Riscos e rabiscos : para promover a criatividade, a leitura e a escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Vera Lúcia da Costa
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/8219
Resumo: Dissertação de Mestrado em Estudos da Criança - Área de Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação
id RCAP_526b6378b2d6ada6f3056d1c1a011e6b
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/8219
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Riscos e rabiscos : para promover a criatividade, a leitura e a escrita371.68Dissertação de Mestrado em Estudos da Criança - Área de Especialização em Tecnologias da Informação e ComunicaçãoEste estudo integra-se no ramo de Mestrado em Estudos da Criança - Tecnologias de Informação e Comunicação. No âmbito desta investigação criámos um sítio Web, intitulado Riscos e Rabiscos, e disponível em www.riscoserabiscos.pt.la. Estudámos o seu contributo para o desenvolvimento da criatividade e da competência literária. O sítio dinamiza actividades relacionadas com a escrita criativa, apresenta sugestões de leitura e dispõe de um espaço para a troca de ideias entre utilizadores tanto relativas aos seus trabalhos, como a temáticas relacionadas com a escrita criativa e com outras áreas. As actividades de escrita criativa, tema central do projecto, dividem-se em três níveis de dificuldade, respectivamente Lápis, Caneta e Aparo e podem assumir formas diversas: poemas, contos, grafismos, narrativas e outras. Situamos esta investigação no paradigma qualitativo, mais concretamente, no estudo de caso. Seleccionamos o estudo de caso por nos permitir uma visão holística e significativa da realidade em estudo (Yin, 2003). A recolha de dados foi efectuada a partir de várias fontes: comentários dos visitantes, e-mails, formulários, mensagens afixadas no fórum, comunicação oral, trabalhos dos utilizadores e dados estatísticos do sítio. Para analisar os comentários dos visitantes, e-mails, formulários e mensagens afixadas no fórum optámos pela categorização das opiniões dos utilizadores de acordo com vários itens relacionados com a temática tratada. Quanto aos trabalhos dos utilizadores, analisámo-los com base em indicadores de criatividade. Para o tratamento e a análise dos dados estatísticos recorremos ao programa de criação de gráficos Excel. Os resultados demonstram que um sítio online pode funcionar como uma motivação para a escrita, promovendo a leitura e a comunicação entre utilizadores com interesses semelhantes, e desenvolvendo a criatividade e as competências literárias dos seus utilizadores.This research has been developed as a part of the master’s degree on Studies of the Child - Information and Communication Technology. As part of the investigation, a website titled Riscos e Rabiscos was developed, which can be accessed through www.riscoserabiscos.pt.la. The central objective was evaluating the contribution of a website towards the development of creativity and literary proficiency. Within this web site, several activities related with creative writing have been developed, along with a host of reading suggestions; furthermore, a space was created for users to debate ideas - concerning both the suggested activities and other themes associated with creative writing and other areas. The creative writing activities, which represent the core of this project, have been divided in three challenge levels, represented through different writing apparels: Pencil, Pen and Quill; such activities have assumed a range of different forms: poems, short stories, graphics, narratives and others. The investigation has been developed through a qualitative paradigm. A case study was adopted because it provides researchers with an holistic and meaningful vision of the reality one aims to study (Yin, 2003). The qualitative data was retrieved from various sources: visitor comments, emails, forms, forum postings, oral communication, user’s works, and also statistics from the web site. In order to analyze the web site's user input (e-mails, comments, forms and forum posts), we opted to categorize the opinions that had been expressed, in accordance with several topics pertaining the subject matter. Regarding the user's works, they were analyzed through indicators of creativeness. The resulting statistical data was processed in graphical form through the spreadsheet software Microsoft Excel. The results demonstrate that a web site can effectively function as a motivation towards the development of writing abilities, by promoting the act of reading as well as communication between users with similar interests, thus encouraging and developing their creativeness and literary competency.Ramos, Maria Altina SilvaUniversidade do MinhoMagalhães, Vera Lúcia da Costa2008-02-222008-02-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/8219porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:54:18Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/8219Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:43:47.206211Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Riscos e rabiscos : para promover a criatividade, a leitura e a escrita
title Riscos e rabiscos : para promover a criatividade, a leitura e a escrita
spellingShingle Riscos e rabiscos : para promover a criatividade, a leitura e a escrita
Magalhães, Vera Lúcia da Costa
371.68
title_short Riscos e rabiscos : para promover a criatividade, a leitura e a escrita
title_full Riscos e rabiscos : para promover a criatividade, a leitura e a escrita
title_fullStr Riscos e rabiscos : para promover a criatividade, a leitura e a escrita
title_full_unstemmed Riscos e rabiscos : para promover a criatividade, a leitura e a escrita
title_sort Riscos e rabiscos : para promover a criatividade, a leitura e a escrita
author Magalhães, Vera Lúcia da Costa
author_facet Magalhães, Vera Lúcia da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, Maria Altina Silva
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Vera Lúcia da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv 371.68
topic 371.68
description Dissertação de Mestrado em Estudos da Criança - Área de Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-02-22
2008-02-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/8219
url http://hdl.handle.net/1822/8219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132184889524224