Prática com modelo de ensino inclusivo aplicado à disciplina de Educação Visual numa turma do 8º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Mónica Alexandra Afonso
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/20935
Resumo: O tema que orientou a construção deste relatório de estágio foi a educação inclusiva e a gestão da diversidade dentro da sala de aula. As salas de aulas atuais são uma interseção de alunos com diferentes famílias, culturas, géneros, religiões, meios socioeconómicos, etnias, línguas, ritmos e estilos de aprendizagens social que impõem mudanças na procura de soluções pedagógicas apropriadas Num primeiro momento, aprofundaram-se as questões da inclusão através da revisão da bibliografia. Num segundo momento, delineou-se o Modelo de Intervenção Pedagógico implementado. Este procedimento constou de três fases principais: exploração, planificação e implementação da unidade didática “Livro Colaborativo”. Na primeira fase, foi analisado o contexto onde iria decorrer esta intervenção. Tendo em conta a sua importância para o tema em estudo, a inclusão, foi aplicado e analisado um teste sociométrico. Na segunda fase pretendemos estruturar atividades em articulação com as estratégias que promovessem uma prática inclusiva, nomeadamente planificar atividades que promovessem aprendizagens colaborativas através da ilustração de um livro colaborativo sobre o tema “Afetos”. Na terceira fase, descreveu-se as práticas letivas implementadas. Num terceiro momento, são apresentados e analisados os resultados obtidos através da observação participante (diário de bordo) e não participante (grelha de observação feita por um terceiro elemento) bem como da aplicação de questionários aos alunos do grupo alvo. Esta análise permitiu-nos concluir que esta intervenção, baseada em estratégias inclusivas e no trabalho colaborativo entre pares, contribuiu para modificar problemas de comportamento. Assim, a turma obteve resultados positivos, tornando-se alunos empenhados, colaboradores e solidários.
id RCAP_524093adb01bb7ebbf6a6ee7e7412899
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/20935
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática com modelo de ensino inclusivo aplicado à disciplina de Educação Visual numa turma do 8º anoInclusãoDiversidadeIndicadores de educação inclusivaEducação VisualTrabalho colaborativoInclusionDiversityIndicators of Inclusive EducationVisual EducationCollaborative workDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO tema que orientou a construção deste relatório de estágio foi a educação inclusiva e a gestão da diversidade dentro da sala de aula. As salas de aulas atuais são uma interseção de alunos com diferentes famílias, culturas, géneros, religiões, meios socioeconómicos, etnias, línguas, ritmos e estilos de aprendizagens social que impõem mudanças na procura de soluções pedagógicas apropriadas Num primeiro momento, aprofundaram-se as questões da inclusão através da revisão da bibliografia. Num segundo momento, delineou-se o Modelo de Intervenção Pedagógico implementado. Este procedimento constou de três fases principais: exploração, planificação e implementação da unidade didática “Livro Colaborativo”. Na primeira fase, foi analisado o contexto onde iria decorrer esta intervenção. Tendo em conta a sua importância para o tema em estudo, a inclusão, foi aplicado e analisado um teste sociométrico. Na segunda fase pretendemos estruturar atividades em articulação com as estratégias que promovessem uma prática inclusiva, nomeadamente planificar atividades que promovessem aprendizagens colaborativas através da ilustração de um livro colaborativo sobre o tema “Afetos”. Na terceira fase, descreveu-se as práticas letivas implementadas. Num terceiro momento, são apresentados e analisados os resultados obtidos através da observação participante (diário de bordo) e não participante (grelha de observação feita por um terceiro elemento) bem como da aplicação de questionários aos alunos do grupo alvo. Esta análise permitiu-nos concluir que esta intervenção, baseada em estratégias inclusivas e no trabalho colaborativo entre pares, contribuiu para modificar problemas de comportamento. Assim, a turma obteve resultados positivos, tornando-se alunos empenhados, colaboradores e solidários.The basis of the present report was the inclusive education and the management of the diversity in the classroom. Nowadays classrooms are an intersection of students with different kinds of families, cultures, genders, religions, socioeconomic resources, races, languages, rhythms and ways of social learning that impose deep changes in the search of suitable pedagogical solutions. Initially, the questions related to the topic inclusion were deepened through the bibliographic references review. Secondly, the implemented Pedagogical Intervention Model was outlined. This procedure had three main stages: the exploration, planning and implementation of the teaching unit "Collaborative Book". First, it was analyzed the context where this intervention was going to take place. Having in mind the importance of the contex to the topic under study, the inclusion, a sociometric test was applied and analyzed. In a second stage, it was aimed to structure activities in articulation with the strategies that promote an inclusive teaching, in particular planning activities that promote collaborative learning through the illustration of a collborative book under the topic "Affections". In stage three, the implemented teaching practices were described. Thirdly, the results obtained through participant (diary) and non-participant (observation grid made by a third element) observations, as well as the application of questionnaires to the students of the target group, are presented and analyzed. This analysis allowed us to conclude that this intervention, based on inclusive strategies and collaborative work among peers, helped to change behavior problems. In this way, the class obtained successful results, with committed, sympathetic and helpful students.Palhinha, Maria Helena CardosoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAlves, Mónica Alexandra Afonso2016-11-07T10:44:28Z2015-06-1820152015-06-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/20935TID:201672111porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:26:51Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/20935Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:17:20.183130Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática com modelo de ensino inclusivo aplicado à disciplina de Educação Visual numa turma do 8º ano
title Prática com modelo de ensino inclusivo aplicado à disciplina de Educação Visual numa turma do 8º ano
spellingShingle Prática com modelo de ensino inclusivo aplicado à disciplina de Educação Visual numa turma do 8º ano
Alves, Mónica Alexandra Afonso
Inclusão
Diversidade
Indicadores de educação inclusiva
Educação Visual
Trabalho colaborativo
Inclusion
Diversity
Indicators of Inclusive Education
Visual Education
Collaborative work
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Prática com modelo de ensino inclusivo aplicado à disciplina de Educação Visual numa turma do 8º ano
title_full Prática com modelo de ensino inclusivo aplicado à disciplina de Educação Visual numa turma do 8º ano
title_fullStr Prática com modelo de ensino inclusivo aplicado à disciplina de Educação Visual numa turma do 8º ano
title_full_unstemmed Prática com modelo de ensino inclusivo aplicado à disciplina de Educação Visual numa turma do 8º ano
title_sort Prática com modelo de ensino inclusivo aplicado à disciplina de Educação Visual numa turma do 8º ano
author Alves, Mónica Alexandra Afonso
author_facet Alves, Mónica Alexandra Afonso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Palhinha, Maria Helena Cardoso
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Mónica Alexandra Afonso
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Diversidade
Indicadores de educação inclusiva
Educação Visual
Trabalho colaborativo
Inclusion
Diversity
Indicators of Inclusive Education
Visual Education
Collaborative work
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Inclusão
Diversidade
Indicadores de educação inclusiva
Educação Visual
Trabalho colaborativo
Inclusion
Diversity
Indicators of Inclusive Education
Visual Education
Collaborative work
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O tema que orientou a construção deste relatório de estágio foi a educação inclusiva e a gestão da diversidade dentro da sala de aula. As salas de aulas atuais são uma interseção de alunos com diferentes famílias, culturas, géneros, religiões, meios socioeconómicos, etnias, línguas, ritmos e estilos de aprendizagens social que impõem mudanças na procura de soluções pedagógicas apropriadas Num primeiro momento, aprofundaram-se as questões da inclusão através da revisão da bibliografia. Num segundo momento, delineou-se o Modelo de Intervenção Pedagógico implementado. Este procedimento constou de três fases principais: exploração, planificação e implementação da unidade didática “Livro Colaborativo”. Na primeira fase, foi analisado o contexto onde iria decorrer esta intervenção. Tendo em conta a sua importância para o tema em estudo, a inclusão, foi aplicado e analisado um teste sociométrico. Na segunda fase pretendemos estruturar atividades em articulação com as estratégias que promovessem uma prática inclusiva, nomeadamente planificar atividades que promovessem aprendizagens colaborativas através da ilustração de um livro colaborativo sobre o tema “Afetos”. Na terceira fase, descreveu-se as práticas letivas implementadas. Num terceiro momento, são apresentados e analisados os resultados obtidos através da observação participante (diário de bordo) e não participante (grelha de observação feita por um terceiro elemento) bem como da aplicação de questionários aos alunos do grupo alvo. Esta análise permitiu-nos concluir que esta intervenção, baseada em estratégias inclusivas e no trabalho colaborativo entre pares, contribuiu para modificar problemas de comportamento. Assim, a turma obteve resultados positivos, tornando-se alunos empenhados, colaboradores e solidários.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-18
2015
2015-06-18T00:00:00Z
2016-11-07T10:44:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/20935
TID:201672111
url http://hdl.handle.net/10400.14/20935
identifier_str_mv TID:201672111
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131859045580800