pedagógica em contexto escolar. A primeira parte do presente documento, intitulada de “Intervenção Pedagógica”, procurou descrever e refletir todas as práticas tidas na escola no presente ano letivo. Trata-se de um testemunho profundo de toda a experiência vivida, tanto na intervenção da organização e gestão do ensino e da aprendizagem, bem como na participação na escola e na relação com a demais comunidade educativa, que demonstra barreiras ultrapassadas e conquistas obtidas. A segunda parte do presente documento, intitulada de “Investigação e Inovação Pedagógica”, procurou analisar os efeitos da aplicação de um programa de treino, em contexto escolar, em variáveis de Aptidão Física e Desempenho Tático, durante a lecionação de uma unidade didática de basquetebol. Através da aplicação de um programa de treino previamente idealizado para potencializar a aprendizagem nestas mesmas variáveis, durante o período de aquecimento nas aulas de Educação Física, foi possível demonstrar que programas multivariados podem ser aplicados em contexto escolar, pois são excelentes instrumentos pedagógicos, corroborando outros estudos que defendem que é preciso repensar ferramentas alternativas à intervenção pedagógica. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-15T11:36:02Z 2023-07-20 2023-06-30 2023-07-20T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/13659 TID:203386574 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/13659 |
identifier_str_mv |
TID:203386574 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136418898903040 |