Máscaras iluminadas como exercício de autoconhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavira, Ana Catarina Antunes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/48950
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino das Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020
id RCAP_5235b900cf04eb36fef3cf7ce160fb81
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/48950
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Máscaras iluminadas como exercício de autoconhecimentoOficinas de arteConhecimento de si mesmoDesenvolvimento socialInterdisciplinaridadeRelatórios de Prática de Ensino Supervisionada - 2020Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino das Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020O presente relatório referente à Prática de Ensino Supervisionada, intitulado Máscaras Iluminadas como exercício de Autoconhecimento, foi realizado no âmbito da disciplina de Oficina de Artes com uma turma de 12.º ano, do Curso Cientifico-Humanístico de Artes Visuais, na Escola Secundária Manuel Cargaleiro, localizada no Fogueteiro, freguesia da Amora, concelho do Seixal. A temática desta Unidade Didática incidiu sobre o desenvolvimento de um projeto em que os alunos tiveram de construir uma máscara, a partir de materiais reciclados do ferro velho, que refletisse o seu “eu” interior, com o apoio de um exercício de autoconhecimento que serviu como rampa de ideias. Pretendeu-se, deste modo, promover nos alunos um desenvolvimento de conhecimento a nível pessoal e material, para que entendam e sejam capazes de construir narrativas e concretiza-las em áreas de produção artística. Utilizou-se uma metodologia investigativa qualitativa, sendo a recolha de dados a observação direta em ambiente de sala de aula com recurso a grelhas de observação, notas de campo e fotografias do trabalho desenvolvido ao longo do projeto. A análise de dados é realizada através, da avaliação quantitativa dos trabalhos, do inquérito de introspeção e da memória descritiva realizada pelos alunos sobre os seus projetos, de modo a incidir os resultados deste estudo sobre os conhecimentos adquiridos antes e depois da Unidade Didática. Para fundamentar este estudo, apresenta-se o Perfil dos alunos para o século XXI, que engloba princípios, visão, valores, competências e implicações práticas que devemos incutir ao longo de toda a escolaridade obrigatória. São estudados o Desenvolvimento pessoal, psicossocial e moral, para melhor entendimento da fase de desenvolvimento dos participantes. São também referidas várias Teorias de Aprendizagem que refletem modelos de ensino/aprendizagem utilizados. Também se aborda Os jovens e as máscaras sociais que criam e usam como defesa ou revolta, por fim explica-se O método de introspeção de Wundt e o autoconhecimento, como ferramenta de reflexão e entendimento próprio. Dos resultados obtidos, foi possível concluir que o sucesso escolar dos alunos participantes, através dos objetivos e metas alcançados, foi atingido com uma avaliação positiva na unidade de trabalho. Os resultados revelam que os alunos refletiram e desenvolveram o projeto de forma autónoma, sendo capazes de identificar e reconhecer diversos materiais e suas propriedades, analisando modos de formar um objeto artístico e entendendo o processo criativo como espaço de cruzamento de diversas condicionantes físicas e conceptuais (Gonçalves & Alírio, 2005).The present report on Supervised Teaching Practice, which is entitled Illuminated Masks as a Self-Knowledge exercise, carried out within the scope of the subject of Oficina de Artes with a class of the 12th grade, of the Scientific-Humanistic Course of Visual Arts, of the Manuel Cargaleiro High School, located in Fogueteiro in the district of Amora and in the municipality of Seixal. The theme of this Didactic Unit focused on the development of a project in which the students had to build a mask, using recycled materials from a junk yard, which reflected their inner “self”, with the support of an exercise of self-knowledge that served as a ramp of ideas. In this way, it was intended to promote in students a development of knowledge at a personal and material level, so that they understand and are able to construct narratives and concretize them in areas of artistic production. A qualitative investigative methodology was used, with data collection being direct observation in a classroom environment using observation grids, field notes and photographs of the work developed throughout the project. Data analysis is performed through the quantitative evaluation of the works, the introspection survey and the descriptive memory carried out by the students on their projects, in order to focus the results of this study on the knowledge acquired before and after the Didactic Unit. To support this study, the Profile of students for the 21st century is presented, which encompasses principles, vision, values, competences and practical implications that we must instill throughout the entire compulsory education. Personal, psychosocial and moral development, are studied in order to better understand the participants' stage of development. Several Learning Theories are also mentioned that reflect teaching/learning models used. It also addresses Young people and the social masks that they create and use as a defense or revolt, finally explaining Wundt's method of introspection and self-knowledge, as a tool for reflection and self-understanding. From the results obtained, it was possible to conclude the academic success of the participating students, through the objectives and goals achieved, having all acquired a positive evaluation in the work unit. The results reveal that the students reflected and developed the project based on this reflection in an autonomous way, being able to identify and recognize different materials and their properties, analyzing ways of forming an artistic object and understanding the creative process as a space for crossing various physical and conceptual conditions (Gonçalves & Alírio, 2005).Palaré, Odete Rodrigues, 1971-Quintas, Fernando Manuel Baêta, 1966-Repositório da Universidade de LisboaTavira, Ana Catarina Antunes2021-07-15T10:54:18Z20202020-12-092020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/48950porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:52:12Zoai:repositorio.ul.pt:10451/48950Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:00:32.394810Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Máscaras iluminadas como exercício de autoconhecimento
title Máscaras iluminadas como exercício de autoconhecimento
spellingShingle Máscaras iluminadas como exercício de autoconhecimento
Tavira, Ana Catarina Antunes
Oficinas de arte
Conhecimento de si mesmo
Desenvolvimento social
Interdisciplinaridade
Relatórios de Prática de Ensino Supervisionada - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Máscaras iluminadas como exercício de autoconhecimento
title_full Máscaras iluminadas como exercício de autoconhecimento
title_fullStr Máscaras iluminadas como exercício de autoconhecimento
title_full_unstemmed Máscaras iluminadas como exercício de autoconhecimento
title_sort Máscaras iluminadas como exercício de autoconhecimento
author Tavira, Ana Catarina Antunes
author_facet Tavira, Ana Catarina Antunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Palaré, Odete Rodrigues, 1971-
Quintas, Fernando Manuel Baêta, 1966-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavira, Ana Catarina Antunes
dc.subject.por.fl_str_mv Oficinas de arte
Conhecimento de si mesmo
Desenvolvimento social
Interdisciplinaridade
Relatórios de Prática de Ensino Supervisionada - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Oficinas de arte
Conhecimento de si mesmo
Desenvolvimento social
Interdisciplinaridade
Relatórios de Prática de Ensino Supervisionada - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino das Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-12-09
2020-01-01T00:00:00Z
2021-07-15T10:54:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/48950
url http://hdl.handle.net/10451/48950
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134553054380032