Soluções de transição da sobrelevação no projeto de autoestradas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/14151 |
Resumo: | No presente trabalho é proposta uma análise sobre as condições de drenagem de águas pluviais em zonas de transição da sobrelevação nas autoestradas. A preocupação na redução dos acidentes rodoviários tem sido crescente nos últimos anos. Bastantes acidentes rodoviários são causados diretamente por erros de conceção e projeto das vias da comunicação. Uma problemática bastante pertinente é a acumulação de águas pluviais nas faixas de rodagem, que se traduz na perda de aderência a velocidades menores que as de projeto, através do fenómeno da hidroplanagem. As zonas de sobrelevação são pontos singulares. As autoestradas apresentam características especiais, por exemplo, um perfil transversal extenso e velocidade de circulação elevada. A combinação destes dois elementos exige uma análise cuidada. Desta forma, com a utilização de uma ferramenta gráfica e numérica, o Matlab, foi desenvolvido um script que é um programa que através da introdução dos dados que definem o plano e as chuvadas, são devolvidos valores para analisar a drenagem de água na via e permite também a comparação entre os diferentes tipos de soluções de disfarce. Como principais conclusões foi possível reter que as soluções parabólicas mais complexas apresentam melhor desempenho na drenagem de água e foi percetível que a utilização de métodos simples que calculem a altura da lâmina de água apenas através da extensão da linha de escoamento apresentam limitações na utilização de concordâncias longitudinais. |
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Soluções de transição da sobrelevação no projeto de autoestradasEngenharia civilVias de comunicaçãoAuto-estradas - DrenagemAquaplanagemNo presente trabalho é proposta uma análise sobre as condições de drenagem de águas pluviais em zonas de transição da sobrelevação nas autoestradas. A preocupação na redução dos acidentes rodoviários tem sido crescente nos últimos anos. Bastantes acidentes rodoviários são causados diretamente por erros de conceção e projeto das vias da comunicação. Uma problemática bastante pertinente é a acumulação de águas pluviais nas faixas de rodagem, que se traduz na perda de aderência a velocidades menores que as de projeto, através do fenómeno da hidroplanagem. As zonas de sobrelevação são pontos singulares. As autoestradas apresentam características especiais, por exemplo, um perfil transversal extenso e velocidade de circulação elevada. A combinação destes dois elementos exige uma análise cuidada. Desta forma, com a utilização de uma ferramenta gráfica e numérica, o Matlab, foi desenvolvido um script que é um programa que através da introdução dos dados que definem o plano e as chuvadas, são devolvidos valores para analisar a drenagem de água na via e permite também a comparação entre os diferentes tipos de soluções de disfarce. Como principais conclusões foi possível reter que as soluções parabólicas mais complexas apresentam melhor desempenho na drenagem de água e foi percetível que a utilização de métodos simples que calculem a altura da lâmina de água apenas através da extensão da linha de escoamento apresentam limitações na utilização de concordâncias longitudinais.In this work an analysis of the conditions of stormwater drainage in areas of transition from superelevation in highways is proposed. The concern in reducing road accidents has been increasing in recent years. Plenty of road accidents are caused directly by errors in conceiving and design of communication pathways. A very pertinent issue is the accumulation of rainwater in the lanes, which results in loss of traction at speeds less than the project through the phenomenon of hydroplaning. The superelevation zones are singular points. The roads have special characteristics, for example, extensive cross-section and higher velocity. The combination of these two elements requires careful analysis. Therefore, using a graphical and numerical tool, Matlab, was developed a script which is a program that by introducing the data that defines the plan and rainstorms, values are returned to analyze the water drainage on the road and also allows the comparison between different solutions. The main conclusions was possible to retain the most complex parabolic solutions present perform better in water drainage and it was noticeable that the use of simple methods to calculate the height of the water blade only through the extension of the outflow line of the present limitations in the use of longitudinal concordances.Universidade de Aveiro2015-05-27T16:26:54Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14151TID:201603730porSousa, Ruben David Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:25:50Zoai:ria.ua.pt:10773/14151Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:47.839264Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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