Liderança transformacional e eficácia grupal: o papel mediador dos comportamentos de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aniceto, Daniela Filipa da Costa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/32921
Resumo: A presente dissertação teve como objetivo testar o papel mediador dos comportamentos de aprendizagem grupal na relação entre a liderança transformacional (input) e a eficácia grupal (output). Tendo por base uma amostra de 100 grupos e recorrendo a análises de regressão múltipla, os resultados suportam que a liderança transformacional tem um efeito positivo no processo de aprendizagem grupal, e que a aprendizagem grupal tem, igualmente, um efeito positivo na eficácia grupal. Os dados obtidos suportam também que os comportamentos de aprendizagem grupal, enquanto um todo, medeiam a relação entre a liderança transformacional e as quatro dimensões da eficácia grupal consideradas (desempenho, viabilidade, melhoria dos processos e qualidade da experiência grupal).
id RCAP_e9024ddb2261892f37ab5d16e71478d4
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/32921
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Liderança transformacional e eficácia grupal: o papel mediador dos comportamentos de aprendizagemAprendizagem grupalComportamentos de aprendizagemLiderança transformacionalEficácia grupalA presente dissertação teve como objetivo testar o papel mediador dos comportamentos de aprendizagem grupal na relação entre a liderança transformacional (input) e a eficácia grupal (output). Tendo por base uma amostra de 100 grupos e recorrendo a análises de regressão múltipla, os resultados suportam que a liderança transformacional tem um efeito positivo no processo de aprendizagem grupal, e que a aprendizagem grupal tem, igualmente, um efeito positivo na eficácia grupal. Os dados obtidos suportam também que os comportamentos de aprendizagem grupal, enquanto um todo, medeiam a relação entre a liderança transformacional e as quatro dimensões da eficácia grupal consideradas (desempenho, viabilidade, melhoria dos processos e qualidade da experiência grupal).The present dissertation aimed to test the mediating role of group learning behaviour in the relation between transformational leadership (input) and group effectiveness (output). Based on a sample of 100 groups and using multiple regression analysis, the results support that transformational leadership has a positive effect on the group learning process, and that group learning has also a positive effect on group effectiveness. The data also supports that group learning behaviour, as a whole, mediates the relationship between transformational leadership and the four considered dimensions of group effectiveness (performance, viability, process improvement and group experience quality).2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/32921http://hdl.handle.net/10316/32921porAniceto, Daniela Filipa da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-03-08T10:28:37Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/32921Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:48:52.450609Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Liderança transformacional e eficácia grupal: o papel mediador dos comportamentos de aprendizagem
title Liderança transformacional e eficácia grupal: o papel mediador dos comportamentos de aprendizagem
spellingShingle Liderança transformacional e eficácia grupal: o papel mediador dos comportamentos de aprendizagem
Aniceto, Daniela Filipa da Costa
Aprendizagem grupal
Comportamentos de aprendizagem
Liderança transformacional
Eficácia grupal
title_short Liderança transformacional e eficácia grupal: o papel mediador dos comportamentos de aprendizagem
title_full Liderança transformacional e eficácia grupal: o papel mediador dos comportamentos de aprendizagem
title_fullStr Liderança transformacional e eficácia grupal: o papel mediador dos comportamentos de aprendizagem
title_full_unstemmed Liderança transformacional e eficácia grupal: o papel mediador dos comportamentos de aprendizagem
title_sort Liderança transformacional e eficácia grupal: o papel mediador dos comportamentos de aprendizagem
author Aniceto, Daniela Filipa da Costa
author_facet Aniceto, Daniela Filipa da Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aniceto, Daniela Filipa da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem grupal
Comportamentos de aprendizagem
Liderança transformacional
Eficácia grupal
topic Aprendizagem grupal
Comportamentos de aprendizagem
Liderança transformacional
Eficácia grupal
description A presente dissertação teve como objetivo testar o papel mediador dos comportamentos de aprendizagem grupal na relação entre a liderança transformacional (input) e a eficácia grupal (output). Tendo por base uma amostra de 100 grupos e recorrendo a análises de regressão múltipla, os resultados suportam que a liderança transformacional tem um efeito positivo no processo de aprendizagem grupal, e que a aprendizagem grupal tem, igualmente, um efeito positivo na eficácia grupal. Os dados obtidos suportam também que os comportamentos de aprendizagem grupal, enquanto um todo, medeiam a relação entre a liderança transformacional e as quatro dimensões da eficácia grupal consideradas (desempenho, viabilidade, melhoria dos processos e qualidade da experiência grupal).
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/32921
http://hdl.handle.net/10316/32921
url http://hdl.handle.net/10316/32921
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133769063464960