O uso de materiais autênticos como contributo para a motivação no ensino da língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Maria Manuela do Nascimento
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/20230
Resumo: O presente relatório visa, numa primeira parte, refletir sobre o uso de materiais autênticos em sala de aula e em que medida é que estes contribuem para uma maior motivação na aprendizagem da língua estrangeira. Fazemos referência a alguns estudos relacionados com a potencialidade destes materiais e analisamos alguns conceitos associados a esta temática. Abordamos também, as vantagens, desvantagens e o impacto da sua utilização em comparação com os materiais produzidos exclusivamente para o ensino da língua, nomeadamente o manual, tendo em consideração diferentes perspetivas sobre o seu uso. Numa segunda parte apresenta‐se a Escola E.B. 2/3 da Alapraia, onde foi realizada a Prática de Ensino Supervisionada (PES) e uma caraterização das turmas em que foram lecionadas as aulas de inglês e espanhol. Por fim apresentam‐se algumas das atividades desenvolvidas durante a lecionação, refletindose sobre os aspetos considerados mais relevantes.
id RCAP_5253bb26b1c194cf6e772101f8c7544d
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/20230
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O uso de materiais autênticos como contributo para a motivação no ensino da língua estrangeiraMaterial didáticoAutenticidadeMateriais autênticosMotivaçãoManualauthentic materials,Didactic materialsAuthenticityMotivationTextbookDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasO presente relatório visa, numa primeira parte, refletir sobre o uso de materiais autênticos em sala de aula e em que medida é que estes contribuem para uma maior motivação na aprendizagem da língua estrangeira. Fazemos referência a alguns estudos relacionados com a potencialidade destes materiais e analisamos alguns conceitos associados a esta temática. Abordamos também, as vantagens, desvantagens e o impacto da sua utilização em comparação com os materiais produzidos exclusivamente para o ensino da língua, nomeadamente o manual, tendo em consideração diferentes perspetivas sobre o seu uso. Numa segunda parte apresenta‐se a Escola E.B. 2/3 da Alapraia, onde foi realizada a Prática de Ensino Supervisionada (PES) e uma caraterização das turmas em que foram lecionadas as aulas de inglês e espanhol. Por fim apresentam‐se algumas das atividades desenvolvidas durante a lecionação, refletindose sobre os aspetos considerados mais relevantes.The first section of this report aims to reflect on the importance of using authentic materials in the foreign language classroom and their contribution for motivating students in the learning process. We review the literature regarding authentic materials in general taking into consideration their advantages and disadvantages when considering other didactic resources and materials used exclusively for the teaching and learning process namely textbooks. In the second part, the Escola E.B. 2/3 da Alapraia, where the Supervised Practice was held, is presented, as well as the characteristics of the classes in which the practical lessons of English and Spanish were taught. Finally the description of some classroom activities implemented throughout the practice reflecting over the most relevant aspects.Matos, Ana GonçalvesMadrona Fernández, AlbertoRUNCorreia, Maria Manuela do Nascimento2017-12-16T01:30:21Z2016-12-162016-07-132016-12-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/20230TID:201609126porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:03:51Zoai:run.unl.pt:10362/20230Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:26:04.051788Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O uso de materiais autênticos como contributo para a motivação no ensino da língua estrangeira
title O uso de materiais autênticos como contributo para a motivação no ensino da língua estrangeira
spellingShingle O uso de materiais autênticos como contributo para a motivação no ensino da língua estrangeira
Correia, Maria Manuela do Nascimento
Material didático
Autenticidade
Materiais autênticos
Motivação
Manual
authentic materials,
Didactic materials
Authenticity
Motivation
Textbook
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short O uso de materiais autênticos como contributo para a motivação no ensino da língua estrangeira
title_full O uso de materiais autênticos como contributo para a motivação no ensino da língua estrangeira
title_fullStr O uso de materiais autênticos como contributo para a motivação no ensino da língua estrangeira
title_full_unstemmed O uso de materiais autênticos como contributo para a motivação no ensino da língua estrangeira
title_sort O uso de materiais autênticos como contributo para a motivação no ensino da língua estrangeira
author Correia, Maria Manuela do Nascimento
author_facet Correia, Maria Manuela do Nascimento
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, Ana Gonçalves
Madrona Fernández, Alberto
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Maria Manuela do Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Material didático
Autenticidade
Materiais autênticos
Motivação
Manual
authentic materials,
Didactic materials
Authenticity
Motivation
Textbook
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Material didático
Autenticidade
Materiais autênticos
Motivação
Manual
authentic materials,
Didactic materials
Authenticity
Motivation
Textbook
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
description O presente relatório visa, numa primeira parte, refletir sobre o uso de materiais autênticos em sala de aula e em que medida é que estes contribuem para uma maior motivação na aprendizagem da língua estrangeira. Fazemos referência a alguns estudos relacionados com a potencialidade destes materiais e analisamos alguns conceitos associados a esta temática. Abordamos também, as vantagens, desvantagens e o impacto da sua utilização em comparação com os materiais produzidos exclusivamente para o ensino da língua, nomeadamente o manual, tendo em consideração diferentes perspetivas sobre o seu uso. Numa segunda parte apresenta‐se a Escola E.B. 2/3 da Alapraia, onde foi realizada a Prática de Ensino Supervisionada (PES) e uma caraterização das turmas em que foram lecionadas as aulas de inglês e espanhol. Por fim apresentam‐se algumas das atividades desenvolvidas durante a lecionação, refletindose sobre os aspetos considerados mais relevantes.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-16
2016-07-13
2016-12-16T00:00:00Z
2017-12-16T01:30:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/20230
TID:201609126
url http://hdl.handle.net/10362/20230
identifier_str_mv TID:201609126
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137891493871616