Andy Warhol e a Era da Reprodutibilidade Técnica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moutinho, Ana Viale
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/750
Resumo: O termo “Pop Art” foi utilizado, pela primeira vez, em 1958 na revista Architectural Digest pelo crítico inglês Lawrence Alloway, para descrever as pinturas que celebravam o consumismo do pós-guerra, desafiavam a psicologia do Expressionismo Abstracto e adoravam o materialismo. Desta forma, o estilo da “Pop Art”, ou da 'arte popular', estava ligado à produção em massa e tinha os meios de comunicação social, o cinema, a banda desenhada e a publicidade como temas preferidos (WebMuseum, WWW). Mas se este movimento apareceu em Inglaterra, o seu grande desenvolvimento deu-se nos ano 60, em Nova Iorque, nos EUA, na altura da 'idade de ouro' da televisão norte-americana, quando os artistas pop utilizavam a ironia e o humor para criticar o “American way of life”.
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