A relação entre Responsabilidade Social das Empresas e Cultura Organizacional - um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10216/133373 |
Resumo: | A Responsabilidade Social das Empresas é um conjunto de políticas e práticas concertadas, alinhadas com os objetivos das mesmas, que pretende dar resposta às exigências internas, do mercado e da comunidade, tendo como diapasão o interesse comum. Uma empresa socialmente responsável é por isso, geradora de valor para todos os seus stakeholders. Pretende ser um agente de mudança, de diferenciação e inovação. Assim, sabendo que as empresas socialmente responsáveis, têm de ter como princípios de actuação a Ética, a Qualidade e a geração de Valor, visamos compreender, por um lado, como é que a cultura organizacional pode facilitar a implementação destas práticas e, por outro, que reflexo tem esta pretensão da responsabilidade social das empresas na sua cultura organizacional, através de um estudo de caso. O presente trabalho espelha, desta forma, a necessidade de explorar a relação entre estes dois conceitos: um - a cultura organizacional - já bem cimentado nos mundos científico e empresarial; outro - a responsabilidade social - ainda em processo de implementação nas organizações e de afirmação enquanto área de estudo científico. Este estudo de caso apresenta-se também como um retrato da empresa estudada e a sua relação com a Responsabilidade Social ao longo do tempo balizado, assim como os resultados desta oção estratégica na sua cultura. |
id |
RCAP_52705777cd95fe55d912a9b1f92e40b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/133373 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A relação entre Responsabilidade Social das Empresas e Cultura Organizacional - um estudo de casoResponsabilidade SocialCultura OrganizacionalEstudo de CasoA Responsabilidade Social das Empresas é um conjunto de políticas e práticas concertadas, alinhadas com os objetivos das mesmas, que pretende dar resposta às exigências internas, do mercado e da comunidade, tendo como diapasão o interesse comum. Uma empresa socialmente responsável é por isso, geradora de valor para todos os seus stakeholders. Pretende ser um agente de mudança, de diferenciação e inovação. Assim, sabendo que as empresas socialmente responsáveis, têm de ter como princípios de actuação a Ética, a Qualidade e a geração de Valor, visamos compreender, por um lado, como é que a cultura organizacional pode facilitar a implementação destas práticas e, por outro, que reflexo tem esta pretensão da responsabilidade social das empresas na sua cultura organizacional, através de um estudo de caso. O presente trabalho espelha, desta forma, a necessidade de explorar a relação entre estes dois conceitos: um - a cultura organizacional - já bem cimentado nos mundos científico e empresarial; outro - a responsabilidade social - ainda em processo de implementação nas organizações e de afirmação enquanto área de estudo científico. Este estudo de caso apresenta-se também como um retrato da empresa estudada e a sua relação com a Responsabilidade Social ao longo do tempo balizado, assim como os resultados desta oção estratégica na sua cultura.2009-092009-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/10216/133373porLeandro, Alexandrainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-29T14:56:20Zoai:repositorio-aberto.up.pt:10216/133373Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:12:01.176743Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relação entre Responsabilidade Social das Empresas e Cultura Organizacional - um estudo de caso |
title |
A relação entre Responsabilidade Social das Empresas e Cultura Organizacional - um estudo de caso |
spellingShingle |
A relação entre Responsabilidade Social das Empresas e Cultura Organizacional - um estudo de caso Leandro, Alexandra Responsabilidade Social Cultura Organizacional Estudo de Caso |
title_short |
A relação entre Responsabilidade Social das Empresas e Cultura Organizacional - um estudo de caso |
title_full |
A relação entre Responsabilidade Social das Empresas e Cultura Organizacional - um estudo de caso |
title_fullStr |
A relação entre Responsabilidade Social das Empresas e Cultura Organizacional - um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
A relação entre Responsabilidade Social das Empresas e Cultura Organizacional - um estudo de caso |
title_sort |
A relação entre Responsabilidade Social das Empresas e Cultura Organizacional - um estudo de caso |
author |
Leandro, Alexandra |
author_facet |
Leandro, Alexandra |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leandro, Alexandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Responsabilidade Social Cultura Organizacional Estudo de Caso |
topic |
Responsabilidade Social Cultura Organizacional Estudo de Caso |
description |
A Responsabilidade Social das Empresas é um conjunto de políticas e práticas concertadas, alinhadas com os objetivos das mesmas, que pretende dar resposta às exigências internas, do mercado e da comunidade, tendo como diapasão o interesse comum. Uma empresa socialmente responsável é por isso, geradora de valor para todos os seus stakeholders. Pretende ser um agente de mudança, de diferenciação e inovação. Assim, sabendo que as empresas socialmente responsáveis, têm de ter como princípios de actuação a Ética, a Qualidade e a geração de Valor, visamos compreender, por um lado, como é que a cultura organizacional pode facilitar a implementação destas práticas e, por outro, que reflexo tem esta pretensão da responsabilidade social das empresas na sua cultura organizacional, através de um estudo de caso. O presente trabalho espelha, desta forma, a necessidade de explorar a relação entre estes dois conceitos: um - a cultura organizacional - já bem cimentado nos mundos científico e empresarial; outro - a responsabilidade social - ainda em processo de implementação nas organizações e de afirmação enquanto área de estudo científico. Este estudo de caso apresenta-se também como um retrato da empresa estudada e a sua relação com a Responsabilidade Social ao longo do tempo balizado, assim como os resultados desta oção estratégica na sua cultura. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-09 2009-09-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/10216/133373 |
url |
https://hdl.handle.net/10216/133373 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136042616356864 |