Soluções de transição da sobrelevação no projeto de autoestradas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Ruben David Costa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/14151
Resumo: No presente trabalho é proposta uma análise sobre as condições de drenagem de águas pluviais em zonas de transição da sobrelevação nas autoestradas. A preocupação na redução dos acidentes rodoviários tem sido crescente nos últimos anos. Bastantes acidentes rodoviários são causados diretamente por erros de conceção e projeto das vias da comunicação. Uma problemática bastante pertinente é a acumulação de águas pluviais nas faixas de rodagem, que se traduz na perda de aderência a velocidades menores que as de projeto, através do fenómeno da hidroplanagem. As zonas de sobrelevação são pontos singulares. As autoestradas apresentam características especiais, por exemplo, um perfil transversal extenso e velocidade de circulação elevada. A combinação destes dois elementos exige uma análise cuidada. Desta forma, com a utilização de uma ferramenta gráfica e numérica, o Matlab, foi desenvolvido um script que é um programa que através da introdução dos dados que definem o plano e as chuvadas, são devolvidos valores para analisar a drenagem de água na via e permite também a comparação entre os diferentes tipos de soluções de disfarce. Como principais conclusões foi possível reter que as soluções parabólicas mais complexas apresentam melhor desempenho na drenagem de água e foi percetível que a utilização de métodos simples que calculem a altura da lâmina de água apenas através da extensão da linha de escoamento apresentam limitações na utilização de concordâncias longitudinais.
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