Utilização das tecnologias da informação e comunicação [TIC] e os processos formativos dos professores do ensino básico e secundário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/6452 |
Resumo: | Mestrado em Ciências da Educação, especialidade de Supervisão Pedagógica |
id |
RCAP_52f76682f814fa539c63177fcaabf0ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/6452 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Utilização das tecnologias da informação e comunicação [TIC] e os processos formativos dos professores do ensino básico e secundárioDesenvolvimento profissional de professoresFases de carreira docenteFormação certificadaFormação não certificadaSupervisão pedagógicaTecnologias da informação e Comunicação - TICUtilização TICMestrado em Ciências da Educação, especialidade de Supervisão PedagógicaOs índices de utilização das TIC ainda não atingiram os valores esperados e o discurso debate-se entre a formação de professores e a falta de meios tecnológicos. Todavia existem professores que recorrem ao uso das tecnologias no processo de ensino adaptando-se assim ao ensino inovador. Os resultados deste estudo indicam que os professores utilizadores, na sua maioria, possuem formação em TIC. Quanto ao uso efetivo em sala de aula, nota-se que no 1º e 2º ciclo recorre-se sobretudo aos objetos de aprendizagem digitais e simultaneamente a programas educativos. Já no 3º ciclo e ensino secundário a utilização recai nos objetos de aprendizagem digitais. Quanto aos processos formativos, é essencial que estes sejam adequados aos conhecimentos dos professores e à realidade do contexto. Neste sentido apela-se à reflexão docente, que ganha importância quando se pretende a alteração das práticas de ensino. A Supervisão na formação contínua pode, dada a sua natureza, fornecer um enorme contributo.Ferreira, Carlos Alberto RosaRepositório da Universidade de LisboaSilva, Joana Margarida Baptista2014-02-03T16:55:28Z2013-062013-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/6452porSilva, Joana Margarida (2013) - Utilização das tecnologias da informação e comunicação [TIC] e os processos formativos dos professores do ensino básico e secundário. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humanainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:37:18Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/6452Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:53:49.882284Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Utilização das tecnologias da informação e comunicação [TIC] e os processos formativos dos professores do ensino básico e secundário |
title |
Utilização das tecnologias da informação e comunicação [TIC] e os processos formativos dos professores do ensino básico e secundário |
spellingShingle |
Utilização das tecnologias da informação e comunicação [TIC] e os processos formativos dos professores do ensino básico e secundário Silva, Joana Margarida Baptista Desenvolvimento profissional de professores Fases de carreira docente Formação certificada Formação não certificada Supervisão pedagógica Tecnologias da informação e Comunicação - TIC Utilização TIC |
title_short |
Utilização das tecnologias da informação e comunicação [TIC] e os processos formativos dos professores do ensino básico e secundário |
title_full |
Utilização das tecnologias da informação e comunicação [TIC] e os processos formativos dos professores do ensino básico e secundário |
title_fullStr |
Utilização das tecnologias da informação e comunicação [TIC] e os processos formativos dos professores do ensino básico e secundário |
title_full_unstemmed |
Utilização das tecnologias da informação e comunicação [TIC] e os processos formativos dos professores do ensino básico e secundário |
title_sort |
Utilização das tecnologias da informação e comunicação [TIC] e os processos formativos dos professores do ensino básico e secundário |
author |
Silva, Joana Margarida Baptista |
author_facet |
Silva, Joana Margarida Baptista |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Carlos Alberto Rosa Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Joana Margarida Baptista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento profissional de professores Fases de carreira docente Formação certificada Formação não certificada Supervisão pedagógica Tecnologias da informação e Comunicação - TIC Utilização TIC |
topic |
Desenvolvimento profissional de professores Fases de carreira docente Formação certificada Formação não certificada Supervisão pedagógica Tecnologias da informação e Comunicação - TIC Utilização TIC |
description |
Mestrado em Ciências da Educação, especialidade de Supervisão Pedagógica |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06 2013-06-01T00:00:00Z 2014-02-03T16:55:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/6452 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/6452 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Silva, Joana Margarida (2013) - Utilização das tecnologias da informação e comunicação [TIC] e os processos formativos dos professores do ensino básico e secundário. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131014062145536 |