O ensino-aprendizagem da Estatística baseado numa investigação estatística em contexto real e o desenvolvimento do raciocínio estatístico de alunos do 11.º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Orlando Jorge Couto Neto da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/47045
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Matemática, Universidade e Lisboa, Instituto de Educação, 2020
id RCAP_9b202c0045db658cfff12c5b163cc2f9
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/47045
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino-aprendizagem da Estatística baseado numa investigação estatística em contexto real e o desenvolvimento do raciocínio estatístico de alunos do 11.º anoEstatísticaAprendizagemRaciocínio estatísticoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2020Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Matemática, Universidade e Lisboa, Instituto de Educação, 2020O presente trabalho de cariz investigativo teve como objetivo principal compreender como a aplicação dos conhecimentos estatísticos a um trabalho concreto e em contexto real podem contribuir para a aprendizagem da Estatística e para o desenvolvimento de raciocínio estatístico dos alunos do 11.º ano. Debruça-se em particular sobre o raciocínio estatístico, assunto que foi central na minha lecionação de uma unidade de ensino, ligado ao ensino-aprendizagem de Estatística e enquadrado na correspondente unidade didática do ensino secundário. A metodologia que adotei segue um paradigma interpretativo com uma abordagem qualitativa e integra processos e práticas de ensino adaptadas da metodologia de investigação estatística. Deste modo, procurei que os alunos tivessem oportunidade de realizar aprendizagens através de trabalho em investigação estatística desenvolvida em contexto real e, a partir daí, desenvolver o presente estudo. A totalidade dos alunos da turma B1 do 11.º ano de Matemática do Colégio Pedro Arrupe participaram neste estudo, no âmbito da unidade curricular de ensino Estatística. Os dados recolhidos para o estudo foram selecionados a partir de duas tarefas de resolução autónoma realizadas pelos alunos, de uma avaliação-aula realizada no final das 12 aulas de 60 minutos, de um questionário aos alunos e dos registos feitos por mim em diário de bordo ao longo das aulas. Os resultados obtidos permitem concluir que, mesmo com as limitações relacionadas com a gestão do tempo, (1) evidenciam-se sinais de aprendizagem realizada pelos alunos como resultado da realização da investigação estatística, (2) o ensinoaprendizagem de Estatística realizado com base num trabalho em contexto real é potenciador do desenvolvimento do raciocínio estatístico pelos alunos, e (3) a aplicação de investigação estatística como metodologia de ensino-aprendizagem da Estatística é acolhida de modo positivo pelos alunos.The present investigative work had as main goal to understand how the application of statistical knowledge to a concrete real-life context can contribute to the learning of statistics and to the development of statistical reasoning of 11 th grade students. It focuses, in particular, on statistical reasoning, a subject that was central to my teaching, linked to the teaching and learning of statistics and framed in the corresponding teaching unit of secondary education. The research methodology adopted follows an interpretive paradigm with a qualitative approach and integrates teaching processes and practices adapted from the statistical investigation methodology. In this way, I sought that students had the opportunity to learn through the work in statistical investigations developed in a real context and, from there, to develop the present study. All students in class B1 of the 11 th grade of Mathematics at Colégio Pedro Arrupe participated in this study, within the scope of the statistics teaching unit. The data collected for the study were selected from two tasks carried out in autonomous way by the students, an evaluation undertook at the end of twelve 60-minute classes, a questionnaire to the students, and the records made by me in the logbook throughout the classes. The results obtained allow to conclude that, even with the limitations related to time management, (1) there are signs of learning carried out by students as a result of carrying out a statistical investigation, (2) the teaching and learning ofstatistics carried out based on real context work enhances the development of students’ statistical reasoning, and (3) the application of statistical investigation as a teaching and learning methodology in statistics is positively welcomed by students.Ponte, João Pedro da, 1953-Albuquerque, Carlos Manuel Ribeiro, 1966-Repositório da Universidade de LisboaSilva, Orlando Jorge Couto Neto da2021-03-25T11:41:20Z20202020-06-092020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/47045TID:202679179porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:49:41Zoai:repositorio.ul.pt:10451/47045Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:08.535300Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino-aprendizagem da Estatística baseado numa investigação estatística em contexto real e o desenvolvimento do raciocínio estatístico de alunos do 11.º ano
title O ensino-aprendizagem da Estatística baseado numa investigação estatística em contexto real e o desenvolvimento do raciocínio estatístico de alunos do 11.º ano
spellingShingle O ensino-aprendizagem da Estatística baseado numa investigação estatística em contexto real e o desenvolvimento do raciocínio estatístico de alunos do 11.º ano
Silva, Orlando Jorge Couto Neto da
Estatística
Aprendizagem
Raciocínio estatístico
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O ensino-aprendizagem da Estatística baseado numa investigação estatística em contexto real e o desenvolvimento do raciocínio estatístico de alunos do 11.º ano
title_full O ensino-aprendizagem da Estatística baseado numa investigação estatística em contexto real e o desenvolvimento do raciocínio estatístico de alunos do 11.º ano
title_fullStr O ensino-aprendizagem da Estatística baseado numa investigação estatística em contexto real e o desenvolvimento do raciocínio estatístico de alunos do 11.º ano
title_full_unstemmed O ensino-aprendizagem da Estatística baseado numa investigação estatística em contexto real e o desenvolvimento do raciocínio estatístico de alunos do 11.º ano
title_sort O ensino-aprendizagem da Estatística baseado numa investigação estatística em contexto real e o desenvolvimento do raciocínio estatístico de alunos do 11.º ano
author Silva, Orlando Jorge Couto Neto da
author_facet Silva, Orlando Jorge Couto Neto da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ponte, João Pedro da, 1953-
Albuquerque, Carlos Manuel Ribeiro, 1966-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Orlando Jorge Couto Neto da
dc.subject.por.fl_str_mv Estatística
Aprendizagem
Raciocínio estatístico
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Estatística
Aprendizagem
Raciocínio estatístico
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Matemática, Universidade e Lisboa, Instituto de Educação, 2020
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-06-09
2020-01-01T00:00:00Z
2021-03-25T11:41:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/47045
TID:202679179
url http://hdl.handle.net/10451/47045
identifier_str_mv TID:202679179
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134537321545728