Intervenção mediada por pares: estudo de caso com um aluno com perturbação do espectro do autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loureiro, Mariana Orfão
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/45053
Resumo: A Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) faz parte do grupo de perturbações do neurodesenvolvimento e uma de suas principais características é o déficit constante na comunicação e interação social. Para interagir com o mundo que nos rodeia é fundamental dominar habilidades sociais, porém os indivíduos com PEA apresentam dificuldades significativas nesse âmbito. A escola é um espaço de construção social e importante para o desenvolvimento interpessoal. Mas para alunos com PEA esse processo não acontece de forma tão simples. É fundamental que os alunos com desenvolvimento atípico recebam apoio dos colegas e profissionais da instituição de ensino para aprenderem comportamentos sociais. Com o objetivo de facilitar e aumentar as interações sociais e comunicativas entre educandos com PEA e seus pares típicos, aplicou-se o Programa de Intervenção de Pares Mediadores realizando assim um estudo de caso com uma criança de dez anos, aluno do 4º ano de uma escola localizada no distrito de Coimbra. O presente trabalho foi dividido em quatro partes, sendo elas fase inicial, fase de observação, fase de intervenção e fase final. Os resultados obtidos neste estudo de caso demonstram que esta investigação colaborou para que ambas as partes desenvolvessem interações sociais a partir do treino de pares, mas principalmente desenvolveu nos colegas sentimentos de respeito, compreensão, preocupação, empatia e acolhimento com o próximo.
id RCAP_52d62b91726b9597e9bffcbdadf6de20
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/45053
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Intervenção mediada por pares: estudo de caso com um aluno com perturbação do espectro do autismoAutismoIntervençãoPares MediadoresInterações SociaisA Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) faz parte do grupo de perturbações do neurodesenvolvimento e uma de suas principais características é o déficit constante na comunicação e interação social. Para interagir com o mundo que nos rodeia é fundamental dominar habilidades sociais, porém os indivíduos com PEA apresentam dificuldades significativas nesse âmbito. A escola é um espaço de construção social e importante para o desenvolvimento interpessoal. Mas para alunos com PEA esse processo não acontece de forma tão simples. É fundamental que os alunos com desenvolvimento atípico recebam apoio dos colegas e profissionais da instituição de ensino para aprenderem comportamentos sociais. Com o objetivo de facilitar e aumentar as interações sociais e comunicativas entre educandos com PEA e seus pares típicos, aplicou-se o Programa de Intervenção de Pares Mediadores realizando assim um estudo de caso com uma criança de dez anos, aluno do 4º ano de uma escola localizada no distrito de Coimbra. O presente trabalho foi dividido em quatro partes, sendo elas fase inicial, fase de observação, fase de intervenção e fase final. Os resultados obtidos neste estudo de caso demonstram que esta investigação colaborou para que ambas as partes desenvolvessem interações sociais a partir do treino de pares, mas principalmente desenvolveu nos colegas sentimentos de respeito, compreensão, preocupação, empatia e acolhimento com o próximo.Neves, Paula Maria Mendes da Costa, 1961-Repositório ComumLoureiro, Mariana Orfão2023-06-02T13:38:06Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/45053TID:203318811porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-08T02:15:50Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/45053Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:59:57.274263Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção mediada por pares: estudo de caso com um aluno com perturbação do espectro do autismo
title Intervenção mediada por pares: estudo de caso com um aluno com perturbação do espectro do autismo
spellingShingle Intervenção mediada por pares: estudo de caso com um aluno com perturbação do espectro do autismo
Loureiro, Mariana Orfão
Autismo
Intervenção
Pares Mediadores
Interações Sociais
title_short Intervenção mediada por pares: estudo de caso com um aluno com perturbação do espectro do autismo
title_full Intervenção mediada por pares: estudo de caso com um aluno com perturbação do espectro do autismo
title_fullStr Intervenção mediada por pares: estudo de caso com um aluno com perturbação do espectro do autismo
title_full_unstemmed Intervenção mediada por pares: estudo de caso com um aluno com perturbação do espectro do autismo
title_sort Intervenção mediada por pares: estudo de caso com um aluno com perturbação do espectro do autismo
author Loureiro, Mariana Orfão
author_facet Loureiro, Mariana Orfão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neves, Paula Maria Mendes da Costa, 1961-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Loureiro, Mariana Orfão
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo
Intervenção
Pares Mediadores
Interações Sociais
topic Autismo
Intervenção
Pares Mediadores
Interações Sociais
description A Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) faz parte do grupo de perturbações do neurodesenvolvimento e uma de suas principais características é o déficit constante na comunicação e interação social. Para interagir com o mundo que nos rodeia é fundamental dominar habilidades sociais, porém os indivíduos com PEA apresentam dificuldades significativas nesse âmbito. A escola é um espaço de construção social e importante para o desenvolvimento interpessoal. Mas para alunos com PEA esse processo não acontece de forma tão simples. É fundamental que os alunos com desenvolvimento atípico recebam apoio dos colegas e profissionais da instituição de ensino para aprenderem comportamentos sociais. Com o objetivo de facilitar e aumentar as interações sociais e comunicativas entre educandos com PEA e seus pares típicos, aplicou-se o Programa de Intervenção de Pares Mediadores realizando assim um estudo de caso com uma criança de dez anos, aluno do 4º ano de uma escola localizada no distrito de Coimbra. O presente trabalho foi dividido em quatro partes, sendo elas fase inicial, fase de observação, fase de intervenção e fase final. Os resultados obtidos neste estudo de caso demonstram que esta investigação colaborou para que ambas as partes desenvolvessem interações sociais a partir do treino de pares, mas principalmente desenvolveu nos colegas sentimentos de respeito, compreensão, preocupação, empatia e acolhimento com o próximo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-02T13:38:06Z
2023
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/45053
TID:203318811
url http://hdl.handle.net/10400.26/45053
identifier_str_mv TID:203318811
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131668831797248