Intervenção junto de alunos com necessidades educativas especiais e da sua turma na disciplina de história e geografia de Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Sandra Sofia Lopes Barreto
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/7261
Resumo: O presente trabalho teve como finalidade a inclusão de três alunos com Necessidades Educativas Especiais na disciplina de História e Geografia de Portugal, partindo da seguinte questão: Numa turma do sexto ano de escolaridade do ensino básico com vinte e cinco alunos, três têm Necessidades Educativas Especiais, que estratégias se mostram mais adequadas na efetivação das aprendizagens correspondentes aos conteúdos do programa da disciplina de História e Geografia de Portugal? A partir da questão de partida, a intervenção propôs-se a atingir os seguintes objetivos: identificar as necessidades dos alunos com Necessidades Educativas Especiais em contexto de sala de aula, na disciplina de História e Geografia de Portugal; contribuir para o sucesso de três alunos do sexto ano de escolaridade com Necessidades Educativas Especiais na disciplina de História e Geografia de Portugal. Para o desenvolvimento da intervenção, elegeu-se na área de História e Geografia de Portugal, o tema: “Do Portugal do século XVIII à consolidação da sociedade liberal”, subdividindo-se em dois subtemas: “Império e monarquia absoluta do século XVIII” e; “1820 e o Liberalismo”. Privilegiou-se a especificidade da turma, a socialização e a inclusão dos alunos com Necessidades Educativas Especiais. A salientar, o seguimento da evolução dos alunos com Necessidades Educativas Especiais, quer na aprendizagem dos conteúdos programáticos da disciplina, quer na socialização com o grupo.
id RCAP_52fcd7b6d1a36d08b05265b8d827d6eb
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7261
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Intervenção junto de alunos com necessidades educativas especiais e da sua turma na disciplina de história e geografia de PortugalMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOREDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALNECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAISINCLUSÃO ESCOLAREDUCAÇÃO INCLUSIVAEDUCATIONSPECIAL EDUCATIONSPECIAL EDUCATIONAL NEEDSSCHOOL INCLUSIONINCLUSIVE EDUCATIONO presente trabalho teve como finalidade a inclusão de três alunos com Necessidades Educativas Especiais na disciplina de História e Geografia de Portugal, partindo da seguinte questão: Numa turma do sexto ano de escolaridade do ensino básico com vinte e cinco alunos, três têm Necessidades Educativas Especiais, que estratégias se mostram mais adequadas na efetivação das aprendizagens correspondentes aos conteúdos do programa da disciplina de História e Geografia de Portugal? A partir da questão de partida, a intervenção propôs-se a atingir os seguintes objetivos: identificar as necessidades dos alunos com Necessidades Educativas Especiais em contexto de sala de aula, na disciplina de História e Geografia de Portugal; contribuir para o sucesso de três alunos do sexto ano de escolaridade com Necessidades Educativas Especiais na disciplina de História e Geografia de Portugal. Para o desenvolvimento da intervenção, elegeu-se na área de História e Geografia de Portugal, o tema: “Do Portugal do século XVIII à consolidação da sociedade liberal”, subdividindo-se em dois subtemas: “Império e monarquia absoluta do século XVIII” e; “1820 e o Liberalismo”. Privilegiou-se a especificidade da turma, a socialização e a inclusão dos alunos com Necessidades Educativas Especiais. A salientar, o seguimento da evolução dos alunos com Necessidades Educativas Especiais, quer na aprendizagem dos conteúdos programáticos da disciplina, quer na socialização com o grupo.The present study aimed to carry out the inclusion of three students with Special Educational Needs in the subject of History and Geography of Portugal, from the following issue: in a sixth year class of basic education schooling with twenty-five students, where three of them have Special Educational Needs, which strategies are most appropriate in the effectuation of the learning process corresponding to the content of the syllabus of History and Geography of Portugal? From this point, the intervention aimed to achieve the following aims: to identify the needs of the pupils with Special Educational Needs in the classroom context, in the subject of History and Geography of Portugal; to contribute to the success of these three sixth grade students with Special Educational Needs in the referred subject. In order to develop the intervention, the theme "From the 18th century Portugal to the consolidation of liberal society” was elected, subdivided into two sub-topics: "Empire and Absolute Monarchy in the 18th century " and “1823 and the Liberalism”. The specificity of the class has been privileged, as well as the socialization process and the inclusion of students with Special Educational Needs. It’s important to emphasize the development follow-up of the pupils with Special Educational Needs, both in the learning process of the mentioned subject contents and in socializing with the group.2016-09-20T15:53:51Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/7261TID:201255596pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Sandra Sofia Lopes Barretoreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:09:14Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7261Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:17.867436Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção junto de alunos com necessidades educativas especiais e da sua turma na disciplina de história e geografia de Portugal
title Intervenção junto de alunos com necessidades educativas especiais e da sua turma na disciplina de história e geografia de Portugal
spellingShingle Intervenção junto de alunos com necessidades educativas especiais e da sua turma na disciplina de história e geografia de Portugal
Vieira, Sandra Sofia Lopes Barreto
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
INCLUSÃO ESCOLAR
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
SCHOOL INCLUSION
INCLUSIVE EDUCATION
title_short Intervenção junto de alunos com necessidades educativas especiais e da sua turma na disciplina de história e geografia de Portugal
title_full Intervenção junto de alunos com necessidades educativas especiais e da sua turma na disciplina de história e geografia de Portugal
title_fullStr Intervenção junto de alunos com necessidades educativas especiais e da sua turma na disciplina de história e geografia de Portugal
title_full_unstemmed Intervenção junto de alunos com necessidades educativas especiais e da sua turma na disciplina de história e geografia de Portugal
title_sort Intervenção junto de alunos com necessidades educativas especiais e da sua turma na disciplina de história e geografia de Portugal
author Vieira, Sandra Sofia Lopes Barreto
author_facet Vieira, Sandra Sofia Lopes Barreto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Sandra Sofia Lopes Barreto
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
INCLUSÃO ESCOLAR
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
SCHOOL INCLUSION
INCLUSIVE EDUCATION
topic MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
INCLUSÃO ESCOLAR
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
SCHOOL INCLUSION
INCLUSIVE EDUCATION
description O presente trabalho teve como finalidade a inclusão de três alunos com Necessidades Educativas Especiais na disciplina de História e Geografia de Portugal, partindo da seguinte questão: Numa turma do sexto ano de escolaridade do ensino básico com vinte e cinco alunos, três têm Necessidades Educativas Especiais, que estratégias se mostram mais adequadas na efetivação das aprendizagens correspondentes aos conteúdos do programa da disciplina de História e Geografia de Portugal? A partir da questão de partida, a intervenção propôs-se a atingir os seguintes objetivos: identificar as necessidades dos alunos com Necessidades Educativas Especiais em contexto de sala de aula, na disciplina de História e Geografia de Portugal; contribuir para o sucesso de três alunos do sexto ano de escolaridade com Necessidades Educativas Especiais na disciplina de História e Geografia de Portugal. Para o desenvolvimento da intervenção, elegeu-se na área de História e Geografia de Portugal, o tema: “Do Portugal do século XVIII à consolidação da sociedade liberal”, subdividindo-se em dois subtemas: “Império e monarquia absoluta do século XVIII” e; “1820 e o Liberalismo”. Privilegiou-se a especificidade da turma, a socialização e a inclusão dos alunos com Necessidades Educativas Especiais. A salientar, o seguimento da evolução dos alunos com Necessidades Educativas Especiais, quer na aprendizagem dos conteúdos programáticos da disciplina, quer na socialização com o grupo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2016-09-20T15:53:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/7261
TID:201255596
url http://hdl.handle.net/10437/7261
identifier_str_mv TID:201255596
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131259733016576