Utilização das tecnologias da informação e comunicação [TIC] e os processos formativos dos professores do ensino básico e secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Joana Margarida Baptista
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/6452
Resumo: Mestrado em Ciências da Educação, especialidade de Supervisão Pedagógica
id RCAP_52f76682f814fa539c63177fcaabf0ee
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/6452
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Utilização das tecnologias da informação e comunicação [TIC] e os processos formativos dos professores do ensino básico e secundárioDesenvolvimento profissional de professoresFases de carreira docenteFormação certificadaFormação não certificadaSupervisão pedagógicaTecnologias da informação e Comunicação - TICUtilização TICMestrado em Ciências da Educação, especialidade de Supervisão PedagógicaOs índices de utilização das TIC ainda não atingiram os valores esperados e o discurso debate-se entre a formação de professores e a falta de meios tecnológicos. Todavia existem professores que recorrem ao uso das tecnologias no processo de ensino adaptando-se assim ao ensino inovador. Os resultados deste estudo indicam que os professores utilizadores, na sua maioria, possuem formação em TIC. Quanto ao uso efetivo em sala de aula, nota-se que no 1º e 2º ciclo recorre-se sobretudo aos objetos de aprendizagem digitais e simultaneamente a programas educativos. Já no 3º ciclo e ensino secundário a utilização recai nos objetos de aprendizagem digitais. Quanto aos processos formativos, é essencial que estes sejam adequados aos conhecimentos dos professores e à realidade do contexto. Neste sentido apela-se à reflexão docente, que ganha importância quando se pretende a alteração das práticas de ensino. A Supervisão na formação contínua pode, dada a sua natureza, fornecer um enorme contributo.Ferreira, Carlos Alberto RosaRepositório da Universidade de LisboaSilva, Joana Margarida Baptista2014-02-03T16:55:28Z2013-062013-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/6452porSilva, Joana Margarida (2013) - Utilização das tecnologias da informação e comunicação [TIC] e os processos formativos dos professores do ensino básico e secundário. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humanainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:37:18Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/6452Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:53:49.882284Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Utilização das tecnologias da informação e comunicação [TIC] e os processos formativos dos professores do ensino básico e secundário
title Utilização das tecnologias da informação e comunicação [TIC] e os processos formativos dos professores do ensino básico e secundário
spellingShingle Utilização das tecnologias da informação e comunicação [TIC] e os processos formativos dos professores do ensino básico e secundário
Silva, Joana Margarida Baptista
Desenvolvimento profissional de professores
Fases de carreira docente
Formação certificada
Formação não certificada
Supervisão pedagógica
Tecnologias da informação e Comunicação - TIC
Utilização TIC
title_short Utilização das tecnologias da informação e comunicação [TIC] e os processos formativos dos professores do ensino básico e secundário
title_full Utilização das tecnologias da informação e comunicação [TIC] e os processos formativos dos professores do ensino básico e secundário
title_fullStr Utilização das tecnologias da informação e comunicação [TIC] e os processos formativos dos professores do ensino básico e secundário
title_full_unstemmed Utilização das tecnologias da informação e comunicação [TIC] e os processos formativos dos professores do ensino básico e secundário
title_sort Utilização das tecnologias da informação e comunicação [TIC] e os processos formativos dos professores do ensino básico e secundário
author Silva, Joana Margarida Baptista
author_facet Silva, Joana Margarida Baptista
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Carlos Alberto Rosa
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Joana Margarida Baptista
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento profissional de professores
Fases de carreira docente
Formação certificada
Formação não certificada
Supervisão pedagógica
Tecnologias da informação e Comunicação - TIC
Utilização TIC
topic Desenvolvimento profissional de professores
Fases de carreira docente
Formação certificada
Formação não certificada
Supervisão pedagógica
Tecnologias da informação e Comunicação - TIC
Utilização TIC
description Mestrado em Ciências da Educação, especialidade de Supervisão Pedagógica
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06
2013-06-01T00:00:00Z
2014-02-03T16:55:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/6452
url http://hdl.handle.net/10400.5/6452
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Silva, Joana Margarida (2013) - Utilização das tecnologias da informação e comunicação [TIC] e os processos formativos dos professores do ensino básico e secundário. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131014062145536