O uso da sequência didática no ensino da oralidade em aulas de inglês: o caso do podcast no 1º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/36229 |
Resumo: | O presente relatório tem como foco central o ensino da oralidade, em inglês, numa turma do 1.º ano de escolaridade do Ensino Básico, com o recurso a uma sequência didática voltada para a produção (oral) de um podcast de uma receita culinária. O principal objetivo deste relatório assenta na avaliação da referida sequência didática - construída com base no conhecimento das propriedades dos géneros de textos -, efetuada a partir da análise comparativa das produções orais iniciais e finais dos alunos participantes dessas mesmas produções. O estudo é de natureza qualitativa e baseia-se na metodologia da investigação-ação. A recolha de dados foi feita, mormente, quer através da gravação em áudio das produções textuais orais dos alunos quer de grelhas de auto e de heteroavaliação. Os resultados obtidos demonstram a existência de uma melhoria evidente nas produções orais dos alunos, na grande maioria dos itens avaliados. Estes resultados sugerem, assim, que a sequência didática poderá configurar-se como um dispositivo profícuo para o ensino-aprendizagem do género de texto trabalhado, desde tenras idades e no contexto do ensino de uma língua estrangeira, como é o caso do inglês, promovendo o desenvolvimento da competência de comunicação oral. |
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O uso da sequência didática no ensino da oralidade em aulas de inglês: o caso do podcast no 1º ano de escolaridadeOralidadeSequência didáticaPodcast1.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório tem como foco central o ensino da oralidade, em inglês, numa turma do 1.º ano de escolaridade do Ensino Básico, com o recurso a uma sequência didática voltada para a produção (oral) de um podcast de uma receita culinária. O principal objetivo deste relatório assenta na avaliação da referida sequência didática - construída com base no conhecimento das propriedades dos géneros de textos -, efetuada a partir da análise comparativa das produções orais iniciais e finais dos alunos participantes dessas mesmas produções. O estudo é de natureza qualitativa e baseia-se na metodologia da investigação-ação. A recolha de dados foi feita, mormente, quer através da gravação em áudio das produções textuais orais dos alunos quer de grelhas de auto e de heteroavaliação. Os resultados obtidos demonstram a existência de uma melhoria evidente nas produções orais dos alunos, na grande maioria dos itens avaliados. Estes resultados sugerem, assim, que a sequência didática poderá configurar-se como um dispositivo profícuo para o ensino-aprendizagem do género de texto trabalhado, desde tenras idades e no contexto do ensino de uma língua estrangeira, como é o caso do inglês, promovendo o desenvolvimento da competência de comunicação oral.The main focus of this report is the teaching of orality, in English, in a class of the 1st year of schooling of Basic Education, using a didactic sequence aimed at the (oral) production of a podcast of a cooking recipe. The main goal lies in the evaluation of the mentioned didactic sequence, built on the basis of the knowledge of the properties of the genres of texts, carried out from the comparative analysis of the initial and final oral productions of the participating students. The study is qualitative in nature and is based on the methodology of action research. Data collection was carried out, mainly, either through the audio recording of the students' oral textual productions or through self and hetero-assessment grids. The results obtained demonstrate the existence of an evident improvement in the oral productions of the students in the vast majority of the items evaluated. These results suggest, therefore, that the didactic sequence can be configured as a useful device for the teachinglearning of the textual genre worked, from an early age, and even in the context of teaching a foreign language, as is the case of the English, promoting the development of oral communication skills.2023-02-06T10:55:35Z2022-12-15T00:00:00Z2022-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/36229porPereira, Sónia Cláudia Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:09:52Zoai:ria.ua.pt:10773/36229Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:07:06.121972Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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