Perspectivas quanto a presença das tecnologias digitais nos livros didáticos de ciências do Plano Nacional do Livro Didático – PNLD 2020

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sobrinho Júnior, João Ferreira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Mesquita, Nyuara Araújo da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/11664
Resumo: O objetivo desta pesquisa é observar as perspectivas nas quais os elementos trazidos do contexto das tecnologias digitais estão inseridos nos livros didáticos de ciências aprovados no PNLD 2020. O percurso metodológico está fundamentado em abordagem qualitativa no esteio da pesquisa documental e bibliográfica. Como resultado, identificamos que as perspectivas que buscam o desenvolvimento do aprendizado por meio de buscas externas são predominantes, aproximando de 90%. Em contraponto, às relacionadas ao desenvolvimento do conhecimento através da leitura e visualização, somam próximo aos 10%. Conquanto, ponderamos que a não instigação à prática ou um estímulo ao uso não-formal através do livro, em nada diminui a sua relevância. Pois, seu manuseio e leitura, é ponto chave ao aprendizado do estudante como também à manutenibilidade do livro didático como política de Estado.
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spelling Perspectivas quanto a presença das tecnologias digitais nos livros didáticos de ciências do Plano Nacional do Livro Didático – PNLD 2020Perspectives regarding the presence of digital technologies in science textbooks from the National Textbook Plan – PNLD 2020PNLD; Livro didático; Tecnologias digitais; Ensino.NPDB; Textbook; Digital technologies; Teaching.O objetivo desta pesquisa é observar as perspectivas nas quais os elementos trazidos do contexto das tecnologias digitais estão inseridos nos livros didáticos de ciências aprovados no PNLD 2020. O percurso metodológico está fundamentado em abordagem qualitativa no esteio da pesquisa documental e bibliográfica. Como resultado, identificamos que as perspectivas que buscam o desenvolvimento do aprendizado por meio de buscas externas são predominantes, aproximando de 90%. Em contraponto, às relacionadas ao desenvolvimento do conhecimento através da leitura e visualização, somam próximo aos 10%. Conquanto, ponderamos que a não instigação à prática ou um estímulo ao uso não-formal através do livro, em nada diminui a sua relevância. Pois, seu manuseio e leitura, é ponto chave ao aprendizado do estudante como também à manutenibilidade do livro didático como política de Estado.The objective of this research is to observe the perspectives in which the elements brought from the context of digital technologies are inserted in science textbooks approved in PNLD 2020. The methodological path is based on a qualitative approach in the documental and bibliographic research. As a result, we identified that the perspectives that seek the development of learning through external searches are predominant, approaching 90%. On the other hand, the perspectives related to the development of knowledge through reading and visualization are close to 10%. However, we ponder that not instigating the practice or a stimulus to non-formal use through the book, in no way diminishes its relevance. For, its handling and reading is a key point for student learning as well as for the maintenance of the textbook as a State policy.Universidade Federal do ParáSobrinho Júnior, João FerreiraMesquita, Nyuara Araújo da Silva2022-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1166410.18542/amazrecm.v18i40.11664Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 18, n. 40 (2022): Ahead of PrintAmazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 18, n. 40 (2022): Ahead of Print2317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/11664/8388/*ref*/ARAÚJO JUNIOR, J. D. S.; JÚLIO, A. Da internet para os livros didáticos: uma análise de didatização de gêneros textuais digitais. 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