Terra em transformação : avaliação de questões e atividades práticas em manuais de Ciências Naturais do 7.º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faustino, Paula Cristina Alexandre Nogueira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/26079
Resumo: Dissertação de mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, apresentada ao Departamento de Ciências da Vida e Departamento Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
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spelling Terra em transformação : avaliação de questões e atividades práticas em manuais de Ciências Naturais do 7.º ano de escolaridadeAtividades práticasCapacidades cognitivasCiências NaturaisManuais escolaresLiteracia científicaQuestõesDissertação de mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, apresentada ao Departamento de Ciências da Vida e Departamento Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.Os manuais escolares devem promover o desenvolvimento de capacidades de resolução de problemas, pensamento crítico e criativo e de competências para planear uma pesquisa ou investigação. Algumas das estratégias importantes consistem na formulação de questões e na realização de atividades práticas no ensino das Ciências Naturais. O objetivo geral deste trabalho foi avaliar as questões e atividades práticas incluídas nos manuais escolares de Ciências Naturais do 7º ano de escolaridade, de quatro edições de 2012 e quatro anteriores. Para o efeito, foram selecionados oito manuais, de cinco editoras, sujeitos a uma análise documental e de conteúdo. Na avaliação das questões foram selecionados os subtemas Estrutura interna da Terra, Dinâmica interna da Terra e Consequências da dinâmica interna da Terra, e na avaliação das atividades práticas foi selecionado o subtema Os fósseis e a sua importância na reconstituição da história na Terra. O primeiro estudo, apresentado no capítulo I, considera duas dimensões de avaliação: a localização e o nível cognitivo das questões, admitindo que poderão estar relacionadas com o desenvolvimento de competências cognitivas, conducentes a literacia científica. Os manuais de 2012 revelaram um aumento de questões de nível cognitivo elevado, mas ambas as edições têm maior número de questões no nível cognitivo baixo. Quanto à localização das questões estas situam-se na sua maioria em atividades práticas, em ambas as edições. O segundo estudo, desenvolvido no capítulo II, avalia as atividades práticas em função da tipologia e do nível cognitivo, tendo revelado um ligeira evolução no nível cognitivo elevado (57%) das atividades práticas nos manuais de 2012, mas tipologia de ambas as edições revelou um menor número de atividades de Trabalho de campo, de Pesquisa e Laboratorial, comparativamente às atividades de Resolução de exercícios. Dada a importância das questões e atividades práticas no ensino das Ciências Naturais seria recomendável incluir mais questões e atividades práticas de nível cognitivo elevado, em futuras edições de manuais.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/26079http://hdl.handle.net/10316/26079porFaustino, Paula Cristina Alexandre Nogueirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T07:02:35Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/26079Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:56:58.397021Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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