O uso da sequência didática no ensino da oralidade em aulas de inglês: o caso do podcast no 1º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Sónia Cláudia Ferreira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/36229
Resumo: O presente relatório tem como foco central o ensino da oralidade, em inglês, numa turma do 1.º ano de escolaridade do Ensino Básico, com o recurso a uma sequência didática voltada para a produção (oral) de um podcast de uma receita culinária. O principal objetivo deste relatório assenta na avaliação da referida sequência didática - construída com base no conhecimento das propriedades dos géneros de textos -, efetuada a partir da análise comparativa das produções orais iniciais e finais dos alunos participantes dessas mesmas produções. O estudo é de natureza qualitativa e baseia-se na metodologia da investigação-ação. A recolha de dados foi feita, mormente, quer através da gravação em áudio das produções textuais orais dos alunos quer de grelhas de auto e de heteroavaliação. Os resultados obtidos demonstram a existência de uma melhoria evidente nas produções orais dos alunos, na grande maioria dos itens avaliados. Estes resultados sugerem, assim, que a sequência didática poderá configurar-se como um dispositivo profícuo para o ensino-aprendizagem do género de texto trabalhado, desde tenras idades e no contexto do ensino de uma língua estrangeira, como é o caso do inglês, promovendo o desenvolvimento da competência de comunicação oral.
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