Liderança transformacional e eficácia grupal: o papel mediador dos comportamentos de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/32921 |
Resumo: | A presente dissertação teve como objetivo testar o papel mediador dos comportamentos de aprendizagem grupal na relação entre a liderança transformacional (input) e a eficácia grupal (output). Tendo por base uma amostra de 100 grupos e recorrendo a análises de regressão múltipla, os resultados suportam que a liderança transformacional tem um efeito positivo no processo de aprendizagem grupal, e que a aprendizagem grupal tem, igualmente, um efeito positivo na eficácia grupal. Os dados obtidos suportam também que os comportamentos de aprendizagem grupal, enquanto um todo, medeiam a relação entre a liderança transformacional e as quatro dimensões da eficácia grupal consideradas (desempenho, viabilidade, melhoria dos processos e qualidade da experiência grupal). |
id |
RCAP_e9024ddb2261892f37ab5d16e71478d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/32921 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Liderança transformacional e eficácia grupal: o papel mediador dos comportamentos de aprendizagemAprendizagem grupalComportamentos de aprendizagemLiderança transformacionalEficácia grupalA presente dissertação teve como objetivo testar o papel mediador dos comportamentos de aprendizagem grupal na relação entre a liderança transformacional (input) e a eficácia grupal (output). Tendo por base uma amostra de 100 grupos e recorrendo a análises de regressão múltipla, os resultados suportam que a liderança transformacional tem um efeito positivo no processo de aprendizagem grupal, e que a aprendizagem grupal tem, igualmente, um efeito positivo na eficácia grupal. Os dados obtidos suportam também que os comportamentos de aprendizagem grupal, enquanto um todo, medeiam a relação entre a liderança transformacional e as quatro dimensões da eficácia grupal consideradas (desempenho, viabilidade, melhoria dos processos e qualidade da experiência grupal).The present dissertation aimed to test the mediating role of group learning behaviour in the relation between transformational leadership (input) and group effectiveness (output). Based on a sample of 100 groups and using multiple regression analysis, the results support that transformational leadership has a positive effect on the group learning process, and that group learning has also a positive effect on group effectiveness. The data also supports that group learning behaviour, as a whole, mediates the relationship between transformational leadership and the four considered dimensions of group effectiveness (performance, viability, process improvement and group experience quality).2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/32921http://hdl.handle.net/10316/32921porAniceto, Daniela Filipa da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-03-08T10:28:37Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/32921Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:48:52.450609Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Liderança transformacional e eficácia grupal: o papel mediador dos comportamentos de aprendizagem |
title |
Liderança transformacional e eficácia grupal: o papel mediador dos comportamentos de aprendizagem |
spellingShingle |
Liderança transformacional e eficácia grupal: o papel mediador dos comportamentos de aprendizagem Aniceto, Daniela Filipa da Costa Aprendizagem grupal Comportamentos de aprendizagem Liderança transformacional Eficácia grupal |
title_short |
Liderança transformacional e eficácia grupal: o papel mediador dos comportamentos de aprendizagem |
title_full |
Liderança transformacional e eficácia grupal: o papel mediador dos comportamentos de aprendizagem |
title_fullStr |
Liderança transformacional e eficácia grupal: o papel mediador dos comportamentos de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Liderança transformacional e eficácia grupal: o papel mediador dos comportamentos de aprendizagem |
title_sort |
Liderança transformacional e eficácia grupal: o papel mediador dos comportamentos de aprendizagem |
author |
Aniceto, Daniela Filipa da Costa |
author_facet |
Aniceto, Daniela Filipa da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aniceto, Daniela Filipa da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem grupal Comportamentos de aprendizagem Liderança transformacional Eficácia grupal |
topic |
Aprendizagem grupal Comportamentos de aprendizagem Liderança transformacional Eficácia grupal |
description |
A presente dissertação teve como objetivo testar o papel mediador dos comportamentos de aprendizagem grupal na relação entre a liderança transformacional (input) e a eficácia grupal (output). Tendo por base uma amostra de 100 grupos e recorrendo a análises de regressão múltipla, os resultados suportam que a liderança transformacional tem um efeito positivo no processo de aprendizagem grupal, e que a aprendizagem grupal tem, igualmente, um efeito positivo na eficácia grupal. Os dados obtidos suportam também que os comportamentos de aprendizagem grupal, enquanto um todo, medeiam a relação entre a liderança transformacional e as quatro dimensões da eficácia grupal consideradas (desempenho, viabilidade, melhoria dos processos e qualidade da experiência grupal). |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/32921 http://hdl.handle.net/10316/32921 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/32921 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133769063464960 |