Andy Warhol e a Era da Reprodutibilidade Técnica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/750 |
Resumo: | O termo “Pop Art” foi utilizado, pela primeira vez, em 1958 na revista Architectural Digest pelo crítico inglês Lawrence Alloway, para descrever as pinturas que celebravam o consumismo do pós-guerra, desafiavam a psicologia do Expressionismo Abstracto e adoravam o materialismo. Desta forma, o estilo da “Pop Art”, ou da 'arte popular', estava ligado à produção em massa e tinha os meios de comunicação social, o cinema, a banda desenhada e a publicidade como temas preferidos (WebMuseum, WWW). Mas se este movimento apareceu em Inglaterra, o seu grande desenvolvimento deu-se nos ano 60, em Nova Iorque, nos EUA, na altura da 'idade de ouro' da televisão norte-americana, quando os artistas pop utilizavam a ironia e o humor para criticar o “American way of life”. |
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