Prática de ensino supervisionadas do 1º e 2º ciclo do ensino básico: um estudo sobre as estratégias de cálculo mental utilizadas por alunos do 2º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veloso, Catarina Ribeiro da Cruz
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/4266
Resumo: Relatório Final apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1º e do 2º Ciclo de Ensino Básico
id RCAP_5b79042d5688df98fd63fecb287b9090
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4266
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionadas do 1º e 2º ciclo do ensino básico: um estudo sobre as estratégias de cálculo mental utilizadas por alunos do 2º ciclo do ensino básicoSentido de númeroCálculo mentalEstratégias de cálculo mentalParticipação ativa dos alunosSense of numberMental calculationActive student participationCalculation strategiesRelatório Final apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1º e do 2º Ciclo de Ensino BásicoO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. Pretende apresentar de forma reflexiva e fundamentada a intervenção educativa realizada numa turma de 6º ano de escolaridade, no 2º Ciclo do Ensino Básico, duma escola do concelho de Sintra, nas disciplinas de Português, Matemática, Ciências Naturais e História e Geografia de Portugal. Assim sendo, inicialmente, caracteriza-se o contexto socioeducativo, as fragilidades e os pontos fortes dos alunos da turma, define-se a problemática da intervenção, analisa-se reflexivamente a intervenção pedagógica e, por fim, avaliam-se as aprendizagens dos alunos. O presente trabalho inclui também a investigação que incidiu sobre a rotina de cálculo mental, implementada ao longo da intervenção, e os seus efeitos ao nível do desenvolvimento do cálculo mental em alunos do 6º ano de escolaridade. Este estudo teve como propósito desenvolver o cálculo mental através da exploração das tiras de cálculo e pretendeu-se compreender quais as estratégias de cálculo mobilizadas pelos alunos e como estas evoluíam ao longo do tempo. A metodologia utilizada na PES II e no estudo tiveram um paradigma próximo da investigação-ação, sendo um estudo de natureza qualitativa, e os dados recolhidos foram diversos desde a observação direta e participante, as entrevistas estruturadas e a análise de documentos do agrupamento e da turma.Abstract This report was developed within the course of Prática de Ensino Supervisionada II of the Master in Education 1st and 2nd cycles of basic education. It seeks to present in a reflexive and reasoned manner the educational intervention performed in a 6th grade class, in the 2nd cycle of basic education, in Sintra county in Portuguese, Mathematics, Natural Science and History and Geography of Portugal. To that, initially the socio-educational context is characterized, the weaknesses and strengths of the students in the class, the problem of intervention is defined, the pedagogical intervention is analyzed reflexively and, finally, students learning are assessed. This work also includes as well the study that focused on the routine of mental calculation, implemented during the intervention, and its effects on the development of mental calculation in 6th grade students. This study aimed to develop mental calculation by exploiting calculation strips and it was intended to understand which were the calculation strategies mobilized by the students and how they evolved over time. The method used in PES II and in the study had a paradigm close to action research, being a study qualitative in nature, and the collected data were various from the direct and participant observation, the structured interviews and the analysis of the documents of the grouping and the class.Castro, Joana deRCIPLVeloso, Catarina Ribeiro da Cruz2015-02-19T11:50:27Z2014-112014-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/4266TID:201362210porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:46:01Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4266Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:43.865903Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionadas do 1º e 2º ciclo do ensino básico: um estudo sobre as estratégias de cálculo mental utilizadas por alunos do 2º ciclo do ensino básico
title Prática de ensino supervisionadas do 1º e 2º ciclo do ensino básico: um estudo sobre as estratégias de cálculo mental utilizadas por alunos do 2º ciclo do ensino básico
spellingShingle Prática de ensino supervisionadas do 1º e 2º ciclo do ensino básico: um estudo sobre as estratégias de cálculo mental utilizadas por alunos do 2º ciclo do ensino básico
Veloso, Catarina Ribeiro da Cruz
Sentido de número
Cálculo mental
Estratégias de cálculo mental
Participação ativa dos alunos
Sense of number
Mental calculation
Active student participation
Calculation strategies
title_short Prática de ensino supervisionadas do 1º e 2º ciclo do ensino básico: um estudo sobre as estratégias de cálculo mental utilizadas por alunos do 2º ciclo do ensino básico
title_full Prática de ensino supervisionadas do 1º e 2º ciclo do ensino básico: um estudo sobre as estratégias de cálculo mental utilizadas por alunos do 2º ciclo do ensino básico
title_fullStr Prática de ensino supervisionadas do 1º e 2º ciclo do ensino básico: um estudo sobre as estratégias de cálculo mental utilizadas por alunos do 2º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionadas do 1º e 2º ciclo do ensino básico: um estudo sobre as estratégias de cálculo mental utilizadas por alunos do 2º ciclo do ensino básico
title_sort Prática de ensino supervisionadas do 1º e 2º ciclo do ensino básico: um estudo sobre as estratégias de cálculo mental utilizadas por alunos do 2º ciclo do ensino básico
author Veloso, Catarina Ribeiro da Cruz
author_facet Veloso, Catarina Ribeiro da Cruz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castro, Joana de
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Veloso, Catarina Ribeiro da Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Sentido de número
Cálculo mental
Estratégias de cálculo mental
Participação ativa dos alunos
Sense of number
Mental calculation
Active student participation
Calculation strategies
topic Sentido de número
Cálculo mental
Estratégias de cálculo mental
Participação ativa dos alunos
Sense of number
Mental calculation
Active student participation
Calculation strategies
description Relatório Final apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1º e do 2º Ciclo de Ensino Básico
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11
2014-11-01T00:00:00Z
2015-02-19T11:50:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/4266
TID:201362210
url http://hdl.handle.net/10400.21/4266
identifier_str_mv TID:201362210
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133394819350528