A Ética como competência profissional na formação: o pedagogo em foco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/32412 |
Resumo: | Este artigo visa compreender a ética como competência profissional transversal e autônoma no campo da formação do pedagogo. Discute as temáticas da competência e competência profissional; da ética, ética profissional como competência no cerne da formação do pedagogo. É pesquisa de cunho qualitativo, assente na revisão de literatura de renomados pensadores na esfera das competências profissionais. Dialoga especialmente com Boterf (2003), Caetano (2010), Estrela e Silva (2010), Garcia (1999) e Perrenoud (2000). Inaugura a discussão da ética enquanto dimensão práxis transversal e competência máxima no corpo da formação profissional. |
id |
RCAP_5279641dbec9000a499f97640e66210e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/32412 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Ética como competência profissional na formação: o pedagogo em focoÉticaCompetência ProfissionalFormaçãoPedagogoEste artigo visa compreender a ética como competência profissional transversal e autônoma no campo da formação do pedagogo. Discute as temáticas da competência e competência profissional; da ética, ética profissional como competência no cerne da formação do pedagogo. É pesquisa de cunho qualitativo, assente na revisão de literatura de renomados pensadores na esfera das competências profissionais. Dialoga especialmente com Boterf (2003), Caetano (2010), Estrela e Silva (2010), Garcia (1999) e Perrenoud (2000). Inaugura a discussão da ética enquanto dimensão práxis transversal e competência máxima no corpo da formação profissional.This article aims to understand ethics as an autonomous and transversal professional competence in the field of pedagogues’ training. It discusses the aspects of competence and professional competence; of ethics, professional ethics as competence in the core of the pedagogues’ training. Ii is a qualitative research, based on the literature review of renowned thinkers in the field of competences. It dialogues especially with Boterf (2003), Caetano (2010), Estrela and Silva (2010), Garcia (1999) and Perrenoud (2000). It inaugurates the discussion of ethics as a transversal dimension of praxis and maximum competence in the body of professional training.Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do SulRepositório da Universidade de LisboaMacedo, SheylaCaetano, Ana2018-03-19T16:44:24Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/32412porMacedo, S., & Caetano, A. P. (2017). A ética como competência profissional na formação: o pedagogo em foco. Educação & Realidade, 42(2), 627-648. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2175-6236560780100-3143 (Print)http://dx.doi.org/10.1590/2175-623656078info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:26:26Zoai:repositorio.ul.pt:10451/32412Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:47:36.746064Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Ética como competência profissional na formação: o pedagogo em foco |
title |
A Ética como competência profissional na formação: o pedagogo em foco |
spellingShingle |
A Ética como competência profissional na formação: o pedagogo em foco Macedo, Sheyla Ética Competência Profissional Formação Pedagogo |
title_short |
A Ética como competência profissional na formação: o pedagogo em foco |
title_full |
A Ética como competência profissional na formação: o pedagogo em foco |
title_fullStr |
A Ética como competência profissional na formação: o pedagogo em foco |
title_full_unstemmed |
A Ética como competência profissional na formação: o pedagogo em foco |
title_sort |
A Ética como competência profissional na formação: o pedagogo em foco |
author |
Macedo, Sheyla |
author_facet |
Macedo, Sheyla Caetano, Ana |
author_role |
author |
author2 |
Caetano, Ana |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macedo, Sheyla Caetano, Ana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ética Competência Profissional Formação Pedagogo |
topic |
Ética Competência Profissional Formação Pedagogo |
description |
Este artigo visa compreender a ética como competência profissional transversal e autônoma no campo da formação do pedagogo. Discute as temáticas da competência e competência profissional; da ética, ética profissional como competência no cerne da formação do pedagogo. É pesquisa de cunho qualitativo, assente na revisão de literatura de renomados pensadores na esfera das competências profissionais. Dialoga especialmente com Boterf (2003), Caetano (2010), Estrela e Silva (2010), Garcia (1999) e Perrenoud (2000). Inaugura a discussão da ética enquanto dimensão práxis transversal e competência máxima no corpo da formação profissional. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z 2018-03-19T16:44:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/32412 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/32412 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Macedo, S., & Caetano, A. P. (2017). A ética como competência profissional na formação: o pedagogo em foco. Educação & Realidade, 42(2), 627-648. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2175-623656078 0100-3143 (Print) http://dx.doi.org/10.1590/2175-623656078 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134402833285120 |