Ética e responsabilidade social em empresas transnacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pita, Ana Filipa dos Santos Novais
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/30744
Resumo: A presente dissertação teve como objetivo compreender os conceitos de ética e de responsabilidade social e outros considerados relevantes para a exploração deste tema, bem como identificar medidas socialmente responsáveis implementadas por parte das empresas ou organizações transnacionais. O principal desafio centrou-se na compreensão da dinâmica no que respeita a medidas socialmente responsáveis, por parte das organizações, e, por outro lado, na análise efetuada aos documentos disponibilizados pelas empresas estudadas, no que respeita às medidas implementadas pelas mesmas. Com base na análise realizada podemos concluir, através da análise dos documentos supracitados, que nas organizações apresentadas existe uma preocupação com questões relacionadas com a ética e com a responsabilidade social, que hoje se exige às mesmas, obrigando-as de certa forma a contemplarem estas questões no seu modelo organizacional, o qual se baseia na visão, princípios e valores. Concluiu-se também que as empresas se encontram comprometidas com várias causas sociais, económicas e ambientais, as quais lhe concedem uma fidelização dos consumidores através do aporte que lhe é dado pela melhoria e inovação dos seus produtos/serviços, permitindo-lhes assim melhorar a sua imagem de marca e consequentemente aumentar a competitividade e os seus lucros.
id RCAP_52257aa20d38c4df2d2ce91cac4255dd
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/30744
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ética e responsabilidade social em empresas transnacionaisÉticaResponsabilidade socialEmpresas transnacionaisDelta CafésJerónimo MartinsA presente dissertação teve como objetivo compreender os conceitos de ética e de responsabilidade social e outros considerados relevantes para a exploração deste tema, bem como identificar medidas socialmente responsáveis implementadas por parte das empresas ou organizações transnacionais. O principal desafio centrou-se na compreensão da dinâmica no que respeita a medidas socialmente responsáveis, por parte das organizações, e, por outro lado, na análise efetuada aos documentos disponibilizados pelas empresas estudadas, no que respeita às medidas implementadas pelas mesmas. Com base na análise realizada podemos concluir, através da análise dos documentos supracitados, que nas organizações apresentadas existe uma preocupação com questões relacionadas com a ética e com a responsabilidade social, que hoje se exige às mesmas, obrigando-as de certa forma a contemplarem estas questões no seu modelo organizacional, o qual se baseia na visão, princípios e valores. Concluiu-se também que as empresas se encontram comprometidas com várias causas sociais, económicas e ambientais, as quais lhe concedem uma fidelização dos consumidores através do aporte que lhe é dado pela melhoria e inovação dos seus produtos/serviços, permitindo-lhes assim melhorar a sua imagem de marca e consequentemente aumentar a competitividade e os seus lucros.The present dissertation aimed to understand the concepts of ethics and social responsibility, and others considered relevant to the exploration of this theme, as well as to analyze the implementation of socially responsible measures by companies or transnational organizations. The main challenge focused on understanding the dynamics related to socially responsible measures on the part of organizations, and, on the other hand, on the analysis carried out on the documents made available by the companies studied, with regard to the measures implemented by them. Based on the study undertaken, it was concluded that, in the organizations studied, there is a concern with issues related to ethics and social responsibility. These are now necessary components of their organizational models, which are founded on their vision, principles and values. It was also concluded that the companies are committed to various social, economic and environmental causes, which give them consumer loyalty through the contribution made by the improvement and innovation of their products / services, allowing them to improve their brand image and consequently increase competitiveness and profits.2021-03-04T11:37:47Z2021-02-12T00:00:00Z2021-02-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/30744porPita, Ana Filipa dos Santos Novaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:59:23Zoai:ria.ua.pt:10773/30744Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:02:45.354084Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ética e responsabilidade social em empresas transnacionais
title Ética e responsabilidade social em empresas transnacionais
spellingShingle Ética e responsabilidade social em empresas transnacionais
Pita, Ana Filipa dos Santos Novais
Ética
Responsabilidade social
Empresas transnacionais
Delta Cafés
Jerónimo Martins
title_short Ética e responsabilidade social em empresas transnacionais
title_full Ética e responsabilidade social em empresas transnacionais
title_fullStr Ética e responsabilidade social em empresas transnacionais
title_full_unstemmed Ética e responsabilidade social em empresas transnacionais
title_sort Ética e responsabilidade social em empresas transnacionais
author Pita, Ana Filipa dos Santos Novais
author_facet Pita, Ana Filipa dos Santos Novais
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pita, Ana Filipa dos Santos Novais
dc.subject.por.fl_str_mv Ética
Responsabilidade social
Empresas transnacionais
Delta Cafés
Jerónimo Martins
topic Ética
Responsabilidade social
Empresas transnacionais
Delta Cafés
Jerónimo Martins
description A presente dissertação teve como objetivo compreender os conceitos de ética e de responsabilidade social e outros considerados relevantes para a exploração deste tema, bem como identificar medidas socialmente responsáveis implementadas por parte das empresas ou organizações transnacionais. O principal desafio centrou-se na compreensão da dinâmica no que respeita a medidas socialmente responsáveis, por parte das organizações, e, por outro lado, na análise efetuada aos documentos disponibilizados pelas empresas estudadas, no que respeita às medidas implementadas pelas mesmas. Com base na análise realizada podemos concluir, através da análise dos documentos supracitados, que nas organizações apresentadas existe uma preocupação com questões relacionadas com a ética e com a responsabilidade social, que hoje se exige às mesmas, obrigando-as de certa forma a contemplarem estas questões no seu modelo organizacional, o qual se baseia na visão, princípios e valores. Concluiu-se também que as empresas se encontram comprometidas com várias causas sociais, económicas e ambientais, as quais lhe concedem uma fidelização dos consumidores através do aporte que lhe é dado pela melhoria e inovação dos seus produtos/serviços, permitindo-lhes assim melhorar a sua imagem de marca e consequentemente aumentar a competitividade e os seus lucros.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-04T11:37:47Z
2021-02-12T00:00:00Z
2021-02-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/30744
url http://hdl.handle.net/10773/30744
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137683058982912