Perturbação da aprendizagem específica com défice na leitura em alunos dos 1º e 2º ciclos do ensino básico. Professores de educação especial e pais em colaboração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Alexandra
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ribeiro, Célia, Figueira, Ana Paula Couceiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/28795
Resumo: A Perturbação da Aprendizagem Específica (PAE) com défice na leitura caracteriza-se por dificuldades persistentes e incapacitantes na aprendizagem de competências básicas na leitura, sendo que pais e professores devem estar atentos a um conjunto de sinais de alerta para que se possam implementar estratégias eficazes e apropriadas que permitam, o mais precocemente possível, à criança lidar com as dificuldades de leitura. Assim, conhecer as estratégias adotadas/a adotar pelos pais/encarregados de educação (EE) de alunos dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico (CEB) com PAE com défice na leitura, no sentido de dar continuidade ao trabalho dos professores e a potenciar o sucesso escolar, foi o objetivo central deste estudo. Através de um estudo de natureza qualitativa, em que foram entrevistados dez professores de educação especial e dez pais de alunos dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico com esta perturbação, foi possível concluir que os pais de alunos com PAE com défice na leitura são elementos ativos e participativos no processo de intervenção, uma vez que, em casa, as atividades de reforço do que o aluno aprende na escola se constituem como um complemento importante para minimizar as suas dificuldades e potenciar o sucesso escolar.
id RCAP_58cae0d87c89f7f49b8598b9953fde91
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/28795
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perturbação da aprendizagem específica com défice na leitura em alunos dos 1º e 2º ciclos do ensino básico. Professores de educação especial e pais em colaboraçãoDisruption of specific learning with reading deficit in elementary and secondary school students: Parents and teachers of special education in collaborationPerturbação da aprendizagem específica com défice na leituraPais/encarregados de educaçãoProfessores de educação especialColaboraçãoSucesso escolarSpecific learning disorder with impairment in readingParents/guardiansSpecial Education teachersStrategiesStudents’ successA Perturbação da Aprendizagem Específica (PAE) com défice na leitura caracteriza-se por dificuldades persistentes e incapacitantes na aprendizagem de competências básicas na leitura, sendo que pais e professores devem estar atentos a um conjunto de sinais de alerta para que se possam implementar estratégias eficazes e apropriadas que permitam, o mais precocemente possível, à criança lidar com as dificuldades de leitura. Assim, conhecer as estratégias adotadas/a adotar pelos pais/encarregados de educação (EE) de alunos dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico (CEB) com PAE com défice na leitura, no sentido de dar continuidade ao trabalho dos professores e a potenciar o sucesso escolar, foi o objetivo central deste estudo. Através de um estudo de natureza qualitativa, em que foram entrevistados dez professores de educação especial e dez pais de alunos dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico com esta perturbação, foi possível concluir que os pais de alunos com PAE com défice na leitura são elementos ativos e participativos no processo de intervenção, uma vez que, em casa, as atividades de reforço do que o aluno aprende na escola se constituem como um complemento importante para minimizar as suas dificuldades e potenciar o sucesso escolar.The specific learning disorder with impairment in reading is characterised by persistent disabling difficulties in the learning process of early reading skills. Thus, it is imperative for both parents and teachers to be able to recognize a set of alerting signs, in order to implement efficient and appropriate strategies which will allow the child to cope with reading difficulties precociously. Therefore, the main goal of the present study is to identify the usual or future strategies adopted by parents and/or guardians of 1st/2nd graders suffering from specific learning disorder with impairment in reading in the hope to enable teacher’s work and promote successful academic performance. Using a qualitative study, in which were interviewed ten special needs education teachers and ten parents of students who suffer from this disorder, attending primary school and lower secondary education level, it was possible to conclude that parents of children with specific learning disorder with impairment in reading are active and participative elements in the intervention process since home reinforcement activities of what the student has learned at school serve as a major complement to minimise learning difficulties and boost school success.Organización de Estados Iberoamericanos (OEI/CAEU)Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaRodrigues, AlexandraRibeiro, CéliaFigueira, Ana Paula Couceiro2019-11-19T12:56:24Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/28795porRodrigues, A., Ribeiro, C., Figueira, A.P.C. (2018). Perturbação da Aprendizagem Específica com défice na leitura em alunos dos 1º e 2º ciclos do ensino básico. Professores de educação especial e pais em colaboração. Revista Ibero-americana de Educação, 78(2), 97-1211022-650810.35362/rie78231821681-5653info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:34:21Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/28795Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:23:05.554758Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perturbação da aprendizagem específica com défice na leitura em alunos dos 1º e 2º ciclos do ensino básico. Professores de educação especial e pais em colaboração
Disruption of specific learning with reading deficit in elementary and secondary school students: Parents and teachers of special education in collaboration
title Perturbação da aprendizagem específica com défice na leitura em alunos dos 1º e 2º ciclos do ensino básico. Professores de educação especial e pais em colaboração
spellingShingle Perturbação da aprendizagem específica com défice na leitura em alunos dos 1º e 2º ciclos do ensino básico. Professores de educação especial e pais em colaboração
Rodrigues, Alexandra
Perturbação da aprendizagem específica com défice na leitura
Pais/encarregados de educação
Professores de educação especial
Colaboração
Sucesso escolar
Specific learning disorder with impairment in reading
Parents/guardians
Special Education teachers
Strategies
Students’ success
title_short Perturbação da aprendizagem específica com défice na leitura em alunos dos 1º e 2º ciclos do ensino básico. Professores de educação especial e pais em colaboração
title_full Perturbação da aprendizagem específica com défice na leitura em alunos dos 1º e 2º ciclos do ensino básico. Professores de educação especial e pais em colaboração
title_fullStr Perturbação da aprendizagem específica com défice na leitura em alunos dos 1º e 2º ciclos do ensino básico. Professores de educação especial e pais em colaboração
title_full_unstemmed Perturbação da aprendizagem específica com défice na leitura em alunos dos 1º e 2º ciclos do ensino básico. Professores de educação especial e pais em colaboração
title_sort Perturbação da aprendizagem específica com défice na leitura em alunos dos 1º e 2º ciclos do ensino básico. Professores de educação especial e pais em colaboração
author Rodrigues, Alexandra
author_facet Rodrigues, Alexandra
Ribeiro, Célia
Figueira, Ana Paula Couceiro
author_role author
author2 Ribeiro, Célia
Figueira, Ana Paula Couceiro
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Alexandra
Ribeiro, Célia
Figueira, Ana Paula Couceiro
dc.subject.por.fl_str_mv Perturbação da aprendizagem específica com défice na leitura
Pais/encarregados de educação
Professores de educação especial
Colaboração
Sucesso escolar
Specific learning disorder with impairment in reading
Parents/guardians
Special Education teachers
Strategies
Students’ success
topic Perturbação da aprendizagem específica com défice na leitura
Pais/encarregados de educação
Professores de educação especial
Colaboração
Sucesso escolar
Specific learning disorder with impairment in reading
Parents/guardians
Special Education teachers
Strategies
Students’ success
description A Perturbação da Aprendizagem Específica (PAE) com défice na leitura caracteriza-se por dificuldades persistentes e incapacitantes na aprendizagem de competências básicas na leitura, sendo que pais e professores devem estar atentos a um conjunto de sinais de alerta para que se possam implementar estratégias eficazes e apropriadas que permitam, o mais precocemente possível, à criança lidar com as dificuldades de leitura. Assim, conhecer as estratégias adotadas/a adotar pelos pais/encarregados de educação (EE) de alunos dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico (CEB) com PAE com défice na leitura, no sentido de dar continuidade ao trabalho dos professores e a potenciar o sucesso escolar, foi o objetivo central deste estudo. Através de um estudo de natureza qualitativa, em que foram entrevistados dez professores de educação especial e dez pais de alunos dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico com esta perturbação, foi possível concluir que os pais de alunos com PAE com défice na leitura são elementos ativos e participativos no processo de intervenção, uma vez que, em casa, as atividades de reforço do que o aluno aprende na escola se constituem como um complemento importante para minimizar as suas dificuldades e potenciar o sucesso escolar.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
2019-11-19T12:56:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/28795
url http://hdl.handle.net/10400.14/28795
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rodrigues, A., Ribeiro, C., Figueira, A.P.C. (2018). Perturbação da Aprendizagem Específica com défice na leitura em alunos dos 1º e 2º ciclos do ensino básico. Professores de educação especial e pais em colaboração. Revista Ibero-americana de Educação, 78(2), 97-121
1022-6508
10.35362/rie7823182
1681-5653
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Organización de Estados Iberoamericanos (OEI/CAEU)
publisher.none.fl_str_mv Organización de Estados Iberoamericanos (OEI/CAEU)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131937975042048