Educação Física e Improvisação do espaço: realizações possíveis no Programa Mais Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Eudália N
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/3799
Resumo: Este relatório retrata a metodologia desenvolvida no período do estágio da Prática do Ensino Supervisionado do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos, na Unidade de Educação Básica Sá Valle, localizada na cidade de São Luís – MA, nas disciplinas de Português, Geografia, História, Ciência da Natureza e Matemática. Entendemos que o estágio supervisionado vai muito além de um simples cumprimento de exigências acadêmicas. Ele é uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Além de ser um importante instrumento de integração entre universidade, escola e comunidade. É através dele que se estabelece relação entre a teoria e a prática, bem como tem a oportunidade de conhecer e analisar a atuação do profissional em sua ação pedagógica. O presente estágio de docência em educação teve como objetivos: aprimorar a prática em sala de aula; propiciar a aproximação da realidade profissional por meio da participação em situações reais de trabalho, abrangendo supervisores, professores, estudantes e campo de estágio; demonstrar as dificuldades encontradas no contexto escolar e as estratégias utilizadas para sua superação; apresentar uma investigação sobre o Esporte Educacional executado pelo Programa do Governo Federal “Mais Educação”, realizado na Rede Municipal de São Luís/MA. O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macro campos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica. Ao longo da investigação foi privilegiada a pesquisa e a análise documental sobre o esporte educacional, no contexto do Programa Mais Educação (PME) na rede municipal de São Luís - MA, fruto da parceria entre o Ministério do Esporte (ME) e o Ministério da Educação (MEC), que visa integrar a política esportiva educacional com a política de educação integral, de forma a incentivar a prática esportiva. Por fim, o presente documento apresenta os resultados da investigação realizada com monitores e coordenador do Programa Mais educação, onde conseguimos identificar as ações do PME no processo de ensino-aprendizagem que ocorreu nas escolas municipais de São Luís do Maranhão.
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